Dizem que a cozinha é o coração da casa, e para quem está planejando decorar a sua, é fundamental se atentar a alguns detalhes muito importantes para que o cômodo seja funcional, moderno e bonito.
O planejamento da sua cozinha é um processo que demanda a análise da rotina familiar, de forma a incluir no projeto eletroeletrônicos indispensáveis, organizar cada item de forma a otimizar ao máximo o espaço e tornar o preparo das refeições mais fácil e divertido.
O objetivo deste artigo é orientar quem está iniciando o planejamento da sua cozinha, e contribuir para deixá-la funcional, bonita e tecnológica, ainda que em apartamentos compactos. Vamos mostrar as etapas essenciais do planejamento, desde a definição das prioridades até a escolha do layout. Também apresentaremos materiais, revestimentos sustentáveis e as tecnologias inteligentes para deixar sua cozinha moderna e aconchegante.
Por que planejar sua cozinha faz toda a diferença?
Como a cozinha é um dos cômodos mais usados da casa, nada mais justo que ela receba toda a atenção no momento da decoração, ou mesmo diante da possibilidade de reforma. Vamos mostrar a seguir como o planejamento da sua cozinha pode representar um tremendo diferencial:
Funcionalidade, conforto e estética
O planejamento da sua cozinha proporcionará a otimização do espaço, então cada cantinho pode ser melhor aproveitado com o uso de móveis planejados, deixando o espaço mais funcional, confortável, bonito e organizado.
Planejar cuidadosamente a disposição de cada móvel e eletroeletrônico também pode facilitar bastante o trabalho no ambiente e sua posterior organização, deixando o preparo de refeições mais ágil, prático e eficiente.
Outra vantagem de planejar a cozinha é imprimir no cômodo a personalidade do seu dono. A escolha de revestimentos, paleta de cores e estilo de móveis que combine com o estilo e as demandas dos moradores deixa o ambiente ainda mais acolhedor.
Valorização do imóvel
Para quem está em busca de um novo imóvel, seja para alugar ou comprar, encontrar uma cozinha planejada e bem projetada pode ser o fator que vai fazer com que o negócio seja fechado, pois além de promover a valorização do bem, deixa-o mais atrativo para os futuros moradores.
Etapas essenciais ao planejar sua cozinha
Planejar a cozinha requer cuidado e atenção como veremos a seguir, pois o cômodo é um dos mais utilizados na rotina familiar. Vamos às dicas:
Definir as necessidades do dia a dia
O primeiro passo para iniciar o planejamento da sua cozinha é avaliar como funciona a rotina da sua casa e da sua família. Analisar o número de pessoas que vão utilizar o cômodo, o tipo de refeições que costumam ser preparadas e quais os utensílios mais demandados.
Avaliar o espaço disponível
Outra avaliação importante é sobre o espaço disponível, pois além de incluir mobília e os apetrechos necessários para o preparo das refeições, é preciso levar em conta a área que será destinada à circulação de pessoas nesta equação.
Além de reservar uma área para que a circulação seja confortável, é preciso levar em conta o espaço para o preparo da comida, cocção, e higienização dos ingredientes, e se possível uma área destinada à alimentação no próprio cômodo, pois isso facilita bastante a rotina familiar.
A recomendação é ser consciente, pois não adianta sonhar com a instalação de uma ilha no meio da cozinha se não há espaço para isso, então é preciso adequar as suas necessidades à área da cozinha e ao mobiliário necessário.
Definir layout ideal (em L, U, corredor, ilha ou península)
A escolha do layout ideal depende de uma série de fatores, pois além do gosto pessoal, deve-se levar em conta o espaço disponível e as necessidades dos moradores. Quem costuma fazer refeições na cozinha deve reservar uma área para isso.
Se você é do tipo chef e costuma receber com frequência, a escolha do layout deve ser própria para a realização destas atividades. Para escolher o layout mais adequado à sua realidade é preciso levar em conta os itens que serão colocados na cozinha, como a mobília e os eletrodomésticos.
Ainda que o espaço seja reduzido, bons profissionais podem montar projetos completos, utilizando o espaço vertical para liberar ao máximo o piso, e o layout pode ficar o mais próximo possível do desejado.
Como escolher o layout perfeito?
Se você ainda não sabe quais são os layouts disponíveis para o planejamento da sua cozinha, vamos apresentá-los abaixo:
Layout em L: vantagens e limitações
Para otimizar ao máximo o espaço de uma cozinha com metragem limitada, os móveis projetados em L podem ser uma excelente opção. Este layout aproveita ao máximo o espaço disponível, tem um design muito interessante e é muito propício para quem precisa de muito espaço para armazenagem.
Para quem tem uma cozinha com pouco espaço, o layout em L com cores claras é uma escolha ótima por proporcionar uma sensação de amplitude, pois os tons mais escuros, apesar de promoverem um ar de sofisticação, tendem a tornar o ambiente aparentemente menor.
Cozinha em U: quando faz sentido
A opção do layout em U é adequada nos casos em que o proprietário busca otimizar o espaço e prioriza a funcionalidade da sua cozinha. Especialmente em espaços delimitados, onde a necessidade de adequar os utensílios e mobília é ainda maior.
