Saiba quando vale a pena comprar um imóvel na planta
De acordo com a revista Veja, comprar um imóvel continua sendo a meta de 4 entre 10 brasileiros. Você faz parte dessa estatística? Então vamos entender mais sobre esse assunto, para – quem sabe – transformar seu sonho em realidade.
Atualmente as opções de tamanhos e funcionalidades crescem a olhos vistos, uma vez que as incorporadoras buscam se adequar aos novos interesses dos clientes. Seja através de apartamentos grandes, studios, inclusive já mobiliados e decorados, diversas opções de lazer, lavanderia, área de convivência, academia, enfim, a lista só aumenta.
Dentre tantas opções disponíveis no mercado, os imóveis na planta têm seu apelo junto aos futuros proprietários, pelas inúmeras vantagens no processo de aquisição.
Listamos abaixo tópicos importantes nesse processo de compra, para te ajudar a esclarecer suas dúvidas.
O que é um imóvel na planta? Qual a diferença para os demais?
Ao contrário dos apartamentos que já estão no mercado, onde se compra de um outro proprietário, o imóvel na planta vai começar ou já está sendo construído. Ou seja, quem compra contribui financeiramente na construção do próprio imóvel.
Esse tipo de imóvel é divulgado e vendido por incorporadoras e construtoras durante ou antes das obras. Então se você tem pressa em se mudar, essa opção não é lá tão interessante, uma vez que, na maioria dos casos, os imóveis na planta disponíveis para venda têm, em média, o tempo de construção previsto entre 12 e 36 meses.
Qual a vantagem de comprar um imóvel na planta?
Há diferentes tipos de compradores de imóveis, com diferentes necessidades. E cada tipo, busca a solução mais adequada. No caso, os imóveis na planta atendem diversos tipos de perfis. Quem não tem o valor integral do imóvel, efetuando a compra através de incorporadoras, consegue durante os meses de obra liquidar no mínimo 10% do valor total e, somente após a entrega das chaves, começa-se a pagar o financiamento bancário. Esse montante inicial é pago através de entradas, parcelas mensais e intermediárias, tudo de acordo com o contrato. Vale analisar detalhadamente a proposta e o contrato para assegurar-se com relação aos aumentos das parcelas e intermediárias, para que nenhum imprevisto desestabilize suas finanças e tudo saia em conformidade. Nessa primeira fase, a da obra, os valores são corrigidos pelo INCC (Índice Nacional de Custo de Construção). Fazendo a compra de um apartamento dessa forma, você consegue se antecipar e planejar a escolha de móveis, decoração, mudança e, principalmente, se programar para o financiamento. Pode ainda escolher que tipo de comodidades sua nova moradia vai ter. Famílias com crianças preferem imóveis com espaços onde seus filhos possam passar suas horas de lazer. Há quem busque serviço de transporte coletivo aos condôminos, ou academia. Piscinas e parques aquáticos também são fatores bastante procurados pelos paulistanos que querem fugir de clubes e engarrafamentos no sentido do litoral.
Existe também a possibilidade de compra de imóveis na planta para investimento. Ao contrário da poupança, os imóveis prontos são corrigidos de acordo com a oferta e demanda do mercado. Apesar de não ter a mesma liquidez que os dividendos de alguns investimentos, a valorização compensa bastante.
Um imóvel na planta também te permite ser o primeiro dono, evitando, com isso, problemas de documentação, como litígio ou inventários, por exemplo.
Qual a diferença de valor de um apartamento pronto para um apartamento na planta?
Os apartamentos na planta têm a grande vantagem da facilidade inicial de pagamento, entradas menores e parceladas até o momento da entrega, prestações mais acessíveis, e posteriormente um financiamento menor, já que durante a construção o saldo vai sendo amortizado. Mas, o total das parcelas do financiamento, dependerá do valor empregado na entrada, então quanto maior a entrada, menores serão os valores a financiar. O investimento num imóvel na planta é uma boa maneira de conseguir um imóvel numa área privilegiada, com pagamento facilitado.
Nos apartamentos novos, prontos, as entradas mínimas variam de 10% a 30% do seu valor total, com pagamento imediato para que se dê a negociação, e logo se dá o início do financiamento. Mas, para quem tem disponibilidade financeira, o imóvel pronto é uma boa opção, pois o comprador será o primeiro dono, não tendo qualquer tipo de pendência de antigos proprietários além de contar com a garantia da construtora.
Clique aqui e conheça os apartamentos prontos para morar da Setin
O que você precisa saber para comprar um apartamento na planta?
Existem muitos cuidados a se tomar quando decidir comprar um imóvel, e, se tratando de imóveis na planta, existem outros tantos mais específicos.
O primeiro passo é definir o valor a ser utilizado na aquisição do bem, incluindo entrada e financiamento. Você sabe quanto quer, e principalmente, pode investir? Como já mencionado anteriormente, os imóveis na planta têm uma maior facilidade de pagamento, já que o comprador ajuda a custear a construção do empreendimento e pode parcelar a entrada durante o processo de construção.
Uma vez que definimos o valor a ser empregado nessa transação, o segundo passo é escolher a incorporadora a contratar. Recomenda-se fazer uma minuciosa pesquisa, verificar solidez e idoneidade, como empreendimentos já entregues, satisfação dos clientes, e, se entregam o que prometem. É importante verificar também a documentação, o alvará de construção e o memorial descritivo para evitar qualquer surpresa desagradável, já que esse último documento vai se alterar até a entrega do imóvel. Não deixe de acompanhar essas alterações.
Buscar informações sobre o bairro, sobre o entorno do imóvel. Verificar as facilidades, serviços oferecidos, como comércio, shoppings, transporte público, hospitais, escolas, cursos. Fazer trajetos que serão parte do dia a dia também vão ajudar a calcular tempo e distância.
Tendo essas precauções em mente, e pondo-as em prática, as chances de satisfação total com sua compra estarão garantidas!