5 fatores que agregam valor ao seu imóvel
No momento de compra ou até mesmo na hora de fazer um investimento, existem alguns pontos que valorizam o seu imóvel e que podem fazer com que ele seja vendido por um valor bem maior futuramente no mercado imobiliário.
Investir em imóveis é um dos investimento mais seguros que existem atualmente. Portanto, ao optar pelo investimento no mercado imobiliário, você pode garantir seus ativos contra oscilações nos setores financeiro e econômico do país.
Porém, antes de mais nada é importante entender o valor do imóvel e os fatores que o afetam para garantir um bom retorno.
As perspectivas para o mercado imobiliário são promissoras e se tornaram mais proeminentes nos últimos anos devido à pandemia. No entanto, ao escolher uma propriedade para investimento, nem sempre os compradores estão cientes dos fatores relacionados ao valor de venda e potencial de valorização.
Sendo assim, o conhecimento sobre esses fatores pode até mesmo dar suporte às recomendações de compra e venda.
Entre estes fatores, podemos citar a localização, segurança e infraestrutura como pontos importantes, práticos e valiosos que devem ser considerados para possíveis vendas.
Porém, estes não são os únicos pontos que afetam a avaliação de um imóvel à venda. A "estética" do apartamento conta muito. Sabendo de fato o que valoriza um imóvel, é possível definir um preço compatível com o mercado e garantir uma boa negociação para ambas as partes.
O que influencia na valorização de um imóvel?
Observe as tendências do mercado e preveja o potencial de revenda de um imóvel, mesmo que o objetivo principal da aquisição seja habitação . Afinal, comprar um imóvel é um investimento de longo prazo e muitas vezes caro.
Por isso, para ter sucesso na negociação, é importante analisar o potencial de valorização do imóvel antes da compra. Nesse sentido, é necessário olhar para vários fatores que afetam o preço deste, confira os principais itens que precisam de atenção.
5 pontos que valorizam o seu imóvel
Se você pensa que é preciso de grandes reformas para aumentar o valor do seu bem, então está muito enganado! Algumas dessas dicas são bem simples, mas acredite, elas podem deixar a sua casa bem mais atrativa.
1 - Localização do seu imóvel
Um dos principais pontos que valorizam o seu imóvel é a localização. Hoje, muitos prezam por garantir a qualidade de vida e, por isso, morar próximo a espaços de lazer, supermercados, padarias, restaurantes, escolas é o que realmente importa. Sendo assim, a localização do seu apartamento pode valorizá-lo e muito.
2 - Infraestrutura e tecnologia
Um dos pontos que podem agregar valor ao seu imóvel é a infraestrutura completa. São muito valiosos os apartamentos que oferecem pontos de energia em locais estratégicos, estruturas com ar condicionado, entre outras opções para um futuro novo morador ajustar-se ao local de acordo com suas necessidades.
Além disso, a tecnologia tem se aprimorado cada vez mais no mundo imobiliário, trazendo inovações, como interfones, portões eletrônicos, elevadores codificados, sistemas de segurança avançados e muito mais. Pontos que são extremamente valorizados uma vez que oferecem ao comprador maior comodidade.
3 - Acabamento de um apartamento
O ser humano é movido pelo visual, e nós sabemos disso. Como diz aquele antigo, mas preciso ditado, a primeira impressão é a que fica.
Uma das primeiras coisas que os potenciais compradores verão na sua casa são as paredes, já que elas naturalmente ocupam bastante espaço no imóvel e, portanto, chamam muita atenção.
Se a pintura estiver razoavelmente nova, vale fazer uma limpeza nas paredes e retocar o que for necessário. Isso dará um aspecto de conservação que pode ajudar na hora de vender os apartamentos em São Paulo.
Porém, caso a pintura já esteja velha, é indispensável pintar novamente as paredes. Antes disso, assegure-se de retirar todo o mofo, caso exista, e também de lixar com cuidado para tirar as imperfeições.
Sendo assim, a diferença que chama a atenção do comprador está nos pequenos detalhes. Uma boa dica é priorizar cores claras e neutras, que aumentam a magnitude do ambiente e são consideradas tendências de decoração moderna.
4 - Manter os móveis pode ser uma boa opção
Vender todos os móveis da sua casa pode não ser o ideal. Em alguns casos, pode valer mais a pena vender o imóvel com tudo dentro ou pelo menos dar essa opção aos interessados, uma vez que eles podem ter dúvidas sobre como decorar um apartamento.
Isso se aplica principalmente aos móveis planejados, que foram montados exclusivamente para aquele imóvel. Além da dificuldade em vendê-los para outra pessoa, deixá-los onde estão pode ser mais lucrativo para a sua venda.
A decoração de apartamento compacto, por exemplo, é bem específica. Se você mora em um apartamento studio e sua decoração foi toda planejada, para maximizar os espaços, então é mais vantajoso você vender o apartamento como ele está, todo mobiliado.
5 - Prepare a documentação com antecedência
Depois de conhecer todo o imóvel e se interessar por ele, é normal não saber como comprar um apartamento sozinho. Por isso, para agilizar o processo e evitar conflitos, é indicado que toda a documentação necessária para a venda do imóvel esteja perfeitamente preparada.
Se você não souber quais são os documentos necessários para tal, peça ajuda para um corretor ou outro especialista na venda de imóveis, pegue um checklist e marque tudo o que já estiver certo.
Assim, depois de ter despertado o interesse de potenciais compradores, a conclusão do negócio poderá ser muito mais simples, prática e rápida, o que é ótimo para todos.
Como é feito o cálculo de valorização de um imóvel?
Agora que você sabe quais fatores podem afetar a avaliação de uma propriedade, é mais fácil entender o custo de uma determinada casa ou apartamento. Para facilitar esse cálculo, existem índices nacionais que podem te ajudar a fazer esse monitoramento.
Índice Composto do Mercado Imobiliário - Comercial (IGMI-C): mede a rentabilidade do mercado imobiliário comercial brasileiro e tem como objetivo retratar a evolução da valorização dos preços dos imóveis comerciais e das receitas no país mais abrangente do país;
Índice Geral de Preços Imobiliários (IGMI-R/Abecip): Mede a rentabilidade dos imóveis comerciais e residenciais por meio dos ativos imobiliários brasileiros.
Surpreenda-se com a valorização do seu imóvel!
Não é de se admirar que o valor do seu apartamentos aumente com todos esses cuidados. Além dessa valorização, os potenciais compradores dificilmente pedirão por grandes descontos, já que tudo estará como novo.
Por isso, antes de começar a procurar por novos compradores, tenha certeza de que tudo está organizado. Assim, vender o imóvel será bem mais fácil do que você imagina!