Como criar um jardim vertical encantador em seu apartamento
Não há quem não se encante ao chegar num ambiente cheio de plantas, flores, ou até mesmo uma hortinha, né? As plantas dão vida a qualquer lugar, e não é porque vive em um apartamento que precisa se privar de ter um espaço verde em casa.
Aqui vamos trazer algumas sugestões e dicas de como ter um lugar cheio de verde e dar aquela repaginada no seu apartamento sem a necessidade de abrir mão de um espaço que poderia ser utilizado de outra forma.
Agora, mãos à terra!
Escolha o local ideal para seu jardim vertical
O primeiro passo é definir em que parede será possível montar seu jardim vertical. Algumas considerações precisam ser feitas. Para quem tem varanda, essa será definitivamente a melhor opção, por vários motivos. Utilizar a parede, poder pendurar vasos fazendo furos e não ter problema com a hora de regar suas plantinhas, tudo isso facilita bastante na hora dos cuidados.
Mas, quem não tem varanda, pode se utilizar de outros recursos, como uma estante, por exemplo, ou uma cerca viva. Podemos também pensar em prateleiras verticais ou pendentes de teto. Escadas antigas de madeira fazem sucesso como suporte para plantas. Mas, é possível fazer um mix dessas estruturas dependendo do espaço que pretende ocupar com seu jardim interno. Até mesmo de pallets seu jardim vertical pode ser feito, em estado natural ou lixado e com um bom prime para proteger da água.
A escolha das plantas
Se você não possui conhecimento especializado no assunto, a melhor abordagem é buscar orientação junto a especialistas. Paisagistas ou proprietários de lojas de plantas podem ser de grande auxílio nesse momento, pois são capazes de recomendar as melhores opções para o local onde você pretende criar seu jardim.
É importante lembrar que as plantas possuem necessidades diversas. Algumas requerem exposição ao sol, enquanto outras devem ser protegidas do sol, do frio, da chuva ou do vento. Além disso, é fundamental considerar fatores como a frequência de rega, o uso de solo adubado e a possibilidade de decorar com pedras específicas.
Montando seu jardim vertical
Após escolher o local e as estruturas a serem utilizadas na montagem do seu jardim vertical, chegou a hora de botar a mão na massa, madeira, pregos e terra, claro!
Vamos aos itens indispensáveis para seu jardim vertical vingar e ficar super bonito.
Escolha e preparação do suporte
Dependendo do tipo de suporte eleito, serão necessárias algumas adaptações para sua colocação e montagem. Prateleiras em diferentes alturas e paredes, estantes em declive ou em formato triangular, treliças, grades fixadas à parede com vasos pendurados nelas por ganchos, tubos de pvc, ripas de madeira, ou uma super prateleira para criação de um jardim suspenso, com plantas com caimento bonito e variado. Enfim, o céu e sua imaginação são o limite para a preparação da estrutura.
Com relação aos recipientes das plantinhas, caso resolva optar por algo mais rústico que vasos, as garrafas pets e potes plásticos também servem perfeitamente para plantar suas mudinhas. E o meio ambiente agradece todo e qualquer tipo de reutilização.
Preparo do substrato
É fundamental ter uma terra de qualidade, com todos os nutrientes necessários para o crescimento e cultivo das plantas. Cada tipo de planta requer um cuidado diferenciado com a terra onde será plantada. Usar terra vegetal (chamada de turfa) que é cheia de matéria orgânica é uma das melhores opções. Muitas pessoas optaram por fazer a compostagem do seu lixo orgânico, então com seus materiais derivados, não faltarão elementos para manter suas plantas super saudáveis. Mas, se não é esse o seu caso, convém ter em casa alguns tipos de produtos que farão toda a diferença no seu jardim.
- Vermiculita, um mineral que misturado à terra vai deixá-la mais forte e saudável.
- Terra de diatomáceas, para prevenção de pragas
- Sulfato de magnésio, para ajudar na formação da clorofila
- Sulfato de cálcio, que deixará a terra mais fofa, evitando seu compactamento e consequente esmagamento de raízes e plantas
Leia também:
Pisos para cozinha: como escolher? Confira os mais indicados
Dicas para escolher cortinas que complementam seu apartamento
Irrigação e iluminação das plantas
Como dissemos anteriormente, se você não conhece a fundo o assunto, vale recorrer a especialistas para não molhar de menos ou demais suas plantinhas e acabar por matá-las. Profissionais vão poder dar todo tipo de informações necessárias para que seu jardim cresça, floresça e fique indo. Existem no mercado vasinhos que irrigam automaticamente as plantinhas, é prático? Sim. Mas o gostoso mesmo é poder acompanhar e mexer no seu jardim diariamente.
E também no quesito profissionais, os paisagistas podem criar um projeto de iluminação especialmente para seu jardim vertical de forma que o calor das lâmpadas não danifique as plantinhas, e que as luzes criem lindos efeitos, aproveitando os melhores ângulos.
Outras dicas para tornar o jardim vertical mais encantador
Plantas em casa além de beleza, trazem boa energia, diminuem o calor e ainda ajudam a filtrar o ar. Um sucesso absoluto.
Mas há quem não tenha possibilidade de manter em casa plantas de verdade e queira ter esse efeito de jardim em casa. O mercado atualmente oferece opções de plantas artificiais que se assemelham tanto às naturais que só tocando é possível descobrir a diferença entre elas.
Procure montar uma combinação de cores e texturas no ambiente do seu jardim vertical. Paredes, materiais de suporte e vasos em combinação com as cores e texturas das plantas, podem criar um ambiente muito mais bonito e aconchegante.
Verde é vida, ajuda a melhorar o calor, a diminuir alergias, dá privacidade e embeleza qualquer espaço!