Uma tendência em projetos de arquitetura e design é a máxima otimização dos espaços, para que todo cantinho possa ser aproveitado. Um projeto com sala e cozinha conjugada é uma alternativa moderna e vantajosa, pois une os dois ambientes.
Esse tipo de layout oferece mais fluidez para o espaço, além de permitir a interação de quem está cozinhando com quem estiver na sala, já que não tem paredes dividindo os dois cômodos.
Para oferecer mais informações sobre esse tipo de planejamento, que vem se tornando queridinho entre projetistas e moradores, vamos falar um pouco sobre as vantagens de ter sala e cozinha conjugadas, que tipo de decoração e mobílias favorecem o ambiente, e quais as melhores ideias para garantir conforto e praticidade para o dia a dia.
Vamos lá?
Características principais da sala e cozinha conjugadas
As características desse tipo de arquitetura são inúmeras, escolhemos três que são as mais citadas por quem projeta e quem tem esse tipo de ambiente conjugado, confira:
Espaço compartilhado para socialização
Para integrar todos que estejam em ambos os ambientes esse tipo de design é ideal! Quem está na cozinha preparando ou servindo pode conversar, ver e ouvir as pessoas que estejam no outro cômodo. Ninguém fica isolado e a socialização se dá durante todo o tempo.
Maximização do uso do espaço disponível
Além da socialização entre as pessoas, quando temos um apartamento com sala e cozinha conjugadas, mais espaço é liberado. A divisória entre os ambientes, feita através de uma ilha, móveis ou mesa, é o que dá amplitude a este tipo de projeto. Sem parede, o ambiente se torna mais fluido, dando a sensação de termos mais espaço livre. No fim, a casa se torna mais confortável e funcional.
Facilitação na interação entre anfitriões e convidados
Quando recebemos alguém, ou cozinhamos para nossa família e amigos, o ideal é que se possa interagir mesmo durante o preparo das refeições. E com a cozinha integrada com sala essa tarefa se torna possível, já que os dois ambientes integrados permitem que todos que estejam neles se vejam, conversem e participem de tudo.
7 dicas de decoração para salas pequenas com cozinhas conjugadas
Uma dúvida comum é saber escolher entre optar pela sala e cozinha conjugada ou manter os dois ambientes isolados. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a entender melhor sobre decoração de sala e cozinha conjugada e escolher que tipo de projeto pode te atender melhor. Confira!
1. Layout aberto vs layout fechado
Com esses dois ambientes integrados é possível transitar mais facilmente, ao contrário dos ambientes fechados, que dão a impressão de que a casa é menor e isolam quem está em um ambiente de quem está no outro.
2. Uso de móveis multifuncionais
As salas e cozinhas integradas podem ter diversos tipos de mobília para delimitar as áreas de cada cômodo. Uma ilha para preparo das refeições e que pode ser usada para servir e guardar utensílios, por exemplo. Bancadas e armários também são uma opção. Com múltiplas funcionalidades, podem armazenar, servir de apoio, delimitar os cômodos e também dividir a sala e cozinha conjugada.
3. Cores e materiais que harmonizam os espaços da cozinha integrada com sala
Quando integramos dois ou mais ambientes, normalmente os pisos, os revestimentos e a paleta de cores são iguais ou muito parecidos, justamente para que a sensação de amplitude seja proporcionada. Além disso, é preciso que ambos os ambientes sejam harmônicos entre si, para não criar algo discrepante.
4. Iluminação estratégica
Essa é uma dica de outro para a decoração de uma sala e cozinha conjugada. Na verdade, em qualquer projeto de decoração ou arquitetura, o uso da luz pode ser um fator decisivo. O ideal é aproveitar ao máximo a iluminação natural mas também criar pontos de luz que realcem os detalhes do projeto e que facilitem o andamento das tarefas. Então uma iluminação extra no fogão e ilha podem ajudar, ressaltar os pontos fortes e ainda facilitar a vida de quem está preparando a refeição.
Saiba mais: Como não errar na iluminação do seu apartamento
5. Cozinhas com ilha, idealizando o conceito "open kitchen"
Esse tipo de projeto de cozinha e sala integradas é super moderno. A sua contemporaneidade se dá justamente no melhor aproveitamento dos espaços, da eliminação de paredes e divisórias que isolem tanto os espaços quanto quem estiver neles. O conceito de cozinha aberta é funcional e atual.
6. Divisórias leves como estantes ou painéis
Para que seja possível delimitar os espaços entre sala e cozinhas conjugadas sem perder a amplitude e fluidez dos dois cômodos, é possível utilizar divisórias que tenham mais de uma função. Estantes vazadas, painéis transparentes e bancadas são ótimas alternativas. No caso das bancadas, ainda é possível servir refeições e guardar utensílios de cozinha e sala de estar. Ilhas ou armários onde se possa utilizar tanto a superfície para apoiar seus eletrodomésticos quanto seu interior.
7. Utilização de elementos decorativos para delimitar os espaços
Juntamente com essa ideia de móveis que sejam multifuncionais, ter objetos decorando cada lado dos ambientes integrados passará a sensação de estar ou na sala ou na cozinha. Mas para manter o conceito de modernidade, busque objetos que sejam, além de decorativos, úteis, e que desempenhem alguma função.
Leia também:
Tendências de decoração 2024: inspire-se e crie ambientes únicos
Planejando sua cozinha: Como criar um ambiente funcional e organizado
Vantagens de ter uma sala e cozinha conjugadas
Ponha na balança os prós e os contras de ter sala e cozinha integradas, e se for possível faça um projeto que busque realçar o que houver de melhor nos dois ambientes da sua casa.
Maior sensação de amplitude no ambiente
Como falado, quando dois ambientes são integrados a sensação de amplitude se torna maior ainda que o apartamento não seja tão amplo. Utilizar pisos e revestimentos iguais ou semelhantes ajuda ainda mais a proporcionar essa sensação, criando um ambiente amplo, sem divisórias e integrado.