Os melhores bairros para quem valoriza o transporte público
Saiba como escolher uma região atrativa e que conte com acesso fácil a ônibus e metrôs para se deslocar pela cidade
Se para você a oferta de transporte público é um item importante na hora de escolher um apartamento à venda em São Paulo para morar, então você já deve saber que isso significa estar perto de estações de metrô e de ônibus. Esse já é um ótimo ponto de partida para filtrar os bairros que atendem suas expectativas de moradia.
Com o trânsito cada vez mais complicado nas grandes cidades, a utilização do transporte público cresceu nos últimos anos. Contudo, encontrar imóveis à venda em boas condições nessas áreas disputadas nem sempre é uma tarefa simples.
Para tomar a decisão correta, além da mobilidade, é importante avaliar também alguns outros pontos na hora de escolher a localização do seu futuro imóvel.
Para facilitar a sua busca, listamos bairros com uma malha de transporte público extensa para atender às suas necessidades. Confira:
Vila Madalena
Considerado um dos mais tradicionais redutos boêmios da cidade, a Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo, é uma das regiões mais valorizadas da cidade. São muitas galerias de arte, espaços culturais e bares, que atraem pessoas de todas as regiões da cidade.
De acordo com o um levantamento realizado pela Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio), essa foi a região de São Paulo com o maior número de lançamentos imobiliários entre novembro de 2016 e julho de 2017: cerca de 20% dos novos empreendimentos da cidade estavam localizados nessa região.
A grande oferta de transporte público na região é um dos diferenciais que facilita bastante o deslocamento. A Linha 2 – Verde do metrô é a principal referência e a estação Vila Madalena conta ainda com um terminal de ônibus. A nova estação de metrô Fradique Coutinho (Linha 4 – Amarela) trouxe ainda mais mobilidade ao bairro.
Vila Mariana
Uma alternativa de onde morar para quem valoriza o transporte público é em um apartamento em SP na Vila Mariana, na Zona Sul. A grande vantagem aqui é o fácil acesso ao Centro, além de essa ser uma região rica em comércios e boas opções de entretenimento e lazer.
As estações de metrô Ana Rosa e Chácara Klabin (Linha 2 - Verde) e Santa Cruz e Vila Mariana (Linha 1 - Azul) são os principais pontos de referência. A infraestrutura do chamado “Centro expandido” reúne colégios tradicionais, hospitais públicos e particulares e shoppings.
A Vinte e Três de Maio e as ruas Domingos de Morais e Vergueiro são as principais vias de acesso. Apesar do bom número de imóveis comerciais na região, os imóveis residenciais são predominantes.
Sumaré
Outro bairro de São Paulo que merece a sua atenção é o Sumaré, na Zona Oeste da cidade. Entre as regiões paulistanas que mais registraram crescimento nos últimos anos, o bairro é reconhecido pelos seus moradores pelo grande número de bares e bons restaurantes que abriga.
As estações de metrô Vila Madalena e Sumaré (Linha 2 – Verde) são as principais opções de transporte. Nas vias principais – Rua Heitor Penteado, Rua Apinagés, Avenida Sumaré, Avenida Doutor Arnaldo e Avenida Professor Alfonso Bovero – circulam ônibus para as zonas Oeste, Sul e Norte.
O número de lançamentos imobiliários vem crescendo nos últimos anos e a região frequentemente entre na lista das mais desejadas pelos paulistanos.
Brooklin
Originalmente conhecido como Brooklin Paulista, o bairro é hoje uma das áreas mais valorizadas da cidade, com muitos conjuntos empresariais e uma ótima estrutura comercial. Considerado um dos centros financeiros da cidade, a região deve ter um salto de mobilidade nos próximos anos.
Já servida pela estação Berrini da Linha 9 e pelo corredor Diadema-Brooklin da EMTU, a região ganhou recentemente a estação Brooklin da Linha 5 – Lilás. Além dessas, em breve deve receber a estação Brooklin Paulista (Linha 17), em construção.
Pelo grande número de atrativos, esse é um dos bairros com maior número de lançamentos nos últimos anos, expandindo-se até mesmo à Vila Cordeiro e à Vila Gertrudes, onde estão localizados a TV Globo e o Shopping Morumbi, respectivamente.
Confira apartamentos incríveis na região:
Centro
Quando falamos em opções de onde morar em São Paulo e que tenham uma ampla oferta de transporte público, não há como deixar de citar o Centro. Para se ter uma ideia, são 526 linhas de ônibus e outras 9 de metrô e trem na região.
A principal delas, a estação da Luz, tem integração até com as linhas Coral e Rubi, que chegam a Mogi das Cruzes e Jundiaí, municípios da Grande São Paulo. Outra referência é o Terminal Parque Dom Pedro II – nada menos do que 54 itinerários de ônibus partem dali.
Por todos esses grandes atrativos de mobilidade, o Centro é também uma das regiões que mais oferecem opções em lançamentos imobiliários. Em geral, são os apartamentos studios que são compactos, mas que contam com uma ampla infraestrutura nas áreas comuns.
Opções para todos os gostos
Como você pôde perceber, há um bom número de opções de apartamentos no centro de São Paulo com boa infraestrutura de transportes e serviços. Em geral, aqueles que escolherem morar nas proximidades das principais estações de metrô estarão bem servidos para chegar aos demais bairros da cidade com muita tranquilidade.
Em determinadas áreas, existe ainda uma ampla oferta de linhas de ônibus que, graças aos corredores especiais, se deslocam com mais rapidez por vias movimentadas. Ou seja, são muitas alternativas para fugir do trânsito e morar em bairros com infraestrutura completa e muitos lançamentos.
Atualmente, morar um pouco mais afastado do Centro é uma opção que aos poucos tem ganhado melhores condições de mobilidade. Mas o Centro continua sendo a Zona mais privilegiada para quem não quer depender do carro.