Dicas para escolher cortinas que complementam seu apartamento
Na hora de decorar seu apartamento, se há um item que pode mudar totalmente o layout do cômodo, são as cortinas. Elas vestem janelas, portas de vidro e outros locais da sua casa.
Dependendo do estilo de decoração que você escolher, é necessário avaliar uma série de questões práticas antes de definir tamanho, material, textura e cor das suas cortinas. Afinal, elas possuem tanta importância quanto imóveis e acessórios decorativos.
É importante definir a função e o tipo das cortinas que irá utilizar em cada um dos cômodos. Algumas serão para bloquear a entrada de luz e garantir um soninho mais confortável, outras podem ser compridas e dar um toque de elegância ao ambiente, até mesmo para proteger a sua privacidade e da sua família de olhares e barulho. Por isso, o papel que cada cortina desempenhará deve estar claro antes de escolhê-las e comprá-las.
Listamos abaixo alguns pontos a serem considerados, e que são de suma importância antes de realizar a compra e colocação das cortinas. Fique ligado, afinal não queremos arrependimentos, nem insatisfação, correto? Então mãos à obra e vamos lá!
1 - Considere o estilo da decoração do seu apartamento
Não adianta querer uma cortina pesada de veludo se seu apartamento faz o estilo rústico ou industrial. É necessário pesquisar que tipos de cores, materiais e texturas compõem o tipo de decoração que você planejou para cada ambiente, e somente de posse dessas informações, buscar os tecidos e tonalidades que sejam mais apropriados ao seu padrão de decoração.
2 - Escolha cores e padrões que conversem
Há uma infinidade de lojas no mercado com as mais diversas padronagens de tecidos para cortinas, mas, é preciso levar em conta as questões, cores x texturas x padrões. Uma sugestão interessante é tentar combinar padrão, tecido, comprimento e a cor da cortina com os tapetes e móveis presentes no mesmo cômodo para não criar um ambiente desconexo. Criar uma linearidade nos espaços através da decoração e das cortinas é o ideal.
3 - Use tecidos e texturas ideais ao ambiente
Tecidos leves para cortinas são uma mão na roda para quem costuma redecorar os ambientes com maior frequência. A seda, numa cor neutra, fica muito bem num quarto de casal, ainda que sua decoração mude de vez em quando.
E para a sala, o voil e o linho darão fluidez e muito mais leveza ao ambiente. Opte por tecidos que combinem com diversos estilos de decoração, isso prolongará a permanência das cortinas, ainda que os estilos de décor mudem.
Caso a intenção seja bloquear a entrada de luz no cômodo, vale se informar sobre os blackouts, já que algumas cortinas já vem com ele embutido, mas há quem prefira ter as duas opções, escuridão total, ou uma penumbra ao utilizar somente o tecido da cortina e recolher o blackout.
Leia mais:
10 dicas para decorar um apartamento studio
Como decorar quarto pequeno? Dicas para um cômodo bonito e funcional
4 - Meça o espaço correto da cortina
Um erro muito comum na hora de comprar cortinas é não estar de posse das medidas exatas. É necessário medir com precisão a altura, contando com teto e rodapés, e a largura, para que seja exata sem atrapalhar nenhum outro móvel ou componente decorativo. Definir o comprimento da cortina é o primeiro passo. Quer uma cortina mais básica, terminando pouco após a janela, ou que tome toda a parede do teto ao chão?
Meça a largura da janela ou o local onde a cortina será instalada, e considere medidas iguais para a sobra nas laterais. Uma cortina com um lado maior que o outro, mal dividida, vai acabar com a harmonia do seu ambiente, e o resultado não será satisfatório.
Muitas lojas que fazem cortinas sob medida contam com profissionais capacitados para fazer esse tipo de medição. Eles não só estão acostumados a tirar as medidas, mas a calcular a metragem do tecido necessário, incluindo bainhas e instalação dos ilhós, como a dar sugestões pertinentes de tamanhos, tipos e cores de tecidos mais indicados para cada cômodo.
5 - Privacidade x Iluminação
As cortinas possuem múltiplas funções nos ambientes. Claro que dão um toque especial de beleza aos cômodos e ainda ajudam a compor a decoração. Mas também podem nos proteger de olhares indiscretos, mantendo a sua privacidade resguardada da vizinhança curiosa. E ainda podem evitar a entrada excessiva de luz, tanto da natural quanto da iluminação de ruas e edifícios. Deixar o ambiente com uma luz mais suave, protegido de indiscrições e tornar sua casa ainda mais bonita são mais funções das versáteis cortinas. Elas também ajudam a diminuir a entrada de ruídos, deixando o ambiente mais tranquilo.
E um detalhe bastante importante, recomendado por dez entre dez especialistas na área de decoração: em janelas onde a incidência de luz é grande, opte por cortinas leves e claras. Dê preferência a tecidos leves como linho, sarja e seda. Irão criar um efeito melhor e não sofrerão tanto os efeitos do sol, como manchas e desbotamento.
6 - Manutenção e cuidados
Faça uma escolha inteligente na hora de comprar sua cortina. Se seu apartamento fica em uma via muito movimentada, naturalmente será necessário lavar com mais frequência suas cortinas.
Mas, elas caberão na sua máquina de lavar roupa? O tecido permite lavagem em máquinas caseiras ou recomenda lavagens especiais, como a seco, por exemplo. Você quer ter esse trabalho ou terceirizar a manutenção? Esse tipo de escolha antes da compra vai influenciar na durabilidade e trabalho que sua cortina trará.
Num mundo perfeito, cortinas seriam apenas instaladas e assim seria. Mas lembre-se, tudo numa casa precisa de cuidados, higienização e manutenção. Pense no quanto de esforço você quer depreender em cada tarefa antes de bater o martelo e comprar seus acessórios, principalmente a cortina que acumula poeira e pode causar problemas aos mais alérgicos.