Os 5 melhores parques de São Paulo e os bairros nos seus arredores
Em grandes cidades é bem comum vivermos em meio a muito concreto e asfalto, mas felizmente algumas metrópoles possuem oásis verdes para nos transportar para um mundo mais refrescante, com ar mais limpo e preservado das grandes construções.
Os parques em São Paulo são excelentes opções de lazer, mesmo que seja só durante seu horário de almoço ou até para um piquenique no final de semana. Muitos deles aceitam animais, por isso dá para praticar atividades físicas e passeios acompanhado da família, amigos ou do seu pet.
Neste artigo vamos contar um pouco mais sobre cinco dos principais parques de São Paulo. Falar sobre os inúmeros benefícios que a população que vive e trabalha no seu entorno acaba tendo, das atividades que existem em cada um deles e dos bairros que ficam próximos a eles.
Vantagens de morar perto de parques em São Paulo
Os parques em grandes cidades são áreas muito importantes, já que além de preservarem um espaço verde para os moradores, suas árvores e plantas filtram o ar poluído e auxiliam muitas pessoas que têm problemas respiratórios e crises alérgicas frequentes. Os parques contribuem ativamente para a sustentabilidade, em especial dentro das grandes cidades, como é o caso de São Paulo. Servem também como um espaço de entretenimento, já que muitos possuem museus, centros culturais, ciclovias, pistas de corrida e playground, sendo um convite ao lazer, prática de atividades físicas e passeios ao ar livre.
Os parques funcionam como um local de relaxamento e muitas pessoas tiram sua hora de almoço neles, aproveitando para pegar um pouco de sol e passar um tempinho em um ambiente aberto, com vegetação, ar mais limpo e dar uma relaxada em meio a correria do dia a dia. Muitos vendedores ambulantes e comerciantes tiram seu sustento através do atendimento aos visitantes dos parques, que acabam por consumir diversos itens por lá, de bebidas e comidas a brinquedos e itens temáticos.
Parque Ibirapuera
O Parque do Ibirapuera é considerado o pulmão verde da cidade de São Paulo. É o parque mais visitado da América Latina, e seus 158 hectares oferecem muito mais do que uma área verde, já que seu entorno tem o ar mais limpo do que outros pontos da cidade.
Explorando o Ibirapuera: Atividades e Atrações
Dentro do parque existem atrações que são visitadas não só pelos moradores da cidade, mas também por turistas de dentro e fora do país. Além disso, o Ibirapuera conta também com diversas opções de entretenimento, como o MAM, o Museu de Arte Moderna do Estado de São Paulo.
O Pavilhão Japonês, a Bienal de São Paulo, a OCA, o Museu Afro Brasil, o Herbário Municipal, o Auditório Ibirapuera, o Planetário Professor Aristóteles Orsini e a Escola de Astrofísica também se localizam dentro do Parque do Ibirapuera. Então já sabemos que um dia só de visita não será suficiente para dar conta de conhecer tantas atrações incríveis.
Bairros nos arredores do Parque Ibirapuera
Como o Ibirapuera é bastante extenso, existem vários bairros no seu entorno, e a Setin Incorporadora tem empreendimentos em alguns deles. O Parque se localiza na Vila Mariana, mas no seu entorno ficam os bairros Jardim Lusitânia, Jardim Paulista, Moema, Paraíso e Vila Conceição. Ou seja, os felizes moradores desses bairros podem não só contemplar uma área incrivelmente verde, mas também usufruir do espaço e aproveitar os benefícios que somente quem vive perto de parques tem.
Parque Villa-Lobos
O Villa-Lobos é outro dos parques da cidade de São Paulo, mais um lugar incrível que só proporciona boas coisas e excelentes momentos para seus frequentadores.
Atividades ao Ar Livre no Parque Villa-Lobos
São 732 mil metros quadrados que o Villa-Lobos tem a oferecer aos seus visitantes, e também atrações como o Orquidário Ruth Cardoso, o espaço canino, o Espaço Vida (que promove a distribuição de mudas de plantas), além das ciclovias, espaço para piquenique e a biblioteca.
Bairros próximos ao Villa-Lobos
Localizado no bairro majoritariamente residencial, Alto de Pinheiros, o parque tem no seu entorno outros bairros bastante importantes da cidade. A Lapa, o Butantã, a Vila Leopoldina e o Jaguaré ficam em volta do parque, e seus moradores conseguem aproveitar tudo que viver próximo a um oásis verde oferece. Temperaturas mais amenas, muito entretenimento numa área aberta e um ar mais filtrado, menos poluído.
