Melhores bairros de SP: um guia completo para você que busca o melhor bairro para comprar um imóvel
São Paulo é uma cidade muito grande, com muitos bairros. Uns são mais residenciais, outros concentram um número maior de empresas e escritórios, mas todos têm seu charme, e atrativos, e é difícil escolher entre um deles.
Quão bem você conhece os bairros de São Paulo? Antes de qualquer coisa, é importante pesquisar sobre as características de cada um deles, como por exemplo, buscar as principais vantagens e desvantagens, além de verificar a relação custo benefício do imóvel, e só após isso, decidir qual bairro é o ideal para você.
Mas fique tranquilo, separamos várias dicas sobre o que deve ser considerado antes de comprar um imóvel, e no final da leitura tenho certeza que ficará mais fácil anunciar o seu eleito.
Como avaliar um bom bairro para morar
Cada um tem suas prioridades na hora de escolher uma localidade para viver. Enquanto alguns preferem locais arborizados com muita oferta de serviços, outros escolhem as regiões próximas ao centro financeiro da cidade para um deslocamento mais rápido entre casa e trabalho. Há ainda, quem busque um local mais distante, com tranquilidade e menos correria, e também quem priorize as regiões mais movimentadas e badaladas.
Independente do local que escolha, pensar na infraestrutura urbana deve ser prioridade na hora da escolha.
É importante verificar a pavimentação das ruas e calçadas, iluminação, serviços de água e esgoto, regularidade da coleta de lixo, e também as coberturas de telefonia e internet. Tudo isso é importante para viver bem e com qualidade de vida. Além disso, conversar com moradores e comerciantes locais pode ajudar a descobrir mais a fundo a realidade do bairro.
Existem alguns indicadores bastante usados para medir a qualidade de vida oferecida por cada bairro, e abaixo citamos itens que podem pesar na hora de fazer sua avaliação. Confira!
Avalie a localização e mobilidade
É muito importante ter em mente as distâncias a serem percorridas diariamente quando escolhemos um bairro para investir ou morar.
Quanto tempo distante do escritório, faculdade, creche, casa de familiares, e locais que costuma ir com frequência? Tem comércio perto? Oferece diversidade de serviços?
Convém fazer uma pesquisa sobre a sua provável vizinhança, e tudo que ela oferece.
Verificar a facilidade de transportes é também de suma importância. Linhas de ônibus e frequência do serviço oferecido, estações de metrô, e até mesmo pontos de táxi mais próximos.
Pesquise sobre a segurança
A sua segurança e a de sua família é um dos fatores mais importantes na hora de comprar
um imóvel. Busque se informar sobre os índices de furtos, roubos e homicídios do bairro. A polícia disponibiliza um mapeamento da cidade com todos os índices para conhecimento da população. Vale muito fazer esse tipo de pesquisa antes de eleger a região que pretende se instalar para evitar riscos no futuro.
Considere as áreas de lazer
Considerar as opções de lazer próximas a sua casa antes de se mudar pode te trazer mais conforto no seu tempo livre. Verificar a existência de parques, museus, shoppings, cinemas, teatros, restaurantes, bares e baladas no seu entorno vai facilitar muito sua vida e garantir seu bem-estar. Alguns bairros de São Paulo são famosos pela grande oferta de lazer e cultura.
Quais são os melhores bairros de SP para comprar um imóvel
Agora que listamos alguns itens importantes na hora de considerar um bairro para comprar seu imóvel, vamos contar um pouco mais sobre o que cada um deles tem de mais relevante.
A partir dessas informações, é possível começar a se aprofundar nas pesquisas e descobrir qual se encaixa melhor no seu perfil e que atende às suas necessidades.
Jardins
Nada é mais marcante no bairro dos Jardins do que a abundância de área verde. Lá se localizam os Parques Trianon e o Ibirapuera, com seus 158 hectares de árvores, lagos e espaços muito utilizados para lazer e prática de esportes.
Caminhando por lá é possível se deparar com tradicionais mansões em ruas arborizadas.
Tem baixo índice de furtos e roubos, e é considerada uma das áreas mais nobres de São Paulo.
Conheça os empreendimentos de alto padrão da Setin nos Jardins:
Brooklin
O bairro conta com duas estações de metrô e a Linha Esmeralda da CPTM, além de corredores de ônibus. O bairro também possui importantes vias urbanas da cidade, o que facilita bastante o acesso de carros e ônibus.
Existe também uma mistura de prédios residenciais e comerciais, o que fornece uma grande oferta de serviços e lazer, como o Clube Banespa, que todos os anos recebe eventos de gastronomia de origem germânica.
Zeit Brooklin: A melhor opção para você que busca a exclusividade de uma torre única. Conheça!
Pinheiros
Também é considerado um dos melhores bairros da cidade.
Possui bastante área verde e no campo lazer, conta com um grande número de bares e restaurantes renomados, além do Parque Villa-Lobos e os clubes Hebraica e Pinheiros.
Possui fácil acesso às Avenidas Brigadeiro Faria Lima, das Nações Unidas, Eusébio Matoso, Rebouças e Marginal Pinheiros, e ainda tem diversas opções de transporte público.
Vila Mariana
Um dos bairros mais conhecidos da cidade, atrai muito os paulistanos graças à grande oferta de serviços, uma infraestrutura ampla, que conta com escolas, hospitais, mercados, bares, restaurantes e opções culturais.
No quesito segurança, tem baixo índice de roubos e homicídios em comparação com outros bairros de São Paulo.Há ainda transporte abundante, com vários corredores de ônibus e estações de metrô. É um bairro bastante procurado por futuros moradores e investidores.
Os melhores apartamentos e studios na Vila Mariana:
4. ST Studios
Perdizes
Fica localizado na zona oeste da cidade, e conta com duas estações de metrô, ônibus e uma ciclovia de quase três quilômetros.
É bastante arborizado, cheio de ladeiras e abriga o Parque da Água Branca, onde é possível ver de pavões a galinhas, e curtir a feirinha de orgânicos dos domingos.
Possui diversidade de serviços, comércio de rua abundante, dois shoppings com cinemas e mercados, dois teatros, e uma unidade do Hospital Albert Einstein, um dos melhores da cidade.
O bairro vem em uma crescente de construções imobiliárias, que se justifica justamente pela enorme gama de possibilidades que o bairro oferece.
Centro
No Centro de São Paulo foi construído um dos edifícios mais conhecidos da cidade: O Copan, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Também abriga o Mosteiro de São Bento, o Mercado Municipal e seus famosos sanduíches de mortadela, a Galeria do Rock, o complexo Caixa Cultural, a região de comércio popular da Rua 25 de Março e tantos outros locais super famosos.
A abundância de transportes e ciclovias facilita bastante a vida dos moradores e de quem lá trabalha.
Morar e trabalhar no centro pode trazer mais horas de sono e poupar tempo gasto no transporte até o escritório. Tem todo o tipo de comércio próximo, muito movimento e é onde se localiza o coração da cidade.
Depois dessa leitura fica mais fácil aliar sua realidade às características dos bairros da cidade e começar a buscar seu novo lar. Correto? Escolher um local que consiga suprir as suas necessidades e da sua família, é garantia de viver o tão sonhado bem estar que buscamos. Boa sorte durante sua busca!