Os imóveis em São Paulo com fácil acesso ao metrô podem valorizar em até 30%.
Desde que os primeiros vagões de metrô do mundo começaram a circular nos túneis subterrâneos de Londres em janeiro de 1863, ainda movidos a vapor, a vida e a paisagem urbanas nunca mais foram as mesmas. Em todo o mundo, o sistema metroviário não apenas revolucionou o transporte coletivo como tem redesenhado, constantemente, a geografia e a economia das grandes e mais modernas metrópoles em torno da construção e da expansão das linhas e estações do metrô. Nos bairros próximos a elas, negócios florescem e cresce a procura por imóveis, bem como do preço do metro quadrado.
+Veja mais
Em São Paulo não foi diferente. Inaugurado em setembro de 1974, o metrô paulistano, primeiro do país, tem atualmente 102 km de extensão, seis linhas – Verde, Amarela, Azul, Vermelha, Lilás e Prata – com 90 estações que interligam as cinco regiões da capital e se interconectam com o sistema de transporte de trens e ônibus. Apesar de relativamente jovem, se comparado ao de Londres, Paris ou Berlim, o metrô de São Paulo se beneficiou da evolução tecnológica e é considerado um dos melhores do mundo.
Na “cidade que nunca dorme”, incluída na seleta lista das metrópoles avaliadas como centros econômicos mundiais em constante e veloz crescimento, onde tempo é dinheiro, o acesso direto ao meio de transporte mais prático, rápido e seguro de São Paulo é um benefício inestimável. O metrô otimiza o tempo e facilita o deslocamento, seja para trabalhar, socializar com a família e amigos ou desfrutar da volumosa rede de serviços e dos inumeráveis programas culturais e de lazer disponíveis na capital. Quem não quer morar perto do metrô em São Paulo?
Apartamentos em bairros próximos ao metrô
Com isso, os bairros próximos às linhas e estações do metrô costumam ser os mais procurados e os mais caros da cidade: o aumento do metro quadrado de apartamentos SP varia de 6% a 30%. O progresso da infraestrutura da região no entorno das estações, com a ampliação do comércio, prédios de escritórios e da oferta de serviços em geral também contribui para essa valorização.
Foi o que aconteceu com duas das principais linhas do metrô, a Amarela e a Verde, cujas estações estão entre as cinco mais caras de São Paulo em relação à média de preço do metro quadrado das áreas no entorno delas, segundo o DataZAP+.
Em recente pesquisa, de outubro de 2021, o DataZAP+ divulgou o ranking das 20 estações mais caras da capital, tanto do Metrô como da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), de acordo com o preço do metro quadrado. As regiões próximas à linha Amarela do metrô registraram o metro quadrado mais caro, R$ 11.788, e no entorno da linha Verde o preço é R$ 11.175, quarta colocada na pesquisa.
As linhas Amarela, Luz-Vila Sônia (Sudeste-Sudoeste), e a Verde, Vila Madalena-Vila Prudente (Linha da Paulista) percorrem o circuito chamado de centro expandido, interligando os bairros do centro antigo, agora restaurado, aos do polo financeiro internacional da Avenida Paulista, e abarcam algumas das principais atrações culturais da cidade, como a Catedral da Sé, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Terraço Itália, o MASP – Museu de Arte Moderna, o Itaú Cultural, e o Centro Cultural Vergueiro. Ao longo dos últimos anos, novas estações entraram em funcionamento nestas linhas - a Vila Sônia foi inaugurada em dezembro de 2021.
Para quem pretende morar ou investir em imóveis de duas a cinco quadras de distância do metrô, em especial das concorridas estações das linhas Amarela e Verde, a SETIN oferece opções em alguns dos mais encantadores bairros de São Paulo com apartamentos e apartamentos studio que se destacam pela qualidade, modernidade, pelo charme e pela eficiência de engenharia e design.
Na linha Verde, destacam-se o Smart Home Nova Klabin (Estação Santos-Imigrantes), SP Code (Estação Paraíso), Ser Vila Madalena (Estação Vila Madalena), Pamplona Studios (Estação Trianon-Masp) e Klabin Paulista (Estação Chácara Klabin). Na linha Amarela, o Downtown República e Downtown Nova República (Estação República) e HI Pinheiros (Estação Fradique Coutinho). É só encontrar o imóvel que mais tem a ver com você, para morar ou investir, dentre as mais variadas opções. Para quem quer morar em São Paulo próximo ao metrô, a hora é agora.