Madeira retoma protagonismo na decoração de apartamentos
Muitas mudanças vieram com a pandemia de Covid 19 que teve seu início em 2020, e uma delas foi um maior cuidado com o lar, já que o tempo que passamos dentro de casa foi realmente bem maior que o de costume, e com isso tivemos o retorno da madeira nos acabamentos e decoração dos imóveis.
Um material tão nobre quanto a madeira não poderia ficar muito tempo longe dos projetos de décor, do mobiliário e dos objetos decorativos, e sua volta foi triunfal, ocupando novos espaços onde antes não era tão comum, e com novos pontos de destaque nas casas e escritórios.
Para te deixar informado sobre o uso da madeira na decoração, neste artigo vamos contar um pouco sobre seu lugar de protagonista nos projetos de muitos profissionais da área de design de interiores, as vantagens de usá-la e como fazer sua manutenção para aumentar ainda mais a sua vida útil.
Quais a vantagens da utilização de madeira na decoração interna
A madeira é um dos materiais mais antigos nos projetos de decoração de interiores, e suas qualidades vão muito além da visual e da atemporalidade, como veremos abaixo:
Beleza natural
Existem diversos tipos de madeiras, e cada uma delas conta uma história bonita, que nos remete à sustentabilidade, à natureza e nos proporciona uma sensação de aconchego e bem-estar muito boas. Ela é um material belíssimo, muito usado em acabamentos, em mobiliário e em objetos de decoração, e cada uma, independente da tonalidade, tem seus encantos.
Durabilidade e versatilidade
A madeira é nobre e tem alta durabilidade quando bem preparada para o uso e bem conservada pelos usuários. Sua vida útil é bem longa e é o tipo de material que pode estar presente da sala de estar ao banheiro, seja como elemento principal ou em detalhes para aquecer o espaço. Ainda existe a possibilidade de criar com a madeira, diferentes tipos de ambientes, dos rústicos aos minimalistas.
Conforto e calor
A madeira é atemporal, e ela transmite sensações muito importantes, em especial de acordo com suas aplicações. Nos remete a uma sensação de conforto, o sentimento de estar em casa. E sua presença aquece os ambientes, em especial se comparada a vidros e metais, que são materiais que num ambiente passam maior sensação de frieza.
Aplicações da madeira na decoração
Além de muito versátil, sua utilização é ampla, seja em móveis ou em acabamentos. Vejamos a seguir alguns exemplos de uso:
Pisos de madeira
Os pisos são parte importante da decoração da casa, e os de pisos de madeira maciça, além de belíssimos, trazem um toque de calor para o ambiente. Mas não faz ninguém sentir calor de fato, já que esse material sofre pouquíssimas alterações de temperatura, seja no frio ou no calor. Muitos pisos de madeira são compostos por diferentes tons e diferentes tipos, e alguns se misturam com outros materiais. Muitas vezes é possível também delimitar ambientes com diferentes tipos de piso, ou mesmo com uma única faixa entre sala e cozinha, por exemplo.
Forros de madeira
Os forros de madeira são uma opção bastante elegante para quem quer obter um resultado clássico no seu lar. Eles auxiliam a manter uma temperatura média, e a porosidade do material contribui para o abafamento de ruídos, provocando um leve isolamento acústico natural. Forros de madeira nos remetem a sensações de conforto e aconchego.
Painel de madeira
Na hora de buscar materiais para revestimentos, chapas ou painéis a madeira está no top três de quase todos os decoradores. Sua versatilidade faz com que possa ser utilizada em qualquer estilo de décor, deixando seus ambientes mais confortáveis e aconchegantes. Serve para dar um toque de modernidade, separar ambientes com um painel ripado ou compor uma parte da decoração que pode integrar a sala de estar a de jantar.
Móveis de madeira
Temos diferentes tipos de móveis, e diferentes tipos de madeiras, sendo cada tipo mais indicado para uma finalidade.
Diferentes tipos de móveis de madeira e suas vantagens:
Móveis planejados
Os móveis planejados são feitos em sua maioria com madeiras, dos mais variados tipos. São móveis com uma durabilidade grande, projetados para que caibam de forma exata na sua casa, e o charme da madeira vai trazer ainda mais beleza e elegância ao seu lar através de painéis, bancadas, estantes, armários e camas planejadas.
Móveis soltos
No âmbito de móveis soltos, a lista é muito vasta, já que se usa madeira na base de sofás, poltronas, pufes, camas, mesas de cabeceira, estantes, armários, cômodas, mesas, cadeiras, aparadores, baús, racks, cristaleiras, entre outros.
Acessórios de madeira
Muitos objetos decorativos e outros itens são feitos de madeira, podemos citar prateleiras, vasos, bandejas, objetos de arte, bancos, cabeceiras, cachepôs, e uma infinidade de itens, muitas vezes combinados com outros materiais.
Leia mais:
Dicas para incorporar madeira na decoração
A madeira pode ser facilmente combinada com muitos outros materiais, e isso ajuda muito na diversidade de uso e na elegância que ela pode proporcionar aos ambientes. Além do uso mais óbvio que é na composição de móveis, a madeira funciona bem como revestimento, sendo uma alternativa eficaz para pisos, paredes, tetos, portas e janelas.
O piso de madeira traz elegância aos cômodos, e suas propriedades oferecem um conforto acústico natural. Muitas bancadas de trabalho ou de cozinha são feitas desse material. Um móvel feito de madeira bem preparada pode perfeitamente ser usado nos banheiros sem correr o risco de se danificar com a umidade.
Muitos arquitetos e decoradores utilizam a madeira em painéis, nos mais diversos cômodos, o que ajuda a esquentar o ambiente e oferecer também uma sensação gostosa de aconchego. Isso sem contar na presença quase certa da madeira em salas de estar e jantar e em quartos, não só em móveis mas também com a função decorativa através de belos objetos projetados por profissionais do ramo.
É possível combinar a madeira com vidro, com metal, com tecidos, em especial os que também são de origem natural e criam juntos composições incríveis. Com cimento, de forma mais rústica e com os mais variados tipos de pedras, que vão do mármore ao granito.
Cuidados e manutenção
Um dos cuidados a se tomar antes de comprar qualquer tipo de madeira é se informar sobre sua procedência, se é registrada, e se o que entrará na sua casa é de proveniência legal. Se for de reflorestamento, ainda melhor!
Mas os cuidados são bem fáceis. É preciso que antes de se transformar em uma peça, que a madeira seja trabalhada e protegida, especialmente as que ficam em áreas abertas ou de muita umidade, que exigem ainda mais preparo para durarem.
Para limpeza utilize um pano macio, uma flanela, e se quiser passar alguns produtos é necessário que seja específico para madeiras. Mas a cada seis meses vale a pena passar no seu objeto uma cera chamada stain, que mantém a madeira com suas características iniciais por mais tempo e auxilia na sua conservação.