Confira nossos imóveis disponíveis
| Tempo de leitura: 11 min

Descubra as Zonas e Bairros de São Paulo e suas características

Direto ao ponto

| Tempo de leitura: 11 min

Descubra as Zonas e Bairros de São Paulo e suas características

São Paulo é uma capital emocionante, cheia de vida, pessoas de todos os cantos do mundo, muita cultura, gastronomia e história. O lugar mais heterogêneo do país!

Através dos anos, a cidade foi sendo geograficamente dividida, e cada uma dessas pequenas partes tem suas particularidades. Você sabe como se originaram as zonas e bairros de São Paulo? Sabe quais são? Não?

Então agora vamos te contar um pouquinho mais sobre as curiosidades e o passado, nem tão distante, dessa metrópole que foi dividida pelas mais variadas razões. Vamos aos casos!

Quais Zonas compõem a cidade de São Paulo e seus bairros mais conhecidos

Bem conhecidas e demarcadas geograficamente, as zonas de São Paulo são muito diferentes entre si com suas peculiaridades, abaixo listamos alguns dos principais bairros de cada zona. Confira:

Zona Sul 

Uma das zonas mais queridinhas de São Paulo, abriga boa parte da nata paulistana, e por conta disso, possui ruas famosas por sua gastronomia e pelas lojas de luxo famosas pelo mundo afora. Além de ser uma das maiores zonas da cidade, possui uma variedade de atrações enorme.

  • Jardins – Bairro de altíssimo padrão, com muita área verde e majoritariamente residencial. Os amantes de gastronomia podem sair de lá encantados, já que muitos restaurantes renomados estão no bairro. Possui ótima rede de serviços e segurança constante.
  • Ibirapuera – famoso por abrigar o maior parque de São Paulo, o coração verde da capital. Possui ruas arborizadas, e seus moradores costumam usufruir dos espaços ao ar livre para a prática de exercícios. É considerado um dos bairros nobres da cidade.

  • Vila Mariana – O bairro é majoritariamente residencial, porém conta com uma enorme oferta dos mais variados tipos de serviços, desde armarinhos ou lojas de material de construção. Os moradores raramente precisam sair do bairro quando querem comprar algo, dada a variedade de estabelecimentos que existem por lá. As ruas são arborizadas, e a noite os bares e restaurantes animam a vizinhança
  • Vila Clementino – O bairro é conhecido por abrigar a Cinemateca e o Teatro Popular João Caetano, mas, também por ser muito utilizado para caminhadas em família e com pets nas suas ruas arborizadas.
  • Vila Nova Conceição – Possui IDH compatível ao de países nórdicos! Projetado com muitas áreas verdes para oferecer maior qualidade de vida aos seus moradores e visitantes.
  • Brooklin – Um dos mais nobres bairros da capital, é principalmente residencial, mas também abriga centros empresariais importantes, Lá se encontra a Ponte Estaiada, cartão postal da cidade.
  • Alto da Boa Vista – O Alto da Boa Vista possui um ar bucólico, interiorano. Mas não deixa de oferecer aos seus moradores todas as facilidades para que não precisem se deslocar. Clubes, restaurantes, casas de shows, shoppings e tudo que a classe média alta, predominante no bairro, precisa.
  • Ipiranga – Lá se encontram o Parque da Independência e o Museu do Ipiranga, que recebem muitas pessoas de dentro e de fora da cidade. Conta também com o SESC e o Aquário de São Paulo. Programações imperdíveis!
  • Chácara Klabin – Mais um bairro nobre, com grande oferta de colégios, faculdades e todo tipo de serviços Suas ruas tranquilas possuem grande quantidade de área verde.
  • Nova Klabin – Um bairro tranquilo e residencial, de pouco trânsito, porém com todo o tipo de serviços e alguns edifícios de escritórios. Área nobre da capital, recebe famílias de alto padrão em seus condomínios.
  • Paraíso – Além de ser bem localizado, o bairro oferece aos moradores e visitantes diversos hospitais, variedade gastronômica, construções históricas belíssimas como a Catedral Metropolitana Ortodoxa, e foi escolhido como lar por personalidades, como Zélia Gattai e Fernando Haddad (goste ou não dele!)

Zona Norte 

Dentre os bairros da Zona Norte, os que mais se destacam são:

  • Freguesia do Ó – o bairro, com mais de quatrocentos anos, virou música e foge um pouco das características de São Paulo, já que apresenta um ar mais interiorano. Mas não pense que ele é desprovido de atrações. No Largo da Matriz, famoso ponto de encontro, é cercado por bares e restaurantes que ficam muito movimentados no happy hour e finais de semana. Por lá você pode visitar a Casa de Cultura Salvador Ligabue e acabar a noite na quadra da várias vezes campeã do carnaval, a Sociedade Rosas de Ouro. Programação não vai faltar!
  • Vila Maria – Em 1917 a fundação da Companhia Paulista de Terrenos deu origem ao bairro que hoje é chamado Vila Maria. Em 1920 o progresso se deu início graças ao grande desenvolvimento comercial. Foi muito bem cuidada por Jânio Quadros, que virou prefeito da cidade graças a ajuda dos moradores do bairro. Um local tranquilo, ruas arborizadas, largas, e que oferece grande quantidade de serviços e farto comércio.

