Apartamento na Planta ou Usado: Guia e Dicas de Compra
Um dos maiores sonhos dos brasileiros é ter a sua casa própria. E na hora de realizar esse sonho sempre aparecem muitas dúvidas, mas existe uma grande questão que sempre nos ronda, o que é melhor, comprar um apartamento na planta ou um usado?
Tudo vai depender das suas necessidades e do seu orçamento, dos planos futuros, a curto e médio prazo, pois apartamentos na planta demoram um pouco a ficar prontos, enquanto os usados já estão disponíveis para mudança.
Para esclarecer suas dúvidas sobre este tema que acaba gerando controvérsia, montamos esse guia. Aqui será possível conhecer mais a fundo sobre as vantagens e desvantagens tanto de apartamentos na planta quanto de usados, ficando assim mais fácil o seu processo de decisão.
Vantagens e desvantagens de comprar imóvel na planta
Se você tem dúvidas sobre quais são as vantagens de comprar um imóvel na planta, saiba que as razões são muitas. Em primeiro lugar, um imóvel na planta, ou ainda em construção, tem um valor inferior ao dos já prontos. O pagamento da entrada pode ser parcelado e as parcelas têm seu pagamento bastante facilitado pela incorporadora e acaba sendo mais fácil adquirir esse tipo de apartamento.
Outra questão que precisa ser levantada é que após a entrega das chaves o valor do imóvel aumenta, a valorização do seu bem é real, e é um acréscimo bastante interessante caso pretenda vender posteriormente. Fora que a burocracia com relação à documentação é bem menor, principalmente junto à incorporadora
Mais uma das inúmeras vantagens de comprar um apartamento na planta é que é possível personalizar todos os cômodos. Customizar revestimentos e acabamentos, fazer a compra com calma de móveis planejados, e organizar sua mudança aos poucos, com tempo e recursos suficientes para que seu imóvel tenha sua cara.
A desvantagem é justamente a questão do tempo para a mudança poder ser feita. As obras de um novo empreendimento geralmente duram entre 24 e 36 meses. O que pode ser um problema para quem tem mais pressa.
Vantagens e desvantagens de comprar imóvel usado
No mercado imobiliário há mais opções de apartamentos usados do que na planta, e em diversas faixas de preços. Uma das grandes vantagens do imóvel pronto é que você pode se mudar assim que a negociação tenha sido concluída. Com relação ao pagamento do apartamento usado, é preciso que seja feito em sua totalidade, ou com o valor integral, ou através de financiamento.
A valorização do imóvel usado se dá de acordo com a oferta e procura do mercado. O imóvel também pode se valorizar com reformas, acontecimentos externos, como obras no seu entorno ou novas construções de pontos de comércio e serviço, ou de melhorias de mobilidade.
A desvantagem do imóvel usado é a possível necessidade de obras ou reformas. Tem ainda a questão do possível histórico de problemas do imóvel, que dificilmente é conhecido. Mas é possível verificar previamente a estrutura do prédio e do próprio apartamento, bem como o estado de conservação, incluindo as redes hidráulica e elétrica.
Leia mais:
Principais diferenças no processo de compra entre um apartamento na planta e um usado
Existe bastante diferença entre as vias e a burocracia envolvida na compra de um apartamento na planta e de um usado, como veremos abaixo:
Documentação necessária para cada tipo de imóvel
No caso dos apartamentos na planta é preciso solicitar à incorporadora a escritura, levantar certidões negativas de débitos e o ITBI, mas que fique claro que o custo de toda essa documentação fica a cargo do comprador. Também é preciso providenciar a matrícula do apartamento no CRI (Cartório do Registro de Imóveis) e o registro do IPTU.
Para a documentação do apartamento usado a burocracia é maior. É necessário obter as certidões de matrícula, de ônus reais (ambas no CRI), dados cadastrais e IPTU, negativa de tributos municipais e de débitos condominiais.