Jardim Botânico
Quase todas as cidades possuem um Jardim Botânico para chamar de seu, mas, o de São Paulo é um caso à parte, como veremos abaixo:
O que fazer no Jardim Botânico?
Por lá encontramos o Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues, o Palmeto (uma área composta apenas pelas mais importantes palmeiras da nossa flora), o Orquidário DR. Frederico Carlos Hoehne e a Trilha da Nascente, que como diz o nome, termina na nascente do córrego Pirarungáua. Um piquenique no Jardim Botânico é a certeza de um programa incrível! Mas se você não quiser levar comida, tem o Restaurante Bromélia, que serve suas delícias aos visitantes para repor as energias depois do passeio.
Bairros vizinhos ao Jardim Botânico
Os bairros do Ipiranga, Vila Água Funda, Vila Guarani e Sacomã ficam no entorno do Jardim Botânico de São Paulo, e são muito beneficiados com essa proximidade, já que as áreas verdes são responsáveis por filtrar e despoluir o ar, e diminuir a temperatura, deixando o clima mais fresco, e aproveitar esse espaço verde que funciona como um pulmão para os bairros ao seu redor.
Leia Mais:
Zona Sul de São Paulo: Dicas do que fazer em cada bairro
Espaço pet em condomínios: como escolher o ideal para o seu animal?
Parque da Água Branca
Mais um dos grandes parques de São Paulo, o da Água Branca recebe muitos visitantes que usufruem não só da sua área verde, mas das atrações oferecidas. Vamos ver quais são:
O que fazer no Parque da Água Branca?
O parque oferece muito entretenimento, mas é válido informar que o local não aceita pets. O playground encanta crianças e pais, com muitas opções de atividades para os pequenos. O quiosque é bem localizado e conta com mesinhas para que você, sua família e amigos façam seu lanche em um ambiente calmo e relaxante. Os casarões funcionam como palco de diversas oficinas e cursos oferecidos pelo parque e seus parceiros, e os bichinhos que vivem livres são uma atração à parte, e acabam sendo alvo de fotos e do encanto dos visitantes.
Bairro nos arredores do Parque Água Branca
No entorno do Parque da Água Branca em São Paulo ficam os bairros da Lapa, Perdizes, Pompeia e Vila Romana, os sortudos que moram nessas regiões podem desfrutar não só do excelente espaço ao ar livre, mas também das vantagens de morar perto de um parque que funciona como um respiro no meio da metrópole.
Parque da Independência
Como não podia deixar de ser, mencionaremos o Parque da Independência em São Paulo, local que de acordo com menções históricas foi palco da Independência proclamada por Dom Pedro às margens do Rio Ipiranga.
Como aproveitar o tempo no Parque da Independência
O Parque da Independência, na capital paulista, é um espaço plural, já que por lá existem diferentes atividades, capazes de atender os mais diferentes públicos. Começamos com um jardim extenso e muito bem cuidado, que dá acesso ao Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga, e ao Monumento à Independência. O chafariz rende boas fotos quando ligado. Piqueniques são permitidos, mas se você não quiser levar seu lanche, o parque conta com quiosques e lanchonetes que atendem bem o público que quer se refrescar, repor energias e dar uma relaxada. Distante a poucos metros do Museu fica o Córrego do Ipiranga, onde às suas margens foi proclamada a Independência do Brasil. Uma visita animada e cheia de cultura nacional.
Bairros perto do Parque da Independência
Localizado no Ipiranga, os bairros que ficam no entorno do parque são a Mooca, Vila Mariana e Vila Prudente. Mais um grupo de quatro bairros que se beneficiam de viver no entorno de um espaço verde com múltiplas atividades e que ainda conta com um córrego. Perfeito, não é?
Procurando apartamentos próximos aos parques de São Paulo?
A Setin Incorporadora tem uma grande diversidade de imóveis localizados próximos aos parques citados ao longo deste texto que atendem aos mais diversos tipos de perfis, desde solteiros e casais sem filhos a famílias com crianças e pets.
Entre em contato com nossos consultores e conheça as suas possibilidades de morar em um de nossos imóveis próximos a parques em São Paulo.