Este tipo de layout dispõe os armários e eletrodomésticos em três paredes subsequentes, formando um U, propiciando uma boa área de circulação no centro da cozinha e ainda oferecendo bastante espaço para a área de armazenamento.
Cozinha corredor: otimizando espaços pequenos
A cozinha em corredor é normalmente compacta, então é muito importante que o projeto utilize bastante a área suspensa, que verticalize a disposição dos itens. O mercado de móveis oferece muitas soluções inteligentes, com armários sob medida e também espaço para embutir eletrodomésticos.
Além do uso de armários em paredes, as prateleiras e nichos também são uma ótima alternativa para guardar itens e dispor objetos decorativos. O uso dos eletrodomésticos compactos também é uma solução inteligente, especialmente para quem cozinha de forma organizada e em quantidades menores.
Cozinha com ilha ou península: integração e modernidade
O sonho de muita gente é ter uma cozinha com ilha, pois além da estética incrível, a ilha é muito prática para a execução de receitas, e por estar localizada na região central da cozinha, oferece acesso fácil a todos os pontos do cômodo.
Os profissionais da área costumam criar uma integração entre os móveis no entorno da ilha e a bancada central, utilizando revestimentos e materiais que combinem entre si, como mármore e madeira, criando uma atmosfera requintada, prática e bonita. Também é possível conectá-la com a mesa de refeições, delimitando as áreas da cozinha e sala de jantar.
Tanto a ilha quanto a península são bem versáteis, pois podem servir como área de armazenamento, bancada para preparo das refeições, área de alimentação, área molhada ou área quente, e tantas outras alternativas que sua criatividade permita.
Escolha de materiais e acabamentos
Mais uma importante etapa do planejamento da sua cozinha é a escolha dos materiais, revestimentos e acabamentos utilizados no espaço. Vamos conhecer algumas opções bastante utilizadas atualmente:
Bancadas: granito, quartzo, porcelanato ou inox
Para as bancadas, onde normalmente as refeições são preparadas, os materiais escolhidos devem ser mais duráveis, resistentes e de fácil limpeza. As opções mais comuns são o granito, que tem alta resistência a riscos e manchas, quartzo, que é bastante sofisticado e o aço inoxidável, que é de fácil higienização e bastante resistente ao calor e ao frio. A madeira também pode ser utilizada, mas exige uma manutenção mais atenciosa e um preparo para resistir a umidade..
Armários: MDF, MDP, vidro ou madeira natural
Os armários podem ser feitos de diferentes materiais, como MDF, MDP, concreto, vidro ou madeira. O MDF e MDP são dois dos mais utilizados, pois possuem um custo mais atrativo que a madeira, são duráveis e versáteis. O MDF pode ser utilizado preferencialmente em móveis retos, e o MDP funciona bem em superfícies arredondadas.
O concreto é bastante durável e não precisa de tratamento para ser utilizado. A madeira produz um visual muito bonito, mas precisa de tratamento especial contra umidade e possui um valor elevado. O vidro também é bastante utilizado nas cozinhas, principalmente nas portas, o que facilita bastante a visualização do que está no interior dos móveis e é bem fácil de limpar.
Revestimentos: piso, parede e backsplash
Os materiais mais utilizados para pisos e paredes são a cerâmica, que é bastante clássica e resistente, e o porcelanato, cujo visual moderno aliado à resistência oferece uma ótima alternativa. As pastilhas também oferecem versatilidade e a possibilidade do uso de diferentes cores tanto no piso quanto nas paredes da cozinha.
O mármore estético também é bem popular em cozinhas pelo visual bonito, mas requer um pouco mais de cuidados. Os tijolinhos têm um visual mais rústico, e o cimento queimado pode deixar o ambiente com uma pegada mais moderna, mas também precisa de cuidados para evitar manchas.
O ideal é que sejam escolhidos materiais que tenham maior resistência à água, sejam fáceis de higienizar, duráveis, e de boa qualidade, para que não absorvam respingos de comidas e ingredientes e deteriorem ou manchem.
Sustentabilidade e materiais eco-friendly
A questão da sustentabilidade está cada vez mais presente em todos os mercados, desde a construção civil ao de móveis e eletroeletrônicos. Os materiais ecológicos já são uma realidade em diversas empresas, e muitos clientes optam pelo uso deles, mesmo que seu custo ainda seja um pouco mais alto.
Integração de tecnologia na cozinha
Mais uma forma de conquistar uma cozinha moderna e funcional é através do uso de tecnologia. Seguem algumas dicas:
Eletrodomésticos inteligentes
Os eletrodomésticos inteligentes também começam a se popularizar, pois além da redução no consumo de energia e consequentemente no impacto ambiental, eles ainda possibilitam maior controle sobre a qualidade de armazenamento dos alimentos e seu preparo.
Soluções automatizadas e IoT
Os usos dos eletrodomésticos inteligentes pode ser potencializado com as soluções tecnológicas ideais para o controle do funcionamento deles. Controlar a temperatura, o momento de ligar e desligar, programar funções, entre outras facilidades que os novos aparelhos estão trazendo.
Planejamento de tomadas, carregadores e conexões
No planejamento da sua cozinha também é importante estabelecer os melhores locais para a instalação e a quantidade necessárias de tomadas, a compatibilidade dos carregadores com os aparelhos já existentes, e uma conexão que permita operar tudo sem nenhum tipo de problema.