Onde viver para ter fácil acesso a qualquer lugar de SP
A mobilidade urbana em São Paulo é sempre uma preocupação para quem mora em apartamentos em SP ou está se mudando para a capital paulista. Afinal, como se locomover na cidade que carrega a fama de ter muitos quilômetros de congestionamento diários?
Andar de carro pode ser uma opção um pouco complicada, já que o trânsito é realmente intenso. Há outras formas de mobilidade. Uma delas é usufruir das ciclovias em SP, que estão presentes em vários bairros e permitirão que você ou o seu filho chegue no trabalho ou na faculdade.
Além disso, é indicado escolher um apartamento à venda SP próximo às linhas do metrô de São Paulo. O transporte público é eficiente e rápido, se tornando uma ótima alternativa para quem não quer perder tempo em congestionamentos.
Para deixá-lo mais tranquilo em relação à mudança e à forma de locomoção que usará, é interessante conhecer as alternativas e os bairros que são atendidos, concorda? Então, siga a leitura e veja as facilidades oferecidas pela cidade que nunca para!
Linhas do metrô de São Paulo facilitam o deslocamento
Você já deve ter visto, na televisão, que muitas vezes o metrô está lotado, não é? Realmente, na famosa hora do rush (6h40 às 9h30 e 17h às 19h, aproximadamente) isso acontece, mas todo mundo acaba conseguindo se deslocar até o seu destino.
O trem metropolitano (transporte feito na superfície) e o metrô (subterrâneo) facilitam muito a rotina de quem mora na cidade e até de quem vai passear. Atualmente, o metrô está dividido nas seguintes linhas, que são identificadas por cores, para facilitar a vida do usuário:
Já as de trem, da CPTM, são::
No geral, elas começam a funcionar às 4h40 e seguem até às 0h (e até 1h aos sábados), quando param para a manutenção e limpeza. Você pode conferir os horários completos no site do metrô.
Para deixar o deslocamento mais simples, depois que o usuário paga para entrar e usar o serviço, ele pode trocar de linha (em estações com conexão) sempre que precisar, até chegar ao destino. Além disso, tem a integração com o trem metropolitano (também em estações específicas), que aumenta ainda mais a região atendida pelo transporte público. Muitas dessas baldeações são feitas na estação Sé, no centro da cidade de São Paulo.
Por falar na região central da cidade, saiba que ela é bem servida nos mais diferentes tipos de transporte, incluindo as linhas do metrô de São Paulo e ciclovias. Além da facilidade de mobilidade, cada vez mais ela conta com construções mais novas, voltadas para as pessoas que moram sozinhas. É uma boa escolha de região para o seu filho viver, como você pode notar no vídeo abaixo:
Ônibus? Por que não?
É impossível falar em mobilidade urbana em São Paulo sem citar as linhas de ônibus. Esse tipo de transporte é grande aliado do morador, principalmente quando ele acaba de chegar à cidade.
Afinal, São Paulo é bem grande e se aventurar dirigindo não é muito seguro.
Para facilitar a rotina, basta saber qual linha de ônibus passa perto da residência. Na internet você encontra itinerários de ônibus ao acessar o site da SPTrans. Nele, há como fazer pesquisas por endereços e números de linhas.
Você deve estar se perguntando: “como andar de ônibus poderá facilitar o meu deslocamento ou do meu filho?”. Na capital paulista, há corredores exclusivos para esses veículos. Com isso, eles conseguem se deslocar mais rapidamente e não enfrentam os mesmos congestionamentos dos carros.
Dentre os principais corredores de São Paulo estão:
- Campo Limpo / Rebouças / Centro
- Ver. José Diniz / Ibirapuera / Santa Cruz
- Expresso Tiradentes (Eixo Sudeste)
- Inajar / Rio Branco / Centro
- Itapecerica / João Dias / Santo Amaro
- Jd. ngela / Guarapiranga / Santo Amaro
- Paes de Barros
- Parelheiros / Rio Bonito / Santo Amaro
- Pirituba / Lapa / Centro
- Santo Amaro / Nove de Julho / Centro
O mapa completo pode ser visto no site da SPTrans.
Outro ponto interessante do transporte público em São Paulo, que pode até ser um grande diferencial quando comparado às outras capitais brasileiras, é a integração. Há um sistema chamado de Bilhete Único, que permite o uso do metrô, do trem, do ônibus e até do micro-ônibus pagando uma só taxa.
Estudantes conseguem pagar apenas 50% do valor da tarifa, barateando ainda mais o custo do deslocamento. Há também a possibilidade de comprar o bilhete exclusivo para trilhos, para ser usado por 24 horas ou mensal, como descreve o site do metrô de SP.
Ciclovia em SP: é possível ir de bike
As ciclovias de SP são relativamente novas, ou seja, ainda não permitem a locomoção por toda a cidade. Até o momento são 498 quilômetros estruturados. Mesmo assim, em regiões como as mais centrais e para trajetos curtos ou por vias de menor movimento, tornam-se uma grande aliada na locomoção.
No site da Companhia de Engenharia de Tráfego há um mapa atualizado com todas as áreas nas quais há ciclovia e ciclofaixa funcionando.
Andar de bicicleta pela ciclovia da Avenida Paulista, por exemplo, pode servir tanto para chegar à universidade, quanto para se divertir, se distrair e passear aos finais de semana. Caso prefira primeiro dar umas voltas, para depois usar as ciclovias de SP como meio de locomoção, é possível alugar bicicletas no Ciclo Sampa e no Bike Sampa, além das várias que recentemente começaram a tomar a cidade por conta da Yellow.
Táxi pode completar o deslocamento
Depois de conhecer um pouco mais sobre a mobilidade urbana em São Paulo por meio do transporte público, é importante saber que se precisar, você poderá contar com o transporte feito por táxi e por serviços como o Uber 24 horas por dia.
É muito fácil encontrar esses serviços em São Paulo, sempre que precisar. Assim, torna-se uma alternativa de locomoção para dias em que, por exemplo, você estiver cheio de malas e optar por não usar o ônibus.
Como você pôde notar, a mobilidade em São Paulo não é tão difícil quanto parece. As alternativas de transporte público facilitam muito a vida dos moradores dos apartamentos em São Paulo. Basta escolher um bairro no qual o acesso seja mais simples, como a região central, e tudo dará certo.
Quer saber mais sobre localização de apartamento e de moradia em São Paulo? Então veja dicas no blog da Setin.