Apartamentos com automação residencial: o que são e como automatizá-los
Os chamados apartamentos do futuro chegaram! E vieram cheios de tecnologia, inclusive com dispositivos de controle que funcionam a distância. O fato é que essas automações acabam tornando a vida mais fácil, já que vão não só fazer com que sua rotina seja mais prática, como podem contribuir diretamente com sua segurança, economia e ainda te permitir ter mais tempo livre, já que eles podem suprimir algumas tarefas que antes deveriam ser feitas por você.
Vamos conhecer mais sobre o assunto abaixo!
O que é automação residencial?
É um conjunto de serviços e facilidades que a sua casa pode passar a ter, graças ao avanço da tecnologia, e que pode ser controlado, dentro ou fora de casa, de forma eletrônica, seja através de celulares, controles de voz, um único controle para todas as funções, programações nos próprios aparelhos com horário marcado, assistentes virtuais ou através de biometria. Enfim, vários sistemas são integrados, e com fácil acesso a mais de um usuário.
As opções são enormes, e o mundo cada vez mais se volta para esses tipos de produtos, que facilitam de verdade a nossa vida, nos deixando com menos tarefas e mais tempo, que em dias atuais, é artigo de luxo!
Por que investir em automação residencial?
Além da enorme quantidade de dispositivos que o mercado oferece, e que parecem ter um apelo irresistível para a maioria dos humanos, a tecnologia chegou com tudo no ambiente domiciliar para deixar sua vida mais fácil.
Uma casa com itens automatizados significa mais praticidade, conforto e segurança. Seja montando um projeto de automação residencial com especialistas da área, ou comprando isoladamente alguns dispositivos inteligentes.
As vantagens dessa tecnologia já podem ser encontradas em vários lares, e oferecem muito, como podemos ver abaixo:
Segurança
Uma das maiores vantagens da automação residencial é o sistema de segurança. Com câmeras inteligentes, fechaduras inteligentes que utilizam biometria ou senhas e sensores de presença e luz, é possível monitorar os arredores da casa e receber notificações de movimentos estranhos. Além disso, ter seu sistema de câmeras ligado a uma central de segurança fará com que a polícia seja acionada mais rapidamente em caso de necessidade.
Praticidade
Esse é um dos melhores fatores da automação residencial! Poder gerenciar seus dispositivos dentro ou fora de casa, de maneira remota é sensacional! Programar a hora do café, controlar persianas, ar condicionado, luzes, TV, irrigação do jardim, entre outros aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos sem se levantar ou estar próximo a eles.
Programar sua assistente virtual para desligar tudo ao ouvir o seu boa noite é outra opção bastante utilizada.
Automatização das tarefas de rotina
Você pode programar uma rotina dentro de casa com seus aparelhos, sejam os eletrônicos ou mesmo eletrodomésticos. Se de segunda a sexta você tem horários a cumprir, programe seu ar, cafeteira, cortinas, irrigação de plantas e jardim, e tudo o mais que puder de alguma forma facilitar sua rotina e otimizar seu tempo. A tecnologia é sua aliada nesse sentido.
Economia de energia
Ficou na dúvida se deixou a luz acesa? Ou será que desligou o ar condicionado ou a cafeteira? Com o uso da tecnologia de automação você pode, mesmo a distância verificar, desligar e regular a potência, caso precise. Ou programar a hora de funcionamento de determinados serviços sem que os aparelhos fiquem ligados por um tempo maior que o necessário.
Conheça os três principais elementos do sistema de automação
Abaixo vamos demonstrar quais são as três principais maneiras de controlar os sistemas de automação:
Atuadores
Os aparelhos podem ser ativados manualmente, através de controles remotos ou por programação nos dispositivos eletrônicos. São interruptores, motores ou válvulas que possuam um sistema automatizado.
Sensores
Controlam intensidade de luz, temperatura, detectam movimento e avisam ao sistema ou acendem a iluminação. São controlados através de diversos dispositivos de automação residencial.
Controladores
São os aparelhos responsáveis por controlar toda a parte automatizada da casa, como smartphones, computadores, tablets, e assistentes virtuais.