Zona Leste 

  • Tatuapé – O bairro conta com teatros, bares, restaurantes, lojas de todos os tipos e muita gente circulando pelas ruas. Efervescência pura!

Zona Oeste 

  • Perdizes – Um bairro residencial de clima bucólico, mas com uma ampla rede de serviços e tudo que seus moradores podem precisar, vão encontrar por lá. Bem servido de transporte público, e próximo a importantes avenidas da cidade.
  • Pinheiros – Apesar de ser considerado um bairro provinciano, com suas casas, vilas e construções antigas, o que não faltam são opções de lazer e baladas. A movimentação nas ruas é constante.
  • Vila Madalena – Conhecido como um dos bairros mais descolados e coloridos da cidade, a Vila Madalena abriga todo o tipo de comércio e de pessoas. Das mais caretinhas aos modernosos. É imprescindível fazer uma visita ao bairro, você vai se encantar.
  • Vila Leopoldina – Não é para menos que a Vila Leopoldina é conhecida por ser a Hollywood Paulistana, já que nos últimos anos sua valorização cresceu muito, e é procurada por famílias de alto padrão para se estabelecerem por lá.O proximidade com vias importantes e a enorme oferta de serviços só contribuem para esse título.
  • Jardim Paulista – Mais um dos nobres bairros da cidade, o Jardim Paulista oferece todo o tipo de serviços e atrações aos seus moradores e visitantes, ou seja, muito movimento pelas ruas, e vida efervescente.

Zona Central 

  • Bela Vista: abriga tanto a classe média alta no Morro dos Ingleses, quanto a classe média no bem famoso bairro do Bixiga, que já foi tema de novelas por suas peculiaridades. Fica bem próximo à Avenida Paulista, e lá se localiza o MASP.
  • Santa Cecília: o bairro, que recebeu esse nome pelo templo construído em homenagem à santa, reúne todas as gerações, e oferece todos os tipos de serviços necessários à sua comunidade. Lá se encontra um dos mais importantes hospitais da cidade, a Santa Casa de Misericórdia, onde fica a FAAP, faculdade de medicina. Através de suas ruas arborizadas é possível chegar ao shopping Pátio Higienópolis, ao Parque Buenos Aires, à praça Rotary ou ao Minhocão. As estações Santa Cecília e Marechal Deodoro do metrô e variadas linhas de ônibus atendem o bairro.
  • Sé: no primeiro bairro da capital foi realizada a sua primeira missa, onde estava José de Anchieta. Foram construídos a Catedral da Sé, o Pateo do Collegio onde fica o marco zero, o Theatro Municipal, Edifício Martinelli, o CCBB, na parte educacional fica a USP, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e o Colégio e Faculdade São Bento. Além de várias atrações como o Terraço Itália, o Edifício Copan, e o Mercado Municipal de São Paulo. A famosa 25 de março, o Terraço Itália, Mirante do Vale, Galeria do Rock, Farol Santander e tantas outras opções de lazer são muito aproveitadas por todos os moradores da cidade, e turistas. No Edifício Matarazzo ficam a sede da Prefeitura e a Bolsa de Valores. A Sé é um dos pontos mais movimentados de São Paulo, e, como vemos acima, motivos não faltam!
  • República: outro distrito da zona leste da cidade, o bairro República forma o Centro Histórico de São Paulo junto com a Sé. As linhas três (vermelha) e quatro (amarela) do metrô servem o bairro, que também conta com diversas paradas de ônibus. Por lá ficam pontos muito conhecidos da cidade, como o Largo do Arouche, a Biblioteca Municipal Marios de Andrade, o Palácio dos Correios, a Praça da República, e as muito conhecidas pela música do Caetano, avenidas Ipiranga e São João. Bem servido de comércio e serviços, o bairro é bem falado por seus moradores.

Principais bairros de cada Zona

Apesar de muito diferentes entre si, algumas zonas de São Paulo possuem bairros com características diametralmente opostas, então listamos abaixo todos os bairros de cada Zona da capital:

Principais bairros da Zona Leste de São Paulo

Aricanduva, Carrão, Vila Formosa, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Ponte Rasa, Guaianases, Lajeado, Itaim Paulista, Vila Curuçá, Itaquera, Cidade Líder, José Bonifácio, Parque do Carmo, Mooca Água Rasa, Belém, Brás, Moóca, Pari, Tatuapé, Penha, Artur Alvim, Cangaíba, Penha, Vila Matilde, São Mateus, São Rafael, São Miguel, Jardim Helena, Vila Jacuí, Sapopemba, Vila Prudente e São Lucas

Principais bairros da Zona Sul de São Paulo

Brooklin, Vila Mariana, Paraíso, Campo Limpo, Capão Redondo, Vila Andrade, Capela do Socorro Cidade Dutra, Grajaú, Socorro, Cidade Ademar, Pedreira, Ipiranga, Sacomã, Jabaquara, M’Boi Mirim, Jardim Ângela, Jardim São Luís, Parelheiros, Marsilac, Santo Amaro, Campo Belo, Campo Grande, Moema, Saúde e Vila Mariana.

