Planejando sua cozinha: Como criar um ambiente funcional e organizado
Um dos ambientes mais usados em uma casa, é a cozinha, não é mesmo? Há quem diga, inclusive, que a cozinha é o coração da casa. Então na hora de projetar esse cômodo tão especial, o que será que devemos levar em conta para que o lugar fique aconchegante?
Bem, para ajudar nessa missão importante, fizemos uma seleção de itens que precisam ser considerados antes de bater o martelo e fechar definitivamente o projeto da cozinha dos sonhos, para que além de linda, ela supra todas as suas necessidades, sendo funcional, fácil de limpar e organizar.
Então, mãos à obra!
Avaliando o espaço disponível na cozinha
Não adianta bater o pé para ter uma ilha gourmet no meio da sua cozinha se não há espaço suficiente para fazer esse tipo de obra. Temos que adequar nossas expectativas e necessidades ao espaço que temos disponível.
Então para iniciar os trabalhos, vamos às medidas da cozinha, e não se esqueça da altura, vigas, portas e janelas, pois tudo isso fará diferença na hora de projetar um cômodo.
Muitos arquitetos e designers de interiores buscam verticalizar armários e outros móveis ao máximo, para aproveitar todo o espaço em cozinhas menores.
Definindo o layout ideal
A definição de cozinha ideal é totalmente pessoal. Só os donos podem dar aos profissionais que farão o projeto um direcionamento específico sobre o layout da sua cozinha.
São de receber muitos amigos? Costumam cozinhar com frequência? Tem filhos? Vão utilizar eletrodomésticos a gás ou elétricos em bancadas? Querem incluir coifa, adega, máquina de gelo?
Existe uma infinidade de eletrodomésticos e eletrônicos que podem ser embutidos e utilizados numa cozinha, mas leve em consideração se eles realmente serão fundamentais no seu dia a dia. Uma adega na cozinha pode roubar o espaços de mais armários, e faltar espaço para armazenamento, por exemplo.
Mesmo numa cozinha compacta, bons profissionais podem incluir quase tudo que seus clientes necessitam usando o espaço vertical de maneira, é inteligente e proveitoso. Incluir pequenas escadas que servem como bancos também serão muito práticas na hora de acessar os armários mais altos.
Abuse de grades organizadoras nas paredes, paneleiros suspensos, fitas de imã para facas, também na parede, prateleiras, nichos e tudo que puder ajudar na organização dos itens de cozinha sem ocupar tanto espaço em armários.
O papo entre os donos e os profissionais deve se basear na rotina de quem vai utilizar mais a cozinha, como e com que finalidade. Após a definição das zonas de armazenamento, bancada, cocção, limpeza e alimentação, os designers já vão poder aproveitar ao máximo o seu espaço, otimizando a área da cozinha com inteligência.
Escolhendo os materiais certos
A cozinha é um dos locais da casa que normalmente é higienizado com água e sabão, afinal não existe nada melhor para tirar gordura. Com isso em mente, temos que analisar especialmente a escolha de pisos, azulejos, revestimentos, móveis, altura de armários e eletrodomésticos, superfícies de bancadas, e o quão resistentes esses materiais são.
Com materiais mais resistentes, a durabilidade da sua cozinha é muito maior, a dor de cabeça e despesa com reparos frequentes diminui consideravelmente, e sua cozinha vai ficar sempre com aspecto de nova.
Separamos abaixo alguns materiais indicados por profissionais da área, que vão auxiliar na manutenção e limpeza da sua cozinha:
- Para o piso - pisos de porcelanatos e cerâmicos, pedras naturais como granitos e mármores, pois são materiais que apresentam características importantes para utilização no chão, como resistência, durabilidade, facilidade de limpeza e baixa absorção de líquidos.
- Para as paredes - preferencialmente utilizar materiais que sejam de fácil limpeza, que não absorvam umidade ou respingos dos ingredientes, como azulejos, ladrilhos, mosaicos, pastilhas, mármores e granitos e porcelanatos.
Leia mais:
Investindo numa iluminação adequada
Todo cômodo deveria contar com um projeto de iluminação que realce seus pontos fortes, e sugira penumbra quando necessário. Mas, principalmente, que abuse da iluminação natural, afinal nenhuma lâmpada consegue criar o mesmo efeito do sol entrando pelas janelas.
A cozinha em especial é um deles!
Locais como fogão, bancadas, ilhas, forno, e mesa precisam ser bem iluminados para facilitar sua utilização.
Já existem no mercado coifas e armários que já vem com iluminação embutida, para que incidam exatamente sobre o fogão, cooktop, bancadas, a cuba da pia e outros pontos importantes. A luz focal facilita bastante o trabalho e ajuda a evitar cortes e queimaduras. Cozinhar é ótimo, mas sem acidentes.
Com todas essas sugestões esperamos que você consiga extrair da sua cozinha o máximo de conforto, e possa receber amigos e famílias regados a deliciosas refeições e muita diversão. Não importa a metragem, e sim a maneira como a sua cozinha será projetada!