Leia também:
Dicas práticas para valorizar seu imóvel e garantir um bom investimento
Dicas práticas para valorizar seu imóvel e garantir um bom investimento
Impacto das novas tecnologias nos apartamentos do futuro
O futuro é hoje! Veja como tornar sua casa inteligente
Agora chegou o momento de passar várias ideias sobre como deixar sua casa mais hightech, prática e segura! Seguem nossas sugestões:
Iluminação
Esse é um dos itens mais populares entre as pessoas que iniciam o processo de automação residencial, já que existe uma grande oferta no mercado de itens que cumprem essa função. Interruptores e lâmpadas inteligentes, que podem ser ligados e desligados a distância ou através de controles de voz com assistentes virtuais. Além de controlar a intensidade da luz, também mudam de cor.
Som ambiente
Escolher músicas, volume, em quais ambientes ou caixas de som a playlist vai tocar, utilizando apenas um celular ou assistente virtual? Nossa, é incrível e possível!
Persianas e cortinas
Abrir e fechar as cortinas e persianas sem contato direto já é totalmente real na vida de muitas pessoas. Basta clicar em um botão, ou comandar por voz.
Eletrodomésticos
Outro item que está entre os mais procurados! Você pode encontrar desde cafeteiras, geladeiras, fornos, entre outros, que podem ser controlados através de dispositivos ou de tomadas inteligentes conectadas aos seu celular, por exemplo.
Ar condicionado
É muito, muito bom poder ligar, desligar, controlar temperatura ou direção do ar através de dispositivos ou comando de voz! Nem precisa levantar da cama. Muito menos ter que chegar da rua num ambiente super abafado. Basta programar, ou dar o comando, e voilá!
Home theater
Se seu smartbox, sua smart TV e caixas de som estiverem conectadas ao sistema de automação, sua casa vai virar um cinema. Achar aquele filme incrível e acionar todos os três aparelhos através de controle de voz, ou dispositivos torna tudo muito melhor, não é? Agora só falta a pipoca, que também pode ser programada na sua pipoqueira elétrica!
Tela de projeção e projetor
Controlar a abertura e fechamento das telas de projeção através de controle remoto já não é novidade. Mas através de dispositivos e comando de voz é estar na vanguarda! Com um único aparelho você consegue fazer isso e muito mais.
Fechadura eletrônica
Esse tipo de fechadura facilita demais a vida, e ainda pode permitir o acesso a sua casa de pessoas, mesmo que você não esteja lá. Elas podem ser controladas através de senhas, biometria, dispositivos, e com a tradicional chave. Mas se perder ou esquecê-la em algum lugar, não vai ficar fora de casa ou gastar uma fortuna com o chaveiro! São seguras e algumas possuem sensores contra arrombamento. Podem ser conectadas à iluminação e temperatura, para que sejam ligadas assim que a fechadura for aberta.
Câmeras de segurança
Câmeras podem fazer o monitoramento dentro e fora de casa, e claro, estar diretamente conectadas a alarmes e uma central de segurança. Isso possivelmente inibirá a presença de intrusos.
O que levar em consideração quando for realizar a automação residencial?
Sem sombra de dúvidas o que é preciso considerar ao começar o processo de automação da sua casa são os dois fatores: Necessidades e verba disponível. Quando conseguir listar suas prioridades e elas estiverem de acordo com suas finanças, tenha em mente as seguintes questões:
Tenha uma internet de boa qualidade
Para ter uma casa automatizada é imprescindível ter uma conexão de internet de alto padrão, que alcance todas as áreas da casa, tenha uma senha forte, e roteadores potentes. Pesquise os planos que oferecerem o melhor custo benefício de acordo com seu espaço e necessidades.
Priorize o que você quer automatizar
Se não for possível fazer um projeto com a automatização total da casa, vá aos poucos, Quais seriam as necessidades prementes para você? Fechadura automatizada? Controle de iluminação e temperatura? Som e vídeo? Escolha por ordem de preferência e vá dando um ar mais moderno à sua casa à medida que sua realidade permita.
Usar os dispositivos corretos
Pesquise antes de comprar. Sempre. Compare com outros produtos similares, leia as opiniões de quem comprou e usou, veja se sua casa poderá receber o tipo de aparelhagem que gostaria de comprar e compare valores. Hoje em dia essas pesquisas são feitas em questão de minutos, não peque por falta de informação.
Antivírus atualizado
Mesmo que sua casa não seja automatizada, a segurança virtual é super importante. Mais ainda quando envolve seu lar e a segurança das pessoas que ama. Não vale economizar no antivírus, consulte especialista na área de automação residencial, ou pesquise no nosso amigo Google! Informação e segurança precisam estar alinhadas.