Não é pelo fato do seu apartamento ser pequeno que não será possível guardar tudo que for preciso e ainda assim deixá-lo muito bem organizado. Já que opções para otimizar seu espaço não vão faltar, e o caos vai passar longe da sua casa.
No mercado de design de interiores e decoração já existem muitas opções para transformar seu lar compacto e talvez nem tão arrumado assim, num santuário onde reina a paz, a organização e sim, a beleza também, e tudo isso de forma mais simples do que você imagina.
Para que você tenha mais opções de como é possível manter um apartamento pequeno lindo e arrumado, montamos neste artigo um guia que vai te auxiliar na hora de decorar e otimizar o espaço do seu apê. Vamos às dicas!
Planejamento inicial do apartamento
Já que o objetivo é otimizar ao máximo o espaço do seu apartamento pequeno, o ideal é se munir da maior quantidade possível de informações, como veremos a seguir:
Avaliação do espaço disponível
Uma das primeiras coisas a se fazer é tirar todas as medidas do imóvel, e munido disso começar a procurar mobiliário compatível com o tamanho ou se encaminhar a uma loja de móveis planejados, que num espaço reduzido acaba por ser uma das melhores opções. Não esqueça de medir altura e profundidade.
Definição de necessidades
Uma outra prioridade é identificar suas necessidades e exigências, fazer listas com o que tem que ser incluído, o que você gostaria de ter no seu imóvel, e os sonhos. Se você trabalha em home office, esse espaço é uma necessidade. Gostaria de ter ambientes integrados no meu imóvel. Sonho em ter uma varanda gourmet no meu apartamento. Compartimentar ajuda muito a identificar as necessidades pessoais para então definir a funcionalidade do espaço.
Móveis multifuncionais para otimizar o espaço
A escolha dos móveis vai influenciar diretamente na área que você terá para transitar dentro do seu apartamento. Então opte sempre por móveis multifuncionais, ou seja, que desempenhem mais de uma função. Como por exemplo uma cama box, onde é possível ter espaço para armazenagem de roupas de cama e outros itens. Móveis que funcionem como bancada de trabalho e divisória de ambientes. Estantes multifuncionais. Mesas extensíveis. Bancadas com banquetas para refeições numa cozinha americana. Muitas propostas de móveis com mais de uma utilidade já estão disponíveis no mercado, basta adaptar às suas necessidades.
Móveis de tamanho apropriado
Optar por móveis que sejam feitos sob medida sempre é a melhor opção para quem vive num espaço compacto e, acredite, mesmo que num primeiro momento eles pareçam ter um custo alto, são realmente a melhor escolha para deixar seus cômodos bonitos e organizados. Isso porque são projetados exatamente de acordo com suas necessidades.
Organização e armazenamento no apartamento
Num apartamento pequeno toda área livre deve ser aproveitada de forma a otimizar o espaço para que seja possível guardar tudo que é necessário e ainda ter um espaço confortável para transitar entre os cômodos.
E de que maneira isso pode ser feito? Aproveitando bem todas as brechas e utilizando as paredes com móveis suspensos, que servem como decoração, para armazenagem, sem perder espaço no piso e impedir uma boa circulação.
Decoração e estilo para apartamento pequeno
Na hora de decorar um apartamento pequeno, é preciso utilizar os recursos com bastante sabedoria, e optar por truques que vão favorecer cada ambiente do seu imóvel, como veremos abaixo:
Cores claras e neutras
Para iniciar a decoração de um imóvel a primeira escolha é do estilo de decoração, a seguinte é a paleta de cores a ser usada. E em espaços compactos a escolha mais inteligente envolve cores claras, que causam a impressão que seu espaço é maior do que ele na realidade é. Jogue com cores claras, e seu ambiente de fato parecerá maior.
Uso de espelhos
Espelhos são um elemento muito utilizado em projetos de decoração de interiores, em especial quando se trata de apartamentos pequenos, já que ele contribui para que tenhamos a sensação de que o espaço é maior. A sensação de amplitude quando temos espelhos em locais estratégicos na decoração é real.
Iluminação
Mais um ponto que deve ser pensado com cuidado é sobre o projeto de iluminação, já que aliado a cores claras e ao uso de espelhos, é possível ter a sensação de que seu apartamento tem uma metragem maior se utilizarmos as luzes a nosso favor. Uma iluminação bem posicionada ajuda a destacar os pontos fortes e realça a beleza do ambiente.
Leia mais:
Soluções criativas para pequenos espaços
Existe dentro do estilo de decoração minimalista uma máxima que diz que menos é mais. No caso dos apartamentos pequenos ela também deve ser aplicada, pois não há nada mais desconfortável que ficar esbarrando em móveis na hora de transitar pela casa. Por isso vamos às últimas dicas para decorar um apartamento pequeno:
Divisórias inteligentes para otimizar espaço
As divisórias são uma maneira ótima de delimitar os cômodos, e as áreas, como a sala de jantar da de estar, por exemplo. E uma estante bonita, vazada, onde ainda é possível guardar itens e utilizar objetos decorativos é uma boa opção para separar ambientes. Biombos também são um recurso bastante prático, já que são facilmente removíveis em caso de necessidade.
Áreas funcionais integradas
Ambientes integrados já fazem parte da realidade de muitos empreendimentos, uma vez que a tendência é, com a utilização desse recurso, ter uma área mais ampla e fluida, sem divisórias ou paredes, possibilitando, assim, uma interação maior entre as pessoas, e contando ainda com a sensação de amplitude. Integrar cozinha e sala, sala e varanda, ou mesmo cozinha, sala e varanda são opções que estão super em alta, em especial em apartamentos de área reduzida.
Plantas e verde no apartamento
Um dos elementos de decoração mais vistosos e de baixo custo que existem são as plantas. É possível utilizar os mais diversos tipos de suportes, jardins e hortas verticais que não ocupam espaço, plantas suspensas com um belo caimento, entre outras soluções. Verde é vida, e além de trazer beleza ao seu ambiente, proporciona bem-estar.