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Na hora de escolher
3 de Janeiro de 2023.

Descubra como a geração Z escolhe apartamento

Nativos digitais, representantes dessa geração buscam experiências e praticidade no momento de adquirir um imóvel.

 

Fortemente guiada por questões ligadas à experiência e à praticidade, a chamada Geração Z (nascida entre meados dos anos 90 e meados de 2000) já está há algum tempo no mercado de trabalho e, claro, no de consumo. E essas características, a da valorização da experiência e da praticidade (entre outros aspectos), acabam pesando, também, na decisão de compra ou locação do primeiro imóvel.

Nativos Digitais

Tratemos, primeiro, da questão da praticidade. Nativos digitais, os representantes dessa faixa etária tendem a valorizar as operações on-line e suas vantagens na hora de fazer negócios e isso inclui, evidentemente, a compra ou aluguel de imóveis.

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Nesse sentido, aspectos como a facilidade de uma consulta virtual ao imóvel (ou mesmo de agendamento de uma visita presencial), além da praticidade na hora de preencher a documentação para a conclusão de um negócio tendem, também, a ser aspectos valorizados pela geração Z.

A questão da experiência e da praticidade entra, também, no conceito de morar da geração Z. Diferentemente da geração de seus pais (que buscavam um imóvel para a vida toda), os representantes desse grupo tendem a valorizar mais outros aspectos na hora de comprar ou alugar um apartamento.

Tudo à mão

Um dos principais é a localização. O fato de um imóvel estar próximo, por exemplo, de supermercados, restaurantes e, sobretudo, de estações do Metrô ou terminais de ônibus (questão da mobilidade) pode ser um fator determinante na escolha do primeiro apartamento – vale destacar que diversas pesquisas mostram que essa geração tende a valorizar menos que as anteriores a posse de um carro, preferindo gastar com outras questões. Facilidade de acesso e “tudo à mão”, portanto, acabam sendo fatores determinantes na escolha da unidade.

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Ainda seguindo essa mesma linha, tende a pesar na decisão de compra a infraestrutura do empreendimento, o “tudo à mão” literalmente na porta do apartamento. Essa questão passa pela praticidade de o condomínio possuir itens como lavanderia, coworking, uma sala fitness bem equipada, salão de games e bicicletário – de novo, a questão da mobilidade.

No caso da lavanderia compartilhada, aliás, alguns empreendimentos, como o ST Studios Vila Mariana, o Downtown Nova República e o Pamplona Studios possuem parceria com a Omo, com máquinas profissionais e suporte técnico fornecido pela marca de sabão em pó. Tudo em nome da comodidade e, nesse caso, da própria valorização do empreendimento.

Há, ainda, uma opção mais prática, oferecida no empreendimento Klabin Paulista Studios, em parceria com a proptech Yuca, pela qual o interessado tem a possibilidade de alugar o apartamento com tudo (literalmente) pronto e instalado, do mobiliário à Internet.

Região da Paulista para morar

Quando se toma, por exemplo, a cidade de São Paulo, duas das regiões mais valorizadas pela geração Z para a busca de apartamentos (justamente por incorporarem algumas dessas características de boa oferta de serviços e de mobilidade) são as regiões da Paulista e central, que aliam, também, a essa questão, a da diversidade – outro ponto valorizado por muitos representantes da geração.

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É evidente que, em se tratando de um grupo etário bastante amplo, a geração Z é, também, bastante diversa em seus gostos e hábitos de consumo. Mas essas são tendências que acabam norteando as decisões de compra.

A Setin oferece uma série de empreendimentos em regiões como a da Paulista e o Centro, com a praticidade de uma ampla oferta de serviços e fácil acesso a transporte. Por exemplo, o Klabin Paulista Studios (na região da Vergueiro), que possui bicicletário, lavanderia e serviços pay per use. E o Downtown República e Nova República, ambos na região central e que possuem fitness, bicicletário, sala de games e espaço de coworking.