Padrão que se acentuou com a pandemia do coronavírus, o perfil de consumo característicos da Geração Z e dos Millenials na procura por um imóvel têm direcionado os lançamentos imobiliários para plantas mais flexíveis, com ambientes integrados e sempre privilegiando a praticidade. Totalmente adaptados aos canais de consumo online, as duas gerações levaram o setor nos últimos anos a se reinventar comercialmente.
Muito além do estande de vendas, as construtoras têm investido pesado em inova
ção para impulsionar seus sites e contas nas redes, a verdadeira vitrine para atingir esses dois públicos. Embora ambas sejam bastante tecnológicas e desejem escolher inclusive a distribuição das paredes de seu imóvel (mesmo que se trate de um apartamento Studio), podemos observar diferenças consideráveis nas preferências dessas duas gerações.
Veja mais:
No caso da Geração Z, os nascidos, em média, na segunda metade dos anos 1990 até o início de 2010, ‘propósito’ é uma boa palavra para descrevê-los. Engajados e atentos a origem de tudo que consomem, totalmente avessos a rótulos e 100% tecnológicos, esse público se rende a inovações que implicam em benefícios ao meio ambiente e gostam de imprimir sua marca por onde passam. A geração de TikTokers (em referência a sua rede social favorita), além de facilmente trocarem o carro por uma bicicleta ou qualquer outro meio de transporte menos poluente, tem preferência pela praticidade de localizações próximas ao metrô. Com perfil universitário e ainda se estabelecendo no primeiro emprego, esse público também se beneficia em geral das facilidades proporcionadas pelo programa Casa Verde e Amarela.
O studio tem sido a preferência desse público, principalmente se o empreendimento oferece infraestrutura para automação da residência, bicicletário, academia e uma boa área comum (se possível com oferta de serviços) e um espaço para passear com seu pet. Nesse perfil de imóvel, o ST Studios Vila Mariana, o Klabin Paulista Studios e o Pamplona Studios, são algumas das opções oferecidas pela Setin.
Millenials
Entre os Millenials (critério utilizado para definir a geração dos nascidos entre 1981 e 1995), uma área de lazer ‘de respeito’ está entre os itens mais importantes quando estão em busca de um imóvel. Segundo pesquisa da plataforma de imóveis novos Apto, na sequência estão: varanda com churrasqueira, vista panorâmica, infraestrutura para ar-condicionado e possibilidade de ampliação da sala. Muito além dos hábitos, esse perfil aponta para um consumidor específico – o que está formando sua família.
Nesse contexto, ambientes integrados com menos portas e janelas e boa circulação para receber amigos e possibilidade de cultivar um pequeno jardim fazem parte da lista de desejos dessa geração. Tais exigências, por sua vez, podem até ser vistas como “cringe” pelos mais novos. A gíria, que tomou conta da internet em meados desse ano, surgiu de uma discussão nas redes e tem sido utilizada pelos jovens para designar algo ou alguém que causa constrangimento e desconforto. Usar hashtag, emojis, tomar café da manhã, vestir calça Skinny ou usar a palavra boleto são coisas consideradas “cringe” por essa geração.
Embora se tenha a impressão que atingiram importantes conquistas salariais frente às anteriores, a maioria dos Millenials ainda estão em busca do seu primeiro imóvel. Dentro desse padrão de empreendimentos a Setin apresenta algumas opções como o Downtown Nova República, o Smart Home Nova Klabin e o Ser Vila Madalena.