Dicas práticas para valorizar seu imóvel e garantir um bom investimento
Se você tem um ou mais imóveis que não estão sendo usados como moradia por você ou familiares, viemos apresentar uma série de dicas para que ele se torne um negócio extremamente rentável, e não fique vazio, gerando despesas. Sabe aquela graninha extra que você precisa para planejar uma viagem, ou realizar um sonho que está adiando? Chegou a hora de rentabilizar!
Então, vamos descobrir como dar um up no seu imóvel e como ele pode se tornar uma opção de venda ou locação muito mais interessante, já que poderá atrair mais inquilinos ou compradores, pois espaços vazios não geram renda, só acumulam custos!
Acompanhe este artigo até o final, vamos fazer seu imóvel se destacar sobre os outros e até quem sabe dar uma valorizada no seu preço!
Vamos aos fatos!
Sempre mantenha a documentação em dia
Para sua segurança e ter a facilidade e rapidez em negociar seu imóvel, tenha em dia toda a parte burocrática regularizada, ou seja, a documentação em dia. Escritura do imóvel, nada consta, impostos pagos em dia, tudo guardado, com fácil acesso, se possível digitalizado para repassar com maior rapidez.
Em caso de partilha ou inventário, busque a finalização do processo o quanto antes para que seja possível ocupar seu imóvel, gerar renda! Arrastar esse tipo de questão judicial só gera mais dor de cabeça e custos.
Se tiver feito benfeitorias, instalações ou qualquer outro tipo de serviço, guarde notas fiscais, garantias, e repasse ao novo proprietários ou inquilino, Isso o ajudará a resolver questões, caso apareçam, sem que seja necessária sua intervenção.
Faça manutenção regular no imóvel
Aquele antigo ditado não perdura até os dias de hoje a toa, é sempre melhor prevenir que remediar. E ele vale para cuidar da manutenção dos imóveis.
Evite problemas elétricos, hidráulicos, de vazamentos ou infiltrações fazendo vistorias, se atentando a rachaduras, examinando as paredes e o estado da pintura, testando pontos elétricos, chuveiros e torneiras, verificando rejuntes, e prestando atenção em todo e qualquer questão que possa no futuro acarretar problemas e prejuízos.
Vai sair mais barato cuidar de qualquer problema que ainda está no começo, do que resolver quando for tarde demais E isso com certeza vai evitar problemas ou até mesmo atritos e despesas futuras entre você e o novo morador do imóvel.
Garanta o bom estado de funcionamento de tudo antes de entregar o espaço. Afinal de contas, não é isso que esperamos quando nos mudamos para um local novo, que tudo esteja funcionando e em perfeita ordem?
Invista numa decoração adequada
Muitas pessoas preferem comprar ou alugar imóveis já mobiliados ou semi mobiliados.
Comece com uma boa pintura, numa cor neutra como base, piso em perfeito estado, e se o apartamento já tiver móveis planejados, você vai ganhar muitas estrelinhas douradas, principalmente quando a intenção é locação, já que nem todo inquilino estará disposto a investir em móveis planejados num apartamento que não seja seu.
Mesmo que não planeje realizar a venda ou locação do imóvel completamente mobiliado, é importante que invista em lustres, box blindex, janelas com esquadrias bonitas e em perfeito estado e entradas para aparelhos de ar condicionado já prontos. Esses itens irão agregar valor e atrair mais pessoas interessadas. Quanto menos obra na hora de se mudar, mais feliz seu comprador ou inquilino ficarão.
Caso haja área externa, cuide bem dela. É interessante investir em plantas, coberturas que permitam a entrada de iluminação natural, piso e paredes bem cuidados e com materiais resistentes ao clima.
Sim, são muitos detalhes a verificar, e todos vão ajudá-lo positivamente na hora de negociar seu imóvel, pode acreditar. Afinal, quando o proprietário cuida com carinho do seu bem, causa uma ótima impressão em quem vai usá-lo.
Aposte numa boa iluminação
Em tempo de energia elétrica com valores altos e uma pegada eco friendly, os imóveis que tenham boa iluminação natural sempre são mais interessantes.
Mas, nem sempre esse é o caso. Então, se possível, invista num projeto bem bacana de iluminação. Se for possível a utilização de placas de energia solar, seu imóvel se valoriza bastante. Mas se não tiver espaço ou recursos para isso, tenha iluminação em pontos específicos, que ressaltem as qualidades e melhores locais do seu imóvel.
A luz é uma ferramenta poderosa não só na hora das fotos, mas também ao gravar um vídeo para os clientes e até mesmo na hora das visitas. Uma iluminação bem feita é capaz de criar uma sensação de aconchego e até mesmo ampliar ambientes.
Se não der para fazer um projeto com um profissional, busque informações sobre como fazer projetos caseiros de iluminação e onde posicionar lâmpadas de maneira a favorecer seu espaço. Existem diversos tutoriais sobre o assunto disponíveis na internet.
Leia também:
Empreendimento imobiliário: qual tipo de investimento é o ideal para você
Investimento certeiro: 6 dicas para encontrar um imóvel rentável
Se for alugar, faça um marketing eficiente
Claro que um imóvel com bom espaço, bem conservado, documentação em dia, e valor justo tem todas as chances de ser negociado facilmente.
Porém, qualquer imóvel que tenha extras a oferecer já vai sair ganhando em relação aos outros. Enaltecer os pontos fortes como varanda, elevador, portaria e segurança 24 horas, vaga de garagem, um condomínio com área de lazer completa, redes de proteção nas janelas para famílias são um grande atrativo, então descrever com detalhes seus predicados vai ajudar muito na hora de divulgar seu imóvel, seja para venda ou locação.
Pesquisar imóveis similares na sua região e ver o que eles oferecem e como descrevem pode ajudar muito a desenvolver um bom texto. Mas, não esqueça de um dos principais atrativos em anúncios: as fotos! Fotos com iluminação boa, em que seus futuros clientes consigam ver com clareza o bom estado do apartamento e as características das áreas comuns. Boas fotos rendem muito mais procura. Aliadas a um bom texto descritivo, suas chances ficam muito maiores.
Se na localização do imóvel houver boas informações sobre estações de metrô, linhas de ônibus, boa rede de serviços, shoppings, mercados, pontos turísticos, áreas de lazer, parques, não deixe de incluir no seu anúncio. Muitas pessoas dependem e preferem se locomover através do transporte público, ou, têm filhos que precisam utilizá-lo.