Hall de entrada de apartamento: Ideias de decoração
É incrível planejar a decoração de casa, imprimir sua personalidade em cada cômodo, transformar cada ambiente em um local acolhedor e ao mesmo tempo funcional. Mas existe um cômodo da casa que é o cartão de visitas do seu lar: o hall de entrada.
Nem sempre muito considerado, o hall de entrada de um apartamento tem papel fundamental em projetos de décor e design, uma vez que é a primeira impressão que os visitantes terão ao chegar na sua casa. Mesmo que o hall seja compartilhado com outro apartamento, é importante ter uma decoração especial.
Para que seu hall transmita uma primeira impressão bonita e agradável, vamos dar algumas dicas do que pode ser utilizado nesse espaço que obrigatoriamente deve ser organizado e funcional, mas que com móveis e objetos decorativos pode se tornar um cômodo convidativo e aconchegante.
O que é um hall de apartamento?
O hall de entrada de um apartamento é o ambiente que faz as vezes de recepção da sua casa. Por onde seus convidados e família entram nos seus domínios, e também o local onde costumamos deixar chaves, casacos, capas, guarda chuvas, entre outras peças que despimos ou apoiamos assim que entramos em casa.
Em alguns imóveis não existe uma área delimitada que signifique que o hall é um cômodo a parte dos demais, em outros ele é uma pequena saletinha. Mas em qualquer um desses casos, o importante é manter no hall de entrada objetos que sejam úteis e ao mesmo tempo tenham uma função decorativa para o espaço.
Dicas para decorar um hall de entrada
Para quem não tem o hall de entrada delimitado por paredes, uma ideia interessante é iniciar a decoração do hall com móveis ou objetos que delimitem o seu espaço. Mas, independente de como é a configuração do seu apartamento, seguem dicas que vão transformar esse ambiente e deixar a entrada do seu apartamento bonita e aconchegante:
Itens indispensáveis no hall de entrada
Devemos pensar no que é que fazemos quando entramos em casa, deixamos calçados na entrada? Apoiamos chaves, carteira, bolsas, e outros itens. Aparadores, espelhos, cabideiros, espelhos com ganchos para pendurar roupas, sapateira, porta guarda-chuvas e cesta organizadora são sugestões de itens que auxiliam na organização e que podem possuir um apelo decorativo muito interessante.
Iluminação no hall de entrada
Cada cômodo precisa de um projeto de iluminação específico, de maneira a valorizar o que é importante e causar efeitos que participem da decoração. No hall não é diferente. Valorizar móveis e itens decorativos com um projeto de iluminação vai tornar o ambiente acolhedor, e causar uma ótima primeira impressão aos seus visitantes. Para isso é possível se utilizar de spots, luminárias suspensas, arandelas ou mesmo fitas adesivas luminosas.
Melhores plantas para colocar no hall de entrada
Plantas transformam e dão vida aos ambientes, são decorativas e trazem cor ao seu hall de entrada. Opte por tipos de plantas fáceis de cuidar e que não precisem de muitas iluminação natural e rega constante. Invista em vasos e cachepôs bonitos e vistosos, pois as plantas e seus recipientes são recursos de decoração muito utilizados nos mais variados projetos. Fora que ambientes com verde trazem boas sensações e tranquilizam quem está neles.
Mais dicas de decoração:
Saiba como tornar seu apartamento mais aconchegante
Decoração holística: saiba como trazer equilíbrio para seu lar
Espelho no hall de entrada
Móveis compactos e multifuncionais são bastante indicados para decorar seu hall de entrada. Opte por espelhos que possuam ganchos e tenham porta guarda chuvas acoplados. Além de decorativos, os espelhos dão sensação de amplitude e contribuem com o projeto de iluminação quando bem posicionados.
Outro benefício do uso de espelhos, é que podem ser pendurados em paredes, deixando mais área livre no piso, facilitando a circulação e fazendo um aproveitamento melhor da área do hall. Plantas possuem um custo mais baixo, e quando bem escolhidas podem trazer uma profusão de cores ao ambiente.
Quais as melhores cores para pintar o hall?
Cores são uma poderosa ferramenta na hora de decorar ambientes. Podem transmitir sensações, deixar os espaços mais acolhedores, dar sensação de amplitude, e ser um elemento a mais na sua decoração quando incluem texturas. Mas afinal, qual é a melhor cor para pintar um hall de entrada?
Cores sóbrias ou neutras são bastante utilizadas para paredes de cômodos como o hall de entrada, e tons terrosos sempre estão entre os mais pedidos. Mas as paletas de cinza, azul escuro e rosa também fazem sucesso no décor do ambiente, principalmente quando bem combinadas com os itens decorativos corretos.
As cores também podem ser usadas para delimitar o espaço do hall do apartamento e separá-lo dos cômodos subsequentes. Uma cor para o hall e uma outra, mesmo que da mesma paleta, para a sala de estar, por exemplo. Essa função das cores, quando bem utilizada, evita a necessidade do uso de móveis para separar os ambientes, e pode ajudar a deixar mais espaço livre.
Tapetes: como usar neste espaço?
Mais um recurso muito utilizado na decoração de cômodos são os tapetes. Um recurso versátil, que apresenta um número muito grande de opções, permite higienização de forma prática, delimita ambientes, traz cores e combina com qualquer espaço. Usar um tapete no hall de entrada ainda tem uma grande vantagem: Permitir que as visitas e moradores possam limpar os pés ou deixar os sapatos ao chegarem.
Atualmente é possível encontrar no mercado tapetes com tecidos hipoalergênicos, com limpeza fácil na máquina de lavar, e com valores bem mais acessíveis, como os de polipropileno ou tecidos de origem natural. Os tapetes além de terem a função decorativa, proporcionam um maior conforto acústico,
Organização do hall de entrada: Dicas gerais
Assim como prega o estilo decorativo minimalista, em ambientes de metragem reduzida, menos é mais. Invista em peças com múltiplas funções, que decorem e tenham realmente utilidade no hall do apartamento. Um espelho com ganchos para roupas e porta trecos; cabideiro com espaço para colocar guarda chuvas, aparador com cestinhas organizadoras e decorativas; sapateiras bonitas e estilosas; bandejas para deixar carteira, chaves e bolsas.
Mantenha o ambiente sempre limpo e organizado, e para facilitar esse processo, tenha móveis e itens decorativos práticos, que sejam fáceis de movimentar e higienizar. Ilumine o cômodo de forma que seu hall de entrada fique aconchegante e convidativo. Cuide para que a primeira impressão do seu lar seja agradável, e que traduza a sua personalidade através dos pequenos detalhes.