O que fazer na Vila Mariana: Dicas atualizadas
Não há um paulista que não tenha alguma dica sobre o que fazer na Vila Mariana. O bairro é uma das regiões mais cosmopolitas da cidade, e pode surpreender até mesmo os moradores locais. Muita gente que vem de fora do estado também frequenta o bairro boêmio e vibrante, mas com tantas opções pode ficar difícil escolher o que fazer por lá.
E você? Conhece a região? Sabe o que fazer na Vila Mariana? Não? Não se preocupe, pois chegamos para te contar um pouco mais sobre um dos bairros mais queridinhos e completos da capital de São Paulo, com dicas super atuais e as novidades da região!
Confira a seguir toda a diversidade e versatilidade que há por lá, anote as dicas culturais e gastronômicas super atualizadas e veja como aproveitar o dia e a noite na Vila Mariana, com um roteiro completo de como chegar e se locomover pelo bairro. Vamos ao guia do que fazer na Vila Mariana!
O que fazer na Vila Mariana?
Caso não conheça o bairro, existem pontos super famosos que são frequentados por locais e turistas, e aqui você vai descobrir as opções diurnas e noturnas do que fazer na Vila Mariana:
Vila Mariana durante o dia: O que fazer?
A Vila Mariana é majoritariamente residencial, mas mesmo assim oferece aos moradores e visitantes uma série de opções de entretenimento muito interessantes. Para atividades ao ar livre indicamos o famoso Parque Ibirapuera, ou o Parque da Aclimação, que fica no bairro vizinho, mas bem próximo à Vila Mariana. Ambos são muito conhecidos e frequentados para passeios, piqueniques, atividades físicas e culturais. No Ibirapuera, por exemplo, existem opções como o Museu de Arte Moderna e de Arte Contemporânea. Ou seja, essa é uma excelente região para dar aquele passeio ou mesmo se jogar nos esportes.
O que fazer na Vila Mariana a noite?
As dicas acima já trazem ótimas opções para curtir o bairro, mas o que fazer na Vila Mariana a noite? Se você faz parte do grupo que curte um boa vida boêmia, a região pode te oferecer algumas opções bastante atraentes.
O Veloso Bar é um local super descolado, e de acordo com os mais assíduos se você não chegar antes da abertura, já encontra fila. Ah, e eles não fazem reserva, os clientes são acomodados por ordem de chegada. O bar acumula desde 2005 as mais diversas premiações na área da gastronomia paulistana. Destaque merecidíssimo e amplamente divulgado: as coxinhas e caipirinhas do Bar.
Para dar uma balançada, tem o Amadeo Bar Bistrô, com música ao vivo, dois ambientes, e que costuma atrair todo o tipo de público, já que seu repertório é bem eclético.
Conheça os detalhes dos melhores apartamentos da Vila Mariana
Programação cultural e eventos na Vila Mariana
Localizada na zona sul de São Paulo, a Vila Mariana oferece diversas opções culturais para quem está pela região. Como já falado anteriormente, temos o Museu de Arte Contemporânea, o Mac, que além do acervo fixo, sempre conta com exposições nacionais e internacionais no catálogo.
Outra visita muito interessante quando pensamos no que fazer na região da Vila Mariana é o Museu Lasar Segall. Além de expôr as mais diversas obras do artista, o museu ainda oferece cursos variados e sessões de cinema. Por lá ainda podemos visitar o MUBA - Museu de Belas Artes e o Museu do Instituto Biológico.
Na parte cênica, temos os teatros FECAP, João Caetano e no complexo do SESC há teatros e salas de cinema. Há também a Cinemateca Brasileira, cujo acervo é um dos maiores da América Latina.
Pelo bairro, em parques e praças, ainda é possível participar de feiras, exposições, e também visitar a Casa Modernista e a Casa de Cultura Chico Science. Em resumo, a Vila Mariana não deixa a desejar!
Gastronomia local
Para repor os gastos calóricos depois dessa maratona, não tem como pensar no que fazer na Vila Mariana e não pensar em gastronomia! No bairro é possível encontrar todos os tipos de culinária, para todos os tipos de bolso. São tantas opções que fica até difícil escolher algumas, mas vamos lá.
A Taverna Medieval é um local temático, onde você é atendido por garçons caracterizados, que costumam chamar a clientela de milady e milord. Além das delícias com inspiração na Idade Média, lá você encontra games, RPG, arco e flecha e baladinhas nas sextas e sábados com músicas antigas.
Já no Don Pancho é um dos restaurantes da Vila Mariana que agrada muito os fãs de comida mexicana, que vão à loucura com o cardápio variado. Muitas tequilas, fajitas e nachos!
Saiba mais: Os melhores sabores da Vila Mariana em 10 dicas!
Vila Mariana e turismo: Pontos turísticos imperdíveis
Para ter uma experiência bacana, passar um dia pelo bairro é o mínimo exigido para dizer que teve pelo menos um pouquinho de contato com a Vila. Dar um passeio no Parque do Ibirapuera, visitar um museu (são muitos, por isso um dia é pouco!), pegar um cineminha no SESC ou na Cinemateca, tomar um chopp no Veloso, curtir uma música no Amadeo, visitar uma mostra na Casa Modernista, enfim, são tantas possibilidades de roteiros que quando você menos esperar vai querer se mudar para lá!
Leia também:
Por que morar na Vila Mariana? Os principais motivos que fazem o bairro ser amado por todos
Os bairros mais buscados por quem procura imóveis em São Paulo
Experiência local: Dicas para fugir do básico
Apesar de ser um bairro majoritariamente residencial, há muito o que fazer na Vila Mariana. E não é só de pontos turísticos ou mais conhecidos que estamos falando. Efervescente cenário cultural da cidade, a Vila é um dos bairros conhecidos pelos diversos bares e restaurantes de renome da capital. Suas ruas arborizadas convidam a um passeio e a explorar melhor o bairro.
Não deixe de dar uma volta pelo Parque do Ibirapuera e aproveitar bem suas instalações, é passeio para mais de um dia se realmente quiser conhecer tudo. Caso queira partir para comprinhas é só dar um pulo no Shopping Metrô Santa Cruz. Ainda dá para aproveitar e curtir os restaurantes e cafés por lá.
Se precisa abastecer a geladeira e a dispensa, tem diversos supermercados na região. Mas aí vai um aviso: o bairro conta com várias feiras livres em variados dias da semana, incluindo feiras de orgânicos, tudo fresquinho.
Além disso, os moradores costumam caminhar bastante pelas ruas do bairro, mas o transporte público é bem servido. Por lá você encontra várias linhas de ônibus, e três de metro (azul, verde e lilás), ou seja, é fácil entrar e sair da Vila Mariana.