Conceito aberto: Conheça as possibilidades dessa tendência
Os projetos de apartamentos com conceito aberto estão em alta, visto que o aproveitamento do espaço, da iluminação e ventilação naturais são cada vez mais importantes dentro de projetos arquitetônicos e de design de interiores.
Para que os ambientes fiquem cada vez mais fluidos e o trânsito entre os cômodos mais fácil, muitas pessoas optam por plantas com ambientes integrados nos apartamentos e, com isso, podem aproveitar melhor o espaço interno do seu imóvel.
Se você ainda não está familiarizado com o que é o conceito aberto, essa é a sua oportunidade de descobrir do que se trata, saber como esse conceito pode ser posto em prática nos seus ambientes e descobrir um mundo de novas possibilidades.
O que é o conceito aberto em apartamentos?
O conceito aberto já é uma realidade nos novos empreendimentos imobiliários, em especial quando o espaço é reduzido. Mas nem só em apartamentos compactos é possível encontrar essa tendência da arquitetura mundial.
Para melhor compreensão, o conceito aberto significa a integração de ambientes de um imóvel. Como por exemplo, integrar a cozinha e a sala, sem paredes, tudo mais amplo e fluido. Ou mesmo integrar a varanda (sendo ou não gourmet) com a sala. Ou então o escritório (ou home office) com a sala de estar.
O conceito aberto é uma tendência de arquitetura e design de interiores que surgiu nos anos 1960 e 1970, com a popularização dos lofts em Nova Iorque. Como os lofts eram compostos por um grande espaço aberto, muitas vezes divididos por biombos, cortinas, ou estantes vazadas, o conceito aberto deriva dos lofts nova iorquinos, e ganhou o mundo nos anos subsequentes.
Benefícios do conceito aberto em apartamentos
São muitos as vantagens que o conceito aberto de arquitetura de interiores oferece aos seus adeptos, como veremos abaixo:
Maximização do espaço
Derrubando barreiras, e nesse caso paredes, os ambientes integrados ficam visivelmente mais espaçosos, e é mais fácil interagir e transitar por eles. Num apartamento ou casa com medidas reduzidas, o conceito aberto é uma excelente maneira de proporcionar sensação de amplitude a quem está nos ambientes. As palavras de ordem são espaço e interação.
Conexão entre os ambientes
Pense na seguinte situação, você convida os amigos para um petit comitê, e precisa finalizar algumas receitas na cozinha. Com uma casa com conceito aberto, é possível interagir com as pessoas que estão na sala ainda enquanto termina os preparativos na cozinha. Ou então pensemos no momento em que as crianças estão assistindo um TV na sala de estar enquanto é possível preparar as refeições e manter o olho nelas.
Iluminação e ventilação
Uma das grandes vantagens de ter ambientes integrados em casa é a maior circulação de vento, já que não há paredes E também a entrada e alcance da iluminação do seu apartamento, seja natural ou não, no conceito aberto é maior, reduzindo assim a necessidade de um maior consumo de energia elétrica.
Desvantagens do conceito aberto
Mas, para alguns nem tudo são flores. Há quem implique com algumas circunstâncias presentes em apartamentos com conceito aberto. Algumas pessoas reclamam da falta de privacidade para quem está em cômodos interligados. Também há a questão de manter um espaço mais organizado. E ainda tem quem prefira evitar fazer obras para conseguir o conceito aberto entre os diferentes ambientes.
Leia também:
Sala e cozinha em conceito aberto
Mas se você é do time que prefere ambientes interligados como no conceito aberto, uma das sugestões mais frequentes é abrir sala e cozinha. Ou sala e varanda gourmet. Em particular, para apartamentos compactos com conceito aberto o resultado é extremamente vantajoso.
A amplitude que a falta de parede separando os dois ambientes proporciona gera muitas consequências positivas em vários aspectos. Aumenta a área dos dois cômodos quando não há barreiras entre eles, a iluminação necessária para dois cômodos interligados é menor que de dois cômodos fechados. A circulação entre cozinha, sala e ainda entre varanda e sala fica muito mais fácil.
Caso você queira delimitar os ambientes sem o uso de paredes, é possível usar pisos diferentes, cores de paredes em ton sur ton, ou mesmo uma estante aberta, vazada, com vista livre para os dois ambientes. Mas para uma sensação e aparência de amplitude, recomendamos usar revestimentos iguais.
Decoração em apartamento com conceito aberto
Para quem quer aderir ao conceito aberto no seu lar, temos algumas dicas importantes que vão trazer um resultado ainda mais impactante quando você finalizar a decoração dos seus ambientes interligados, de forma a ficarem bonitos e acolhedores.
Para otimizar seu espaço e as vantagens de ter cômodos subsequentes, vale muito usar a mesma paleta de cores e revestimentos para proporcionar um ar de continuidade. Então, como ficamos sem saber onde um começa e o outro termina, torna a sensação de estar num ambiente maior, ainda mais forte.
Dê preferência a móveis planejados e multifuncionais, que tenham várias utilidades. Uma bancada na cozinha com bastante espaço interno para guardar seus utensílios, estante na sala que sirva para um bom aparelho de televisão mas que também tenha espaço para guardar suas coisas de casa, e tenha ponto de luz. O mercado oferece muitos móveis com múltiplas funções, uma tendência para otimizar seus cômodos.
Flexibilidade e versatilidade com o conceito aberto
O conceito aberto ganhou destaque devido a sua simplicidade e funcionalidade. Em lofts, onde os ambientes eram maiores, já fazia sucesso. Mas, atualmente, a realidade nos apresenta apartamentos de proporções menores e, por isso, faz ainda mais, já que é uma excelente alternativa para dar mais fluidez e amplitude ao seu lar.
Para todos os tipos de públicos, para os mais diversos apartamentos, a possibilidade de transformar ambientes em espaços integrados vem se popularizando e muitas construções já entregam seus imóveis com o conceito aberto. Para solteiros, famílias com crianças, casais que recebem visitas com frequência e precisam de interação entre os ambientes.
Para saber mais sobre o conceito aberto basta entrar em contato com os consultores da Setin, e visitar nossos stands ou os apartamentos prontos do nosso portfólio que já apresentam ambientes interligados.