Valorização esperada de imóveis na planta versus usados
Os apartamentos na planta, depois de prontos, valorizam de 20% a 50%, de acordo com dados obtidos junto ao Sinduscon. Depende da localização e valorização do seu entorno. No caso dos apartamentos usados, a valorização é mais lenta, e acontece quando alguma benfeitoria é feita no seu entorno, como maior oferta de transportes, construções de shoppings ou mercados, ou ainda quando a demanda por imóveis na região sobe.
Instalações: Novas contra Necessidades de Renovação
É indiscutível que imóveis novos tendem a dar menos problemas em suas instalações (elétricas e hidráulicas) do que os usados, principalmente os que são mais antigos. Mas há muitos imóveis usados que foram reformados e possuem instalações recentes. Caso esteja se mudando para uma propriedade usada, busque se informar sobre a data de construção, se foi feita alguma reforma e principalmente, teste tanto as torneiras e ralos, quanto as lâmpadas e interruptores. Verifique se o imóvel tem capacidade para instalação de aparelhos de ar condicionado e se suas tomadas estão em pleno funcionamento.
Financiamento: É mais fácil financiar imóvel novo ou usado?
O financiamento dos imóveis na planta é de mais fácil obtenção, e ainda há a possibilidade de que o montante emprestado chegue a até 80% do valor a ser financiado. No caso dos imóveis usados a burocracia é bem maior, mais documentos a serem apresentados, mas o percentual também é de até 80% do valor total.
Cuidados a tomar na hora de decidir entre novo e usado
Para que sua compra seja segura, bem sucedida e não enfrente problemas durante e depois de adquirir seu imóvel, é importante se cercar de alguns cuidados antes de assinar seu nome na linha pontilhada! Vamos ver quais providências tomar para o sucesso da sua negociação:
Apartamento na planta
Verifique em primeiro lugar se a incorporadora com quem pretende negociar tem uma vida financeira saudável, se não coleciona reclamações junto ao Procon e outros sites de ajuda a quem teve problemas com compras. Certifique-se de que poderá arcar com o custo da entrada financiada, que as intermediárias poderão ser pagas e caso não possua o valor integral do imóvel, que seu financiamento será liberado quando necessário. Programe-se para que todas as etapas sejam cumpridas de acordo com o contrato.
Apartamento usado
Antes de fechar a compra do seu apartamento usado é preciso saber se ele não está alienado, se não passa por inventário ou mesmo se está hipotecado. Mas, além disso, é importante verificar a idoneidade do vendedor, se ele tem certidões negativas, se não é casado e seu futuro imóvel pode virar motivo de uma batalha judicial. Ademais é necessário checar toda a estrutura do imóvel. Se há infiltrações, se os ralos não estão entupidos, toda a parte elétrica e hidráulica, e se não há rachaduras ou desníveis. Verifique também se portas e janelas estão em boas condições. Dê uma volta pelo prédio, e faça uma checagem para saber se há alguma previsão de obras, reparos ou benfeitorias a caminho, já que isso pode alterar a sua quota condominial.
É melhor comprar apartamento na planta ou usado?
Não há uma resposta pronta para essa pergunta, sem que antes levemos em consideração cada caso de forma isolada. Há quem precise se mudar imediatamente, e nesse caso um imóvel usado ou mesmo um com as chaves já entregues seria mais recomendado. Mas para quem não tem essa urgência e pode esperar o tempo da obra, o apartamento na planta é um ótimo negócio.
Para quem pretende investir, os imóveis na planta são uma excelente opção em razão da facilidade de pagamento da sua entrada e da grande valorização que há após a entrega das chaves, uma valorização que muito raramente um imóvel usado vai alcançar sem que haja muitas benfeitorias no próprio condomínio e no seu entorno.
Na Setin Incorporadora temos apartamentos na planta e também outros já prontos, com as chaves em mãos. Não deixe de entrar em contato com nossos consultores e analisar as suas possibilidades, e quem sabe realizar o sonho do apartamento próprio ou dar início ao seu novo investimento.