Confira nossos imóveis disponíveis
| Tempo de leitura: 9 min

Bairros em alta: onde comprar imóveis em São Paulo e valorizar seu investimento

Direto ao ponto

| Tempo de leitura: 9 min

Bairros em alta: onde comprar imóveis em São Paulo e valorizar seu investimento

O mercado imobiliário da capital paulista é sempre bem movimentado, e não faltam bairros em alta em São Paulo, que despertam o interesse de futuros moradores, empreendedores e investidores para os imóveis da região.

Para conseguir identificar as regiões com maior potencial de desenvolvimento e valorização é preciso realizar uma pesquisa que reúna informações importantes das