3. Demanda do Mercado Imobiliário
A demanda imobiliária visa traçar o perfil dos investidores, buscando entender quem são eles, onde se encontram e qual a taxa de consumo. Bem como os critérios para a escolha e o orçamento médio.
Em outras palavras, a demanda do mercado imobiliário é a quantidade de pessoas que estão interessadas em comprar ou alugar um imóvel em uma determinada região. Ela é influenciada por fatores como a renda da população, as taxas de juros, a disponibilidade de crédito imobiliário e a oferta de imóveis. Para se informar sobre a demanda do mercado imobiliário, é possível consultar fontes como:
- Pesquisas do setor imobiliário realizadas por empresas especializadas.
- Dados públicos fornecidos por órgãos públicos, como o IBGE e o Ministério da Economia.
- Análises de especialistas do setor imobiliário com análises sobre a demanda do mercado.
4. Participação em eventos do setor imobiliário
Para estar atualizado mesmo, é necessário investir tempo em conhecimento, e uma das formas é frequentando feiras, conferências e workshops relacionados ao mercado imobiliário. Além disso, busque estabelecer um networking com profissionais experientes no ramo.
5. Leitura especializada sobre o mercado imobiliário
Essa é mais uma forma de estar em dia com as notícias e novidades do mercado de imóveis. Leia livros especializados, busque artigos em sites de confiança e assine revistas sobre o tema. Ah, e claro, siga nosso blog especializado no setor imobiliário para se informar sobre todos os tópicos mais importantes!
6. Cursos online ou presenciais
Durante a pandemia a oferta de cursos online aumentou muito. Com isso, é possível se inteirar sobre o mercado imobiliário através desse recurso, realizando cursos específicos sobre investimento no mercado imobiliário. Além disso, existem várias formações presenciais que, além de aumentarem seu conhecimento, oferecem a chance de networking com outros profissionais do setor.
7. Consultar profissionais e especialistas
Manter contato com profissionais da área é outra sugestão muito interessante para quem quer se informar mais sobre o mercado de imóveis. Busque a orientação de consultores especializados em market research, contato com incorporadoras de imóveis e corretores, por exemplo. Para isso, algumas dicas anteriores ajudam: eventos, cursos e palestras são locais de muito networking e aprendizado!
Leia também:
Empreendimento imobiliário: qual tipo de investimento é o ideal para você
Investimento certeiro: 6 dicas para encontrar um imóvel rentável
Retrospectiva do Mercado Imobiliário em 2023
Vamos começar a mergulhar nas informações sobre o mercado imobiliário? O ano de 2023 foi agitado para o setor, e por isso compilamos alguns tópicos para te atualizar sobre o que aconteceu de mais importante!
Em primeiro lugar, os profissionais da área imobiliária tiveram um ano muito interessante devido a queda da Selic, o que movimentou o mercado com a possibilidade de obter financiamentos com juros reduzidos.
Muitos investidores aproveitaram essa vantagem financeira para adquirir mais um bem, e lucrar tanto com o aluguel quanto com a venda. Além disso, os studios seguem em alta, pois sua locação é mais fácil e acessível, dando um retorno financeiro mais rápido.
Por fim, com a diminuição nas taxas de desemprego e a redução da taxa inflacionária, a venda de imóveis cresceu quase 10% em relação ao último ano, e o mercado já está preparado para o que vai acontecer em 2024.
Tendências previstas para o Setor Imobiliário em 2024
Agora, vamos olhar para frente! As tendências do mercado imobiliário para 2024 são de alta, tanto nas vendas quanto nas locações, devido a redução dos juros, os incentivos da reforma tributária e a desoneração fiscal.
Os profissionais da área respiram aliviados depois de dois anos difíceis de pandemia, e já estão animados com o crescimento previsto para o investimento em fundos imobiliários também nos lançamentos de novos produtos.
O cenário também se torna mais animador para as compras, em função da melhora nas taxas de juros ocasionada com a redução da Selic. E tem mais: uma pesquisa realizada pela Abrainc revelou que o aumento na valorização do metro quadrado para venda e locação foi bem superior aos da poupança e investimentos de renda fixa, o que torna a compra de imóveis ainda mais atrativa para quem deseja investir!
E você? Pronto pra virar um expert no mercado imobiliário?