Principais bairros da Zona Norte de São Paulo

Casa Verde, Cachoeirinha, Limão, Brasilândia, Freguesia do Ó, Jaçanã, Tremembé, Perus, Anhanguera, Pirituba, Jaraguá, São Domingos, Santana, Tucuruvi, Mandaqui, Vila Maria e Vila Guilherme.

Leia mais:

Como saber se o bairro que está pensando em morar é seguro?

Dicas imperdíveis do que fazer na Zona Sul de São Paulo

Principais bairros da Zona Oeste de São Paulo

Butantã, Morumbi, Raposo Tavares, Rio Pequeno, Vila Sônia, Lapa, Barra Funda, Jaguara, Jaguaré, Perdizes, Vila Leopoldina, Pinheiros, Alto de Pinheiros, Itaim Bibi, Jardim Paulista e Pinheiros.

Principais bairros da Zona Central de São Paulo

Sé, Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Santa Cecília.

Quais são os melhores bairros de São Paulo para morar?

Ao buscar um imóvel, o ideal é que você consiga resolver a vida no próprio bairro. Hospitais, clínicas, consultórios, escolas, universidades, mercados, shoppings, restaurantes, e um alto índice de segurança. 

Se for perto do seu trabalho então, é um sonho. Mas, é importante pesquisar bastante, caminhar pela vizinhança, conversar com moradores e as pessoas que trabalhem no bairro sobre deslocamento, horário de rush, segurança, e as demais questões que lhe forem caras.

Lista com todos os bairros de São Paulo [em ordem alfabética]

  • Água Rasa‎
  • Alto de Pinheiros‎
  • Anhanguera‎
  • Aricanduva‎
  • Artur Alvim‎
  • Barra Funda‎
  • Bela Vista‎
  • Belém‎
  • Bom Retiro‎
  • Brasilândia‎
  • Butantã‎
  • Cachoeirinha‎
  • Cambuci‎
  • Campo Belo‎
  • Campo Grande
  • Campo Limpo‎
  • Cangaíba‎
  • Capão Redondo‎
  • Carrão‎
  • Casa Verde‎
  • Cidade Ademar‎
  • Cidade Dutra‎
  • Cidade Líder‎
  • Cidade Líder‎
  • Cidade Tiradentes‎
  • Consolação‎
  • Cursino‎
  • Ermelino Matarazzo‎
  • Freguesia do Ó‎
  • Grajaú‎
  • Guaianases‎
  • Iguatemi‎
  • Ipiranga‎
  • Itaim Bibi‎
  • Itaim Paulista‎
  • Itaquera‎
  • Jabaquara‎
  • Jaçanã‎
  • Jaguara‎
  • Jaguaré
  • Jaraguá‎
  • Jardim Ângela‎
  • Jardim Helena‎
  • Jardim Paulista‎
  • Jardim São Luís‎
  • Lapa‎
  • Liberdade‎
  • Limão‎
  • Mandaqui‎
  • Marsilac‎
  • Moema‎
  • Mooca‎
  • Morumbi‎
  • Parelheiros‎
  • Pari‎
  • Parque do Carmo‎
  • Penha‎
  • Perdizes‎
  • Pinheiros‎
  • Ponte Rasa‎
  • Raposo Tavares‎
  • República‎
  • Rio Pequeno‎
  • Sacomã‎
  • Santa Cecília
  • Santana‎
  • Santo Amaro‎
  • São Domingos‎
  • São Lucas‎
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista‎
  • São Rafael‎
  • Sapopemba‎
  • Saúde‎
  • Sé‎
  • Tatuapé‎
  • Tremembé‎
  • Tucuruvi
  • Vila Andrade‎
  • Vila Curuçá‎
  • Vila Formosa‎
  • Vila Guilherme‎
  • Vila Jacuí‎
  • Vila Leopoldina‎
  • Vila Maria‎
  • Vila Mariana‎
  • Vila Matilde‎
  • Vila Medeiros‎
  • Vila Prudente‎
  • Vila Sônia‎
escrito por
Nicole Máximo
Formada em Comunicação, com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo. Especialista no mercado imobiliário, é apaixonada por decoração, estilo de vida e tendências, compartilhando dicas para quem quer conhecer mais desse mercado.
Você pode gostar também
Sobre a SETIN