Impacto das novas tecnologias nos apartamentos do futuro
Você provavelmente conhece aquele famoso desenho de alguns anos atrás, Os Jetsons, que viviam no futuro, com carros voadores, funcionários robóticos, entre outras coisas que achávamos que nunca aconteceriam. Pois bem, surpresa, o futuro chegou! Agora a tecnologia permite muito mais coisas que sua vã filosofia imaginaria. Prepare-se para se surpreender.
As construtoras estão incluindo e modificando vários itens nas construções atuais, sob a demanda desse novo nicho de mercado. Tudo se encaminha para morarmos em ambientes cada vez mais voltados para atender as necessidades que o planeta e seus moradores passaram a exigir, e por isso cada vez mais sustentáveis, versáteis e cheios de tecnologia. O dito apartamento do futuro. Então vamos apresentar a vocês esse novo conceito de moradia, o que é necessário para que um imóvel se enquadre no padrão e seja considerado um apartamento do futuro e as vantagens de uma Smart Home.
O que são os apartamentos do futuro?
Seria muito simplório dizer que o apartamento do futuro é um ambiente voltado para as novidades tecnológicas e com pegada sustentável.
As ideias são bem maiores que isso. O projeto é integrar as tecnologias, apresentar projetos que reúnam além da tecnologia que usamos em computadores, celulares, assistentes virtuais às questões de segurança do imóvel, praticidade no uso dos eletrodomésticos, total controle da casa através de dispositivos móveis, ao cuidado com a sustentabilidade e suas tendências. Atendendo assim, às necessidades dos moradores e oferecendo o que há de mais moderno no mercado.
E não podemos deixar de mencionar uma tendência crescente em todo o mundo que é o trabalho nos estilos home office, feito totalmente de casa, ou híbrido, meio de casa, meio do escritório. Esse estilo de trabalho vem agradando tanto empresas quanto colaboradores, e na maior parte dos casos, a qualidade de produção é maior quando feita de casa.
Os apartamentos do futuro estarão preparados para que mesmo de casa o morador consiga organizar seu espaço de trabalho com toda a tecnologia e suporte necessários ao bom desempenho das suas funções.
Recursos que somente eram encontrados em apartamentos de altíssimo padrão, estão se tornando cada vez mais comuns e facilmente encontrados nos mais variados tipos de lares. Recursos que tornam a vida mais fácil e otimizam o nosso tempo, esse sim, um recurso cada vez mais escasso.
E como isso seria possível? Vamos descobrir abaixo!
Quais tecnologias integram os apartamentos do futuro?
Vamos agora ao que interessa: como é que se faz um apartamento do futuro?
Abaixo listamos alguns itens que são imprescindíveis nos apartamentos do futuro.
Automação residencial
Já é tendência a automação e integração dos dispositivos tecnológicos presentes no apartamento. Isso pode ser feito através de um único dispositivo de controle, leitura facial, digital, por voz, ou pelo celular. Um wi-fi de qualidade, com velocidade alta, fará toda a diferença, assim como tomadas inteligentes e com entrada USB espalhadas por toda a casa e embutidas nos mais diferentes móveis.
Através da automação residencial é possível programar eventos e aparelhos que vão gerar mais praticidade e conforto aos moradores.
A facilidade de controlar aparelhos de ar condicionado, TVs, som, janelas, portas, cortinas, robôs de limpeza entre outros itens através de um único dispositivo ou por comando de voz já é realidade. Você pode ainda ter fechaduras eletrônicas, aquecedores de toalhas nos banheiros ou de pisos em áreas frias, e eletrodomésticos inteligentes, que chegam avisar a validade de determinados produtos, basta programar e evitar o desperdício.
Internet das coisas
O termo em inglês IoT - Internet of Things - se popularizou e virou prática recorrente em muitos lares mundo afora. Mas o que isso significa exatamente? Aparelhos conectados entre si e à internet que funcionam de forma a ajudar e facilitar a nossa rotina.
São TVs, sistemas de iluminação e também de irrigação, relógios inteligentes, tomadas, cafeteiras programadas, fornos com programação de desligamento à distância, sistemas de segurança, portas eletrônicas, todos integrados, com o intuito de oferecer maior praticidade, segurança e otimizar o tempo dos seus usuários.
E quando tudo isso é posto em prática você tem uma Smart Home, também conhecida como Casa Inteligente, toda voltada para facilitar sua vida.
Maior sustentabilidade
Tanto a energia eólica quanto a solar já são muito mais utilizadas e acessíveis no Brasil nos tempos atuais, e, existem programas de incentivo financeiro ao melhor aproveitamento não só da parte energética, como também da água, o seu reaproveitamento e a acumulação de água da chuva.
Muitos condomínios decidiram investir nas inovações sustentáveis e com isso reduziram pela metade suas contas de luz e água com esses sistemas inteligentes, que gerenciam a absorção e sua distribuição. Também está sendo posta em prática com maior recorrência a parceria entre moradores, condomínios e coletores na questão da separação do lixo. A coleta seletiva está cada vez mais presente nos lares. O meio ambiente agradece, e a indústria da reciclagem aprova. A sustentabilidade deixou de ser uma prática para poucos e virou uma necessidade mundial. As incomuns mudanças climáticas e grandes incêndios são a maior prova disso.
Segurança e Privacidade
Com o auxílio de sistemas integrados de segurança, muitas inovações chegaram ao mercado e estão cada vez mais presentes na nossa rotina diária. Fechadura biométrica ou com leitor de íris em casa, e também para maior segurança na entrada do condomínio, com leitura facial, biometria ou através de aplicativos.
Cortinas se fechando de forma automatizada, garantindo maior privacidade aos moradores e também uma certa segurança.
A sensação de isolamento pode ser muito bem vinda em alguns momentos.
Leia mais:
Quando inovação e construção civil encontram a responsabilidade socioambiental
Sete facilidades oferecidas por um apartamento studio moderno
Quais são os principais benefícios e desafios das casas inteligentes?
Um exemplo do que a pandemia deixou de herança são os espaços para recebimento de delivery que muitos condomínios implementaram em suas áreas comuns. O crescimento desse tipo de serviço gerou a necessidade de planejar um local em que seja possível armazenar pacotes e manter os alimentos em temperatura adequada até que o morador desça para buscar.
O wi-fi em áreas comuns também se popularizou e foi incorporado por grande parte dos administradores dos condomínios, já que os próprios colaboradores precisam utilizar sistemas que necessitam de internet. O custo é diluído entre os condôminos e todos se beneficiam.
Existem também, nos condomínios do futuro, pontos para carregamento de aparelhos, com entradas USB e alguns até contam com postos de carregamento para carros elétricos, outra tendência mundial, que tende a se tornar cada vez mais acessível dado o aumento na procura.
Na questão reformas e obras, existem sistemas que integram às necessidades de suprimentos do condomínio ao market place oferecido por construtoras e fornecedores de todos os tipos de materiais, conseguindo dessa forma melhores valores, e diminuindo de fato o custo das intervenções que sempre são necessárias.
Na parte de venda, as incorporadoras já oferecem nos seus stands visitas aos imóveis feitas com óculos de realidade virtual, e é como se você realmente estivesse no ambiente.
O uso da tecnologia também é uma realidade na hora de projetar e construir casas e condomínios, além de estar presente em funções que agora automatizadas, diminuem bastante o risco de ferimentos e oferecem maior segurança ao trabalho humano. Tudo se torna mais preciso e mais seguro.
A tecnologia é um caminho sem volta, e se bem utilizada, pode transformar de maneira muito positiva a nossa realidade.