Qualidade de vida em 5 bairros da zona sul
Você sabe onde fica a Zona Sul de São Paulo? E quais são os bairros que compõem essa região? Não?
Pois bem, nesse texto vamos contar um pouco mais sobre alguns bairros interessantes da Zona Sul. E temos certeza que quando visitá-los, você vai se encantar com as possibilidades que cada um deles oferece e a praticidade e conforto que pode ser sua vida ao morar em qualquer um deles. Vamos lá!
A zona Sul de São Paulo é bem grande, a maior de todas as regiões, e possui muitas opções de lazer, educação, entretenimento, cultura e áreas verdes.
Para que você conheça mais sobre essa região, elegemos cinco bairros com características incríveis e que proporcionam o que há de melhor aos seus moradores.
Cinco bairros da Zona Sul de São Paulo que você precisa conhecer
Esses bairros abaixo são bastante conhecidos por quem frequenta a Zona Sul da cidade, e pela quantidade de serviços e comércios neles disponíveis. Confira!
Ipiranga
Para quem nunca foi e só ouviu falar, o bairro do Ipiranga é em sua maioria residencial, além de ser um dos mais antigos de São Paulo. Por ter um importante papel no contexto histórico brasileiro, é um bairro muito visitado, já que lá se encontram o Museu do Ipiranga, o Parque da Independência, além do Museu de Zoologia da USP - Universidade de São Paulo.
Além disso, há uma grande oferta de comércios e serviços que atendem toda a família, shoppings, mercados, opções de lazer, áreas verdes, transporte público abundante, proximidade a grandes avenidas, academias, instituições de ensino, e locais de alimentação dos mais variados tipos, bem como uma vida noturna interessante. Nesse bairro da zona sul de São Paulo é possível encontrar, também, condomínios de alto padrão já prontos e alguns em construção.
Chácara Klabin
A Chácara Klabin é uma área relativamente nova na cidade. Ainda assim, conta com uma infraestrutura digna de bairros bem mais antigos. Com acesso rápido a regiões como Vila Mariana, Paraíso e Ipiranga, possui transporte público suficiente para atender a demanda de moradores e trabalhadores do bairro.
Mesmo sendo majoritariamente residencial, o bairro possui edifícios comerciais e recebe cada vez mais empreendedores interessados na ótima vizinhança e qualidade de vida.
Confira apartamentos incríveis na região:
Cursino
Situado próximo ao Centro, Vila Mariana e do Ipiranga, o bairro do Cursino teve seu início no fim do século XIX e possui muitas áreas verdes, ruas arborizadas, indústrias e comércios. Além de bares e restaurantes, aos arredores do bairro se localiza o Zoológico de São Paulo e o Zoo Safári.
Esses dois complexos reúnem muitos visitantes que agitam bastante a vizinhança e fazem a felicidade dos comerciantes do bairro. No bairro é possível encontrar diversas construções em diferentes fases, das que estão iniciando as que estão praticamente finalizadas.
Saúde
A Saúde se localiza estrategicamente próximo a bairros importantes, como Campo Belo, Vila Mariana e Jardins. Esse é um dos bairros da Zona Sul de São Paulo que possui ampla rede de serviços e vasto comércio, além da alta qualidade de vida do local.
Considerado uma área residencial, a Saúde oferece ruas arborizadas e lá fica a Biblioteca Pública Amadeu Amaral, com mais de trinta mil exemplares à disposição do grande público. Possui transporte público capaz de atender bem tanto moradores como quem vai até o bairro trabalhar. Esse é um bairro de classe média, um dos mais buscados para viver em toda a Zona Sul de São Paulo.
Vila Mariana
Conhecida como reduto boêmio de São Paulo, a Vila é muito mais que isso! Lá se encontra o mais famoso parque da cidade, o Ibirapuera, um paraíso verde, o pulmão de São Paulo.
Além de ser uma área com uma boa oferta de transportes públicos, o bairro possui ampla rede de comércio e serviços, e é muito procurado para compra e locação de imóveis residenciais. A Vila recebe todo o tipo de visitantes, dos que querem maior contato com a natureza aos que estão em busca de diversão. Não se engane, suas ruas são arborizadas e mesmo em meio a um grande número de estabelecimentos, o local é muito agradável e adorado por seus moradores e frequentadores.
Saiba tudo sobre o bairro: O que fazer na Vila Mariana
Infraestrutura e serviços nesse pedaço da Zona Sul de São Paulo
Para quem se locomove de transporte urbano, bicicleta ou de carro, a localização é muito boa. Na hora de fazer suas compras, marcar médicos e exames, ou mesmo se você vai frequentar instituições de ensino, esses bairros da Zona Sul de São Paulo vão te atender muito bem, como veremos abaixo:
Metrô e linhas de trem
Próximo ao Ipiranga ficam as estações de metrô Alto do Ipiranga, Sacomã e Santos-Imigrantes e uma linha da CPTM. Já na Chácara Klabin fica a estação do metrô que recebe o nome do bairro e diversas paradas de ônibus.
