Como é morar no Jardim Paulista? Saiba tudo sobre os encantos do bairro
Você já conhece as vantagens do bairro Jardim Paulista? Não? O Conceito Cidade Jardins já encantou muita gente, e segue enchendo os olhos de quem busca imóveis na região.
Aqui vamos contar um pouco da história e do que o bairro pode oferecer aos moradores e a quem trabalha por lá. Vamos lá?
História do Jardim Paulista
Em 1981 com a inauguração da Avenida Paulista, a região que se localiza Cerqueira César, Jardim Paulistano, Jardim Paulista e Jardim América iniciou seu desenvolvimento com um layout diferente das demais áreas da cidade.
O Cidade Jardim veio de um conceito britânico, em que as casas eram espaçosas, com um recuo frontal para grandes jardins e com uma boa distância entre si, para manter a privacidade dos seus moradores.
A partir de 1910 a Cia City resolveu construir no entorno da Avenida Paulista vários casarões nos moldes dos subúrbios ingleses, e ainda hoje várias dessas construções seguem por lá, contando um pouco do passado da região dos Jardins.
Os construtores planejavam atrair a elite paulistana, com casas imponentes, ruas arborizadas, praças e espaços para prática de esportes, além da proximidade com a Paulista. E eles conseguiram. O local se tornou uma espécie de cartão de visitas de São Paulo.
Leia também:
Você sabe a diferença entre os jardins Paulista, Paulistano, Europa e América?
Melhores bairros de SP: um guia completo para você que quer comprar um imóvel
Imóveis próximos ao Parque Ibirapuera acumulam valorização de 29%
O que fazer no Jardim Paulista? Opções de lazer no bairro
No bairro você encontra os shoppings Cidade São Paulo e Jardim Pamplona, ambos oferecem salas de cinema e praças de alimentação com grande variedade gastronômicas. Restaurantes que atendem todos os gostos e bolsos, opções de fast food e mais elaboradas.
Por lá também se encontra o Parque Trianon com seus quase cinquenta mil metros de área verde e árvores preservadas da Mata Atlântica. Local perfeito para passeios e para quem prefere a prática de esportes ao ar livre. O parque foi projetado pelo francês Paul Villon, e inaugurado um ano após a Avenida Paulista. Além de playgrounds e aparelhos de ginástica, os frequentadores podem admirar duas conhecidas esculturas, Fauno e Aretus de Victor Brecheret e Francisco Leopoldo Silva, respectivamente.
Impossível deixar de fora dessa lista o MASP - Museu de Arte de São Paulo, inaugurado em 1968, e que possui o maior acervo de arte européia de todo o Hemisfério Sul, contando com mais de onze mil obras. O museu foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, e é realmente uma visita imperdível!
Na Paulista temos o Instituto Moreira Salles, onde é possível apreciar suas frequentes exposições, ou até mesmo visitar a mais antiga unidade da Livraria Cultura.
Seguindo na área das artes e na Paulista, quem gosta de literatura precisa conhecer a Casa das Rosas, que está lá desde 1935 apresentando itens de poesia e literatura que vão encantar seus leitores.
Agora se você quer juntar tudo num único lugar, indicamos o Sesc Paulista, onde é possível a prática de exercícios na sua academia, e também assistir a exposições ou mesmo participar dos mais variados tipos de cursos oferecidos pelo Sesc. Ou seja, programação para o dia inteiro misturando lazer e cultura.
Ainda na Paulista se encontram a FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, e o Centro Itaú Cultural.
Opções de bares e restaurantes no Jardim Paulista
O problema de quem está no Jardim Paulista é conseguir escolher onde ir entre tantas opções!
Comecemos pelo Kouzina, da chef Mariana Fonseca - que também tem o Myk - é um restaurante grego bastante conhecido, com um cardápio contemporâneo, que mistura o que temos de contemporâneo por aqui e a típica culinária grega. Rua Peixoto Gomide, 1710
Quando você entra no site do Restaurante Tasca da Esquina, os dizeres são: O melhor português de São Paulo. Se são, não podemos afirmar, mas sua clientela fiel segue frequentando e se deliciando com as iguarias saídas da cozinha dos chefs Vítor Sobral, Luís Espadana e Renan Lorenceti com inspiração na terrinha, Portugal inspira os pratos do restaurante, que se localiza na Alameda Itu, 225.
Outro português bem conhecido lá pelos Jardim Paulista é o Alfama dos Marinheiros, que funciona desde 1969 e foi aberto por um lisboeta chamado Jerônimo Gomes, que batizou seu empreendimento com o nome do bairro mais antigo de Lisboa. O local é conhecido como apresentar o que há de mais tradicional direto das cozinhas lusitanas. O endereço é Alameda Jaú, 1607.
O Pateo Sabor Paulista conta com uma cozinha contemporânea e excelentes opções de petiscos e bebidas bem geladas. O local conta com manobrista e fica na Rua Pamplona, 869.
Na área italiana, para os fãs de pizza, a Veridiana - Rua José Maria Lisboa, 493 - é bastante conhecida, elogiada e com excelentes opções de sabores.
Meios de transporte e infraestrutura do Jardim Paulista
O bairro fica entre as Avenidas Paulista e São Gabriel, possui fácil acesso aos principais pontos da cidade, como as Avenidas Nove de Julho, Brigadeiro Luís Antônio e Brasil, principalmente para quem usa transporte particular.
Conta com duas estações de metrô, a Trianon-Masp e a Brigadeiro, que ficam na Paulista, e paradas de ônibus, que levam a população a quase todos os cantos da cidade.
Como se localiza ao lado do bairro Paraíso, conta por lá com um polo médico com hospitais, consultórios, laboratórios e clínicas.
No bairro se localiza um dos melhores e mais conhecidos colégios da cidade, o Dante Alighieri.
Além de padarias, supermercados, farmácias, os moradores e frequentadores do Jardim Paulista podem contar com vasto comércio local.
Como é morar no Jardim Paulista?
O bairro foi planejado para ser um refúgio de paz e tranquilidade, mas, com grande oferta de serviços e opções de lazer. Fora que dar um passeio na Rua Oscar Freire, onde estão as melhores lojas da cidade, é pura diversão!
O fato de estar próximo ao Itaim Bibi, Jardim Europa, Bela Vista, Jardim América, Vila Nova Conceição tornaram o bairro um local nobre, escolhido a dedo para viver com qualidade.
Morar no Jardim Paulista é sinal de status e qualidade de vida, já que é considerado um dos melhores bairros de São Paulo. Incorporadoras estão investindo na construção de imóveis de alto padrão com uma série de funcionalidades e atrativos dentro dos condomínios.