Lançamento imobiliário: o que é e quais as vantagens
Sempre vemos nas mídias notícias sobre novos imóveis, e a cada lançamento imobiliário a vontade de adquirir um bem tão especial como a casa própria cresce ainda mais dentro de cada um, já que é um dos maiores desejos dos brasileiros.
Mas você sabe o que é um lançamento imobiliário? E como ele pode o ajudar a realizar o sonho de comprar um imóvel para morar, ou mesmo fazer um investimento? E por outro lado, sabe qual a importância desse tipo de empreendimento no mercado imobiliário?
Para explicar o que é um lançamento imobiliário, quais as vantagens de comprar imóveis na planta, e mostrar como funcionam dentro das incorporadoras esse tipo de produto, basta dar uma boa lida no texto abaixo, pois acreditamos que boa parte das suas dúvidas serão esclarecidas.
O que é um lançamento imobiliário?
Um empreendimento é todo pensado para ser um sucesso, do início ao fim. E as incorporadoras de imóveis, depois de terem o projeto pronto, começam a trabalhar no lançamento imobiliário. Através de maquetes, plantas e visitas virtuais, tudo começa a ser preparado para os corretores apresentarem uma proposta incrível aos possíveis compradores.
Antes mesmo das obras começarem, a equipe de marketing em parceria com a de vendas, precisa entender como funciona um lançamento imobiliário. Só depois disso, entram os próximos passos.
Preparar um evento para o lançamento imobiliário é uma grande responsabilidade, já que este é o momento onde o mercado e os interessados em adquirir um imóvel conhecem o projeto, os valores, as formas de pagamento e cronograma da obra. Muitas vezes a incorporadora também prepara apartamentos mobiliados no stand de vendas com as metragens reais dos que serão disponibilizados ao final da construção durante aproximadamente 6 meses.
Mas antes das vendas, toda apresentação de lançamento imobiliário mostra qual o conceito do empreendimento, dá acesso às plantas das unidades e das áreas comuns e começa a contactar possíveis compradores de acordo com o perfil do empreendimento.
Por fim, durante o lançamento imobiliário as unidades são apresentadas pelos corretores aos clientes interessados, diversas unidades são vendidas e também promessas de venda são feitas.
Como fazer um lançamento imobiliário de sucesso?
Para que um lançamento imobiliário seja efetivamente bem sucedido, pesquisamos quais os principais passos necessário para bolar um plano de sucesso, e são eles:
Planejamento do empreendimento
Para poder iniciar o projeto de um novo empreendimento imobiliário é necessário fazer uma profunda pesquisa de mercado, e descobrir o que é que os consumidores estão buscando no mercado, e onde a demanda é menor que a procura. Assim que for definido o tipo de imóvel ou imóveis serão comercializados, é hora de identificar o local ideal para o pré lançamento ou lançamento e entrar em negociação para arrendamento ou compra do espaço.
Estratégias de marketing eficientes
Depois de definidas as questões iniciais do projeto, o marketing precisa trabalhar pesado para elaborar uma estratégia que consiga atingir de forma eficaz o público alvo. Duas ferramentas potentes são o uso massivo de redes sociais e a distribuição de convites para lançamento de empreendimentos imobiliários para que as pessoas certas compareçam aos eventos de pré-lançamento.
Apresentação do lançamento
A apresentação do lançamento imobiliário é feita em primeira mão para a equipe de vendas - os corretores, para que possam fazer uma explanação perfeita aos futuros compradores. E na sequência o lançamento é feito ao público em geral, e suas unidades são postas à venda.
Quais as vantagens do lançamento imobiliário?
Agora vamos contar mais um pouco das vantagens de um lançamento imobiliário, que seja para os empreendedores, ou para os interessados em adquirir uma das unidades disponíveis:
Para quem busca uma nova moradia
Quem acompanha o mercado imobiliário sabe que os imóveis na planta possuem um valor mais em conta que os que já estão prontos. Você pode escolher as unidades que forem mais interessantes de acordo com sua realidade, pagar aos poucos, e ter tempo para fechar um financiamento interessante, se for o seu caso. E em alguns projetos ainda é possível escolher revestimentos e outros detalhes dos acabamentos durante o período da obra. Fora que com a planta e metragem em mãos é possível já começar a escolher os móveis e pagá-los com calma.
Leia também:
Tendências de decoração 2024: inspire-se e crie ambientes únicos
Para os investidores
Para quem está investindo na construção de um empreendimento imobiliário, elaborar um planejamento eficiente de lançamento é fundamental para alavancar as vendas de suas unidades, já que apresentar um novo projeto ao público fará com que um número muito maior de pessoas seja alcançado.
Converter visitantes em possíveis proprietários depende de uma estratégia arrojada, com uma equipe de vendas muito bem preparada, planos de financiamento atrativos e possibilidade de negociação real. Converter um curioso em comprador é sinal de um trabalho de equipe bem feito.
Saiba mais! Empreendimento imobiliário: qual tipo de investimento é o ideal para você
Encontrando a melhor oportunidade: o que avaliar em um lançamento imobiliário
Sempre recomendamos aqui no blog que a melhor coisa a se fazer antes de definir qualquer negociação é pesquisar sobre o tema. Então vamos a umas considerações finais sobre o assunto:
Pesquisa e acompanhamento do mercado imobiliário
Está determinado a adquirir um imóvel, seja para morar ou investir? Faça uma boa pesquisa de mercado, descubra quais imóveis são os mais procurados, que bairros detêm maior interesse, e os valores dos imóveis, e taxas de financiamento. A idoneidade das incorporadoras deve ser avaliada junto com seu histórico. Informação é poder.
Checar as informações sobre o lançamento
Se a divulgação de um lançamento imobiliário começou, e desperta seu interesse, não se contente apenas em falar com a equipe de vendas. Vá ao stand, faça uma visita, veja o local, conheça as plantas, se informe sobre a documentação do empreendimento, bem como prazos, memorial descritivo e procure se inteirar sobre brechas contratuais, para que não seja pego de surpresa.
Avaliação financeira
Quando recomendamos a pesquisa, é preciso que nela estejam inclusos os valores de empreendimentos similares na mesma região, do mesmo padrão, para que seja possível comparar antes de fechar o negócio. Cheque todas as informações pertinentes às questões financeiras, e se for preciso negocie a forma de pagamento que caiba no seu orçamento. Não se esqueça que uma inadimplência de alguns meses pode fazer com que você perca seu futuro imóvel.