Enquanto na Saúde é possível encontrar as estações Praça da Árvore, São Judas e a Saúde-Ultrafarma. E, por último, a Vila Mariana conta com as estações de metrô Vila Mariana, Ana Rosa e ainda tem a estação Paraíso próxima.
Grandes Avenidas
A Rodovia Anchieta fica próxima ao Ipiranga e ela é quem leva a Baixada Santista e ao Porto de Santos, além de vários outros destinos procurados por quem mora na capital, como o Rodoanel. A Imigrantes também passa pela Zona Sul da cidade, bem como às Avenidas Paulista, Ibirapuera, Lins de Vasconcelos, 23 de Maio, Ricardo Jafet, do Cursino, entre outras de igual importância.
Muitos hipermercados
Temos vários mercados e hortifrutis nos bairros da Zona Sul da cidade, como o Extra que possui diversas filiais espalhadas pela região, Pão de Açúcar, Carrefour, Dia, Hirota e Compre Bem.
Hospitais reconhecidos
Nessas regiões, ficam diversos hospitais conhecidos, como os Hospitais São Camilo, Dom Alvarenga, Albert Einstein e o Hospital Sírio-Libanês. Além destes, quem mora em um bairro da Zona Sul de São Paulo também vai poder contar com os Hospitais Bosque Saúde, Sancta Maggiore Paris e Maternidade Sepaco, bem como clínicas e consultórios das mais diversas especialidades.
Ciclovias
Nos domingos as ciclofaixas são liberadas para os ciclistas e chegam a quase 115 km de extensão. Mas nos outros dias as ciclovias da capital são um meio de transporte limpo, gratuito, que promovem bem estar e desafogam as ruas e avenidas. São quase 700 km de ciclovias e a intenção é mais que dobrar esse tamanho até 2028 de acordo com as informações fornecidas no site da prefeitura.
Horta Comunitária
No bairro da Saúde se localiza uma grande e muito bem cuidada horta comunitária. Ela provê alimentos livres de pesticidas para moradores da capital e também produz Pancs, plantas alimentícias não convencionais.
No Ipiranga também temos a Urban Farm, ou fazenda urbana, que produz mais de 600 toneladas de alimentos orgânicos e incentiva através de seus projetos o consumo de insumos agrícolas livre de agrotóxicos e o bem estar da população ao manipular plantas e alimentos diretamente em contato com a terra.
Educação
A Zona Sul de São Paulo é bem provida de instituições de ensino, como o Lycée Pasteur, Max School, Marista Arquidiocesano, Luterano, Santa Amália, Objetivo, Ross, Dom Pedro, Vértice, Bandeirantes, Eduque, Monteiro e cursinho Etapa. Além disso, ótimas Instituições de ensino superior estão localizadas em bairros da Zona Sul de São Paulo, como a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Anhanguera, FAPCOM, Anhembi Morumbi, São Judas, Unifesp e a Belas Artes. Diversos estabelecimentos da região também oferecem cursos e creches.
Áreas verdes na Zona Sul de São Paulo
Confira a seguir algumas dicas para aproveitar espaços verdes na Zona Sul da cidade:
Parque da Aclimação
Lá se encontra a Biblioteca do Meio Ambiente, parque que conta com mais de 100 mil m² de muito verde, quadras, pista para caminhada, playground, um lago muito bonito, e muito espaço para prática de atividades físicas ou somente para relaxar e apreciar a vista.
Parcão (para pets)
Um espaço muito bacana para levar seus pets para brincar e se exercitar. Localizado na Chácara Klabin, o Parcão é ponto de encontro de tutores de cães e adestradores, e possui espaços para exercícios e playground.
Saiba mais: 8 Bairros de São Paulo ideais para viver com seu animal de estimação
Parque da Independência
Localizado no bairro do Ipiranga, o parque foi construído no local onde se deu o grito de independência e em razão disso lá se encontra o Monumento à Independência e também o Museu do Ipiranga. O espaço oferece aos visitantes local para prática de exercícios físicos, área de lazer, uma vista de tirar o fôlego e um pouco da história do nosso país.
Parque Zoológico de São Paulo
O Zoo é o maior do país, e possui mais de 800 mil m² de área. Ele abriga centenas de espécies da fauna e alguns animais em extinção. É um programa para todas as idades.
Jardim Botânico
Um dos mais bonitos do Brasil, o Jardim Botânico de São Paulo é um oásis em meio a selva de pedra. Com centenas de espécies da flora brasileira e algumas de outros países, o Jardim Botânico abriga o Instituto de Botânica e o Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues, com rico acervo sobre nossas matas e florestas, e também sobre os biomas brasileiros.
Parque dos Dinossauros
Localizado dentro do Zoológico de São Paulo, o parque mostra espécies de dinossauros em tamanho real, e alguns se movimentam e emitem sons. As crianças de todas as idades ficam impressionadas e se jogam nas atividades propiciadas pelo local. Com salas de cinema e brinquedos, o parque vende seus ingressos no próprio Zoo ou pelo site.
Parque Ibirapuera
O coração verde da cidade pulsa no bairro Vila Mariana, e recebe todo o tipo de visitantes: os que vão relaxar, praticar atividades físicas, estudar o meio ambiente ou apenas passear com amigos e família.
O Parque Ibirapuera possui muitos locais para visitação, dentre eles o MAM - Museu de Arte Moderna, Jardim de Esculturas, Herbário Municipal, Pavilhão Japonês, parquinhos, espaços para prática de atividades físicas, Bienal de São Paulo, Museu Afro Brasil e a ciclofaixa, que é uma excelente forma de conhecer melhor o parque em quase toda a sua extensão.
Continue se informando:
Descubra as Zonas e Bairros de São Paulo e suas características
7 dicas culturais e lazer nos bairros da Zona Sul de São Paulo
Gostou das dicas até agora? Agora vamos de opções culturais nos bairros da Zona Sul de São Paulo:
Museu do Ipiranga
O Museu do Ipiranga foi construído em homenagem à Proclamação da República, e foi inaugurado em 1895. Recebe constantemente grupos escolares durante a semana, e em seu acervo constam documentos textuais, iconográficos e tridimensionais. É uma visita à cultura e história do início do país.
Museu da Zoologia
Gerido pela Universidade de São Paulo, o museu conta com exposições interativas, e possui um dos maiores acervos zoológicos da América Latina. Por lá sempre vão turmas de estudantes, profissionais da área e curiosos. É dedicado ao desenvolvimento do conhecimento da biodiversidade nacional e internacional. Localizado no bairro do Ipiranga, foi fundado em 1969 e busca sempre estar atualizado com o que acontece no mundo.
Aquário de São Paulo
Em 2006 o aquário foi inaugurado, e desde então apresenta ao público trinta tanques com mais de trezentas espécies de animais, pelo que parece um labirinto dentro do mar. O passeio é imperdível.
Centro Cultural de São Paulo
O CCSP funciona há mais de 40 anos e oferece ao seu público mostras, exposições, oficinas, cursos e uma vasta coleção de artes. Localiza-se na Zona Sul de São Paulo e é ponto de encontro de artistas de todas as gerações. Fala a linguagem cultural dos guetos aos mais nobres espaços de arte. Uma visita sensorial e lúdica.
Parque Modernista
Sede da Casa Modernista, o parque de mesmo nome foi construído em 1928 e serviu de casa para o arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik. Ina Klabin fez o projeto de paisagismo dos jardins da Casa, e o local abre para visitação de terça a domingo. Fica na Vila Mariana e também é sede de grupos de escotismo.
Parque das Bicicletas
Um espaço verde com mais de 44 mil m² de espaço, o parque oferece além de área para pedalar, locais para práticas de esportes e lazer. Apesar de ficar numa região extremamente urbana, as visitas são sempre altas. Dentro do complexo também ficam a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) e o Clube Escola Ibirapuera.
Cinemateca
Localizada na Vila Mariana, a Cinemateca é um espaço plural, que recebe diariamente um público que pode, além de assistir os filmes e documentários exibidos, relaxar no seu café, pesquisar no acervo, passear pelos jardins e utilizar sua biblioteca. É um dos espaços culturais mais efervescentes da cidade, e se mantém atualizado com o que há de melhor da sétima arte.
Vida noturna e restaurantes na Zona Sul de SP: Guia atualizado
Na Vila Mariana, um lugar aclamado pelos moradores de São Paulo como sinônimo de bons bares e restaurantes, fica o Puleiro Galeteria e Pizzaria. No bairro é possível encontrar uma grande variedade de pizzas e petiscos, e galeto de comer chorando, além do chopp gelado..
O Bar do Nico, no Ipiranga, é quase uma instituição do local, já que serve há mais de vinte anos seus petiscos, muito apreciados pela vizinhança. Instalado num casarão muito charmoso, tem uma das vistas mais legais do bairro!
Uma hamburgueria fundada em 1969, local tradicional de encontro para lanches e um bom papo. Assim é o Osnir Hamburgueria, que entrega sanduíches artesanalmente preparados, lá na Vila Mariana.
O Klabin Empório dos Pães é muito recomendado para comprar pães, pizzas, frios, guloseimas diversas e também oferece refeições com um buffet muito variado Como diz o nome, fica na Chácara Klabin.
O restaurante Feijão de Corda na Cursino é tradicional e serve pratos típicos do nordeste, com pitadas do sudeste. Frequentado pela vizinhança, e por moradores de toda a cidade.
No Botequim Saúde é possível comer e beber enquanto grupos de samba se apresentam. Uma ótima pedida para quem quer comer e gastar energia dançando!
Para encerrar, há brilho, segurança, diversão e luz nos bairros da Zona Sul paulistana, e você não pode ficar de fora!