Como é morar no Brooklin em SP: Guia completo
Morar no Brooklin, um dos bairros mais charmosos e bem localizados de São Paulo, é sinônimo de qualidade de vida e comodidade. Conhecido por sua atmosfera tranquila e ao mesmo tempo vibrante, o Brooklin equilibra perfeitamente a tranquilidade residencial com a agitação das áreas comerciais.
Neste guia completo, vamos desvendar todos os aspectos desse bairro encantador, desde suas opções de lazer até a infraestrutura de serviços e comércios disponíveis. Está pronto para descobrir tudo o que o Brooklin tem a oferecer? Acompanhe-nos nesta jornada!
A história do bairro do Brooklin em São Paulo
Inicialmente conhecido como 5º Desvio em 1920, o Brooklin era um loteamento pertencente a Santo Amaro. Incorporado à São Paulo em 1935, o bairro tinha perfil industrial. Porém, a partir dos anos 80, passou por uma modernização que atraiu empresários imobiliários, transformando-o num centro financeiro com residências de luxo, sedes de empresas multinacionais e consulados.
Seu nome é inspirado no Brooklyn de Nova Iorque, devido à similaridade de desenvolvimento a partir de antigas vilas industriais. Assim, ruas como Miami, Los Angeles e Hollywood homenageiam os EUA.
O Brooklin Paulista se divide em Brooklin Novo, ao lado do Rio Pinheiros, e Brooklin Velho. A icônica Ponte Estaiada, construída em 2008, é um cartão postal do bairro, ligando-o a Morumbi e Itaim Bibi. O Brooklin também é vizinho aos bairros Santo Amaro, Indianópolis, Campo Belo e Vila Cordeiro.
Como é morar no Brooklin?
Se você se questiona sobre como é morar no Brooklin, em São Paulo, saiba que a região, situada na zona sul, é majoritariamente residencial, mas também abriga importantes conjuntos empresariais. O bairro oferece ótima infraestrutura com tudo necessário para atender seus residentes, trabalhadores e visitantes, o que atrai muitos investidores.
No quesito saúde, o Brooklin possui variadas clínicas, consultórios, laboratórios e hospitais, como o Santa Paula e São Luiz, além de muitas farmácias e redes de drogarias.
No âmbito da educação, existem excelentes opções de escolas de idiomas, música e outras atividades extracurriculares. Instituições de ensino infantil até médio incluem os Colégios Arumim Educação Infantil, Colégio Vértice, Stockler, o Adventista, Curtice e a Aubrick Escola Bilíngue. Para ensino superior, destaca-se a presença da UNIP, Anhembi Morumbi, FMU e a Estácio.
A rede de serviços e comércio do bairro é vasta, contando com academias, correios, padarias, bancos, mercados, hortifrutis e shoppings como o Morumbi e o Market Place. Esses centros comerciais oferecem alimentação diversificada, cinemas, lojas variadas e locações de salas e escritórios. Portanto, morar no Brooklin é sinônimo de conforto e comodidade.
Saiba mais:
Atrações no bairro do Brooklin: O que fazer
O bairro oferece entretenimento para todas as idades, públicos e momentos. Para quem mora ou quer saber como é morar no Brooklin, destacamos abaixo algumas opções bastante conhecidas e visitadas:
- Galeria L’Oeil: o lugar proporciona aos seus visitantes mostras de arte, moda e culturais.
- Aliança Francesa: Para quem é fã de música, teatro e da França, a Aliança Francesa oferece além de aulas, cursos e atividades culturais com temática francesa.
- WTC Golden Hall : durante o ano os mais variados eventos, vale a pena conferir!
- Clubes como a Federação Paulista de Hipismo e o Renascença: Esses clubes oferecem parque aquático, área infantil, restaurantes e outras comodidades aos seus sócios. Além disso, existe o famoso Clube Banespa, muito conhecido no país todo pela força da sua equipe de vôlei, e pelos frequentadores pela grande variedade de atividades oferecidas para todas as idades.
O bairro também é sede de grandes empresas como HBO e Disney, o que acaba por atrair muitos moradores que preferem diminuir o tempo de deslocamento entre casa e trabalho e decidiram por viver por lá. Poder deixar o carro em casa e ir caminhando pelas ruas arborizadas do bairro é uma solução que encanta muitos moradores e trabalhadores da região.
Áreas de lazer no bairro do Brooklin
Se você está pensando em morar no Brooklin, é importante saber que a região mescla edifícios comerciais e residenciais e é conhecida por sua arquitetura contemporânea e luxuosa, mas conta com espaços arborizados, ruas calmas e espaço para prática de esportes ou passeios ao ar livre no Brooklin e no entorno, tais como:
Parque Severo Gomes
Uma área verde muito apreciada por moradores e vizinhos é o Parque Severo Gomes, que conta com aproximadamente 35 mil metros quadrados, trilhas, bicicletário, playground, pista de corrida, e área de leitura para crianças. O parque oferece aos usuários banheiros químicos.
É possível fazer caminhadas, corridas, piqueniques, passear com a família e os pets, ou simplesmente relaxar em meio a um espaço mais fresco, calmo e verde.
Parque Ibirapuera
Morar perto do Ibirapuera é o sonho de muitos paulistanos, e quem mora no Brooklin tem essa proximidade garantida. As opções de atividades físicas e lazer oferecidas pelo parque são uma atração à parte e encantam os moradores do bairro.
No bairro também é possível usufruir do Parque do Cordeiro e diversas praças. Algumas contam com bicicletários, aparelhos para atividades físicas, área para pets, além de ser uma pequeno oásis verde e de sombra em meio a uma cidade tão grande e urbana.
Gastronomia no Brooklin
Na parte gastronômica, o bairro sofreu forte influência alemã no seu início, o que fez com que eventos de comidas típicas alemãs virassem atrações do bairro. Mas sua gastronomia é plural e acolhe todos os tipos de sabores e a diversidade gastronômica oferecida pelo bairro atrai gente de toda a cidade. Anualmente se realiza no bairro a Brooklinfest e a MaiFest, eventos onde é possível saborear bebidas e comidas de origem germânica e aprender mais sobre a cultura alemã.
O Bar Veríssimo, que foi batizado com esse nome em homenagem ao escritor Luis Fernando Veríssimo, é uma das opções mais procuradas para petiscar, beber e curtir um happy hour. Outra relíquia do bairro é o Bar do Juarez, muito conhecido e frequentado por moradores e gente de toda a capital. Tem serviço de vallet parking, e conta a trajetória de sucesso do balconista e garçom Juarez, que prosperou e manteve a qualidade de produtos e serviços.
A churrascaria Fogo de Chão tem uma de suas filiais no bairro, e recebe bastante gente de várias partes da cidade, por além de carnes premium, possui um buffet que atende todos os gostos, de carnívoros a veganos! Temos o Vicolo Nostro, que possui estrela Michelin, e tem como foco culinária europeia - italiana, sendo bastante recomendado em guias gastronômicos.
Linha do metrô, trem e acessibilidade no Brooklin paulista
Transporte urbano é um dos fatores que mais contam na hora de escolher um imóvel para comprar, e no Brooklin tem diversas possibilidades de locomoção, e liga o bairro aos principais pontos da cidade.
As avenidas Santo Amaro - que liga a zona sul ao centro - Washington Luiz e Bandeirantes, a rua Roque Petroni Junior e a Marginal Pinheiros são as grandes responsáveis pelo fluxo de carros e ônibus que entram e saem do bairro, e o ligam a toda a cidade.
As ciclovias são uma excelente opção de acesso, e temos a ciclorrota do Brooklin e a ciclofaixa do Parque do Povo. Essas são possibilidades de fugir do trânsito, economizar tempo, dinheiro e praticar atividade física. Mas se não for esse o seu caso, não se preocupe. O bairro é servido por duas estações de metrô da linha lilás, a estação Brooklin e a Campo Belo, que fazem ligação com as linhas verde e azul do metrô. Por fim, morar no Brooklin significa poder contar ainda com a linha Esmeralda de trens da CPTM. Fora as diversas linhas de ônibus, pontos de táxi, e de carros por aplicativo.
E uma das maiores vantagens do bairro é que ele fica a cerca de cinco minutos do Aeroporto de Congonhas!
Por isso tudo que foi mostrado acima, o bairro do Brooklin é uma excelente opção para viver e investir, e conta com imóveis de alto padrão prontos para receber você e sua família.