Decoração Industrial: Dicas práticas para apartamento
Se você está planejando fazer uma decoração industrial na sua casa ou em qualquer um dos cômodos, saiba que estamos aqui para ajudar você tanto no planejamento quanto na execução do projeto. Com elementos que são fáceis de achar, é possível transformar sua casa ou até mesmo um único cômodo e deixá-lo com o estilo industrial e vamos te mostrar como.
Mesmo alguns bons anos depois de surgir no mercado de décor, o estilo industrial ainda tem uma grande leva de fãs, que curtem o ar meio fábrica, que se utiliza de peças super modernas e de outras um pouco mais antigas e rústicas, garantindo uma pegada urbana e despojada aos ambientes.
Para que possa iniciar o seu projeto com muito mais informações e ideias, vamos contar um pouco mais sobre esse estilo. Você vai descobrir como é, onde foi o seu início, que tipo de itens podem e não podem ser usados na decoração industrial, e também falar sobre sua renovação através dos anos.
O que é decoração industrial?
A decoração de estilo industrial já existe há mais de 50 anos, mas segue sendo tendência mesmo tanto tempo depois. Sua proposta é conceitual e ao mesmo tempo moderna, já que utiliza peças vintage em meio a outras super descoladas. O lema desse estilo de decoração, assim como no minimalismo, é o “menos é mais”.
Prioriza-se áreas amplas, sem excesso de móveis ou objetos de decoração, com encanamentos e tubulações aparentes. Muito cimento queimado, concreto, tijolos, madeira de demolição, vidros, metais, cores básicas e neutras. O excesso é condenado, e sua pegada de reaproveitamento é mais atual do que nunca, já que não estimula o consumo de peças rebuscadas, novas ou que sejam ecologicamente incorretas.
Com o surgimento da decoração industrial, os profissionais da área pesquisaram e começaram a apostar em novas texturas, cores, peças e acabamentos que trouxessem um ar urbano chic, e que se assemelhasse às peças usadas no começo do estilo industrial de decoração. Como por exemplo papel de parede que imita tijolos, tintas com efeito de cimento queimado, revestimentos de madeira antiga, entre outras técnicas e peças criadas mais recentemente para compor um ambiente no estilo industrial.
A história da decoração industrial
Como dito acima, a pegada de fábrica tem explicação. A decoração industrial começou a ser reconhecida e difundida nos anos 70 em Nova Iorque, pois o fechamento de fábricas depois da quebra da bolsa em 1929 nos Estados Unidos devido a Segunda Guerra Mundial deixou muitas indústrias inoperantes e vazias.
Nessa mesma época aconteceu um crescimento populacional, que impactou no valor das moradias. Mas, os americanos mais descolados acabaram por aproveitar a estrutura original desses espaços que foram fechados e acabaram por transformar suas construções originais em moradias, que passaram a ser conhecidas como lofts. Muitas ficavam em áreas nobres, e quase todas viraram casas ou estúdios para os artistas da época.
Já que muito do que já havia no espaço era reaproveitado e mantido pelos novos proprietários e inquilinos, a mistura entre o vintage e o contemporâneo, com estruturas aparentes em amplos espaços, angariou vários seguidores e logo ganhou o mundo.
Dentro de um projeto de decoração industrial não podem faltar elementos estruturais como canos e tubulações aparentes, metal, madeira reaproveitada, tijolos, concreto, vidro e toda a sorte de materiais e mobiliário reaproveitados.
Leia mais:
Tendências de decoração 2024: inspire-se e crie ambientes únicos
Tamanho de apartamento: saiba como escolher o ideal para você
Como aplicar a decoração industrial em diferentes cômodos:
Agora vamos dar algumas dicas de como utilizar a decoração industrial na sua sala, quarto, e em outros cômodos da casa:
Sala de estar
As paletas de cores da decoração industrial não variam muito, são sóbrias, neutras, próximas ao estilo rústico, com tonalidades terrosas e de cinza.
Como nos lofts, o ideal é fazer a integração dos ambientes, com o mesmo tipo de piso e paredes, para dar sensação de amplitude. Utilizar madeira de demolição, metal, vidro, e abusar de peças vintage. Priorizar iluminação natural, se possível com portas e janelas bem amplas. Tecidos naturais, como algodão, linho e lã. Evite o excesso de objetos, mas, por outro lado, utilizar uma peça de cor viva pode trazer um contraste interessante ao ambiente.
Cozinha
Como na decoração industrial é comum ver elementos expostos, as vigas e canos podem ser pintados com cores metalizadas ou claras. Utilizar madeira para armários e revestimentos, ou pintar os móveis de ferro de preto ou cinza foscos. Manter essa mesma linha em eletrodomésticos, cinza, inox ou preto. O piso de cimento queimado ou concreto combina perfeitamente com esse estilo. Uma bancada em concreto polido, e deixar em exposição apenas peças fundamentais para o uso diário. A integração da cozinha com a sala de jantar e a sala de estar são uma tendência muito presente na decoração industrial.
Quarto
Mais uma vez a máxima menos é mais deve ser respeitada.
Dê preferência a camas de madeira reutilizada ou com sua estrutura de metal. Nas paredes o estilo pede cores sóbrias, tijolos aparentes ou como opção um papel de parede que imite esse estilo. A iluminação natural é muito valorizada, busque usar luminárias e pendentes de estilo moderno ou vintage. Roupas de cama e de banho com tecidos de origem natural, em cores sóbrias. Para quebrar um pouco a sobriedade dos tons, um objeto de cor mais viva pode ser utilizado.
Vantagens da decoração industrial
São muitas as vantagens de utilizar o estilo industrial na sua decoração. Na atualidade a tendência de sustentabilidade está cada vez mais presente nas casas, e esse tipo de estilo preza por móveis reaproveitados e com estilo um pouco mais rústico, e consequentemente mais resistentes e duráveis. Por ter uma pegada mais clean, não será necessário investir tanto em objetos decorativos ou em peças mais caras. Lembre-se que na decoração industrial os espaços costumam ser mais vazios, com itens funcionais.
E mesmo com o passar dos anos o estilo se mantém firme, contemporâneo, e segue deixando casas e escritórios muito bonitos, e funcionais.
Apesar do estilo industrial ser mais rústico, consegue ser ao mesmo tempo elegante, sóbrio e combina com todos os tamanhos de cômodos, e todos os tipos de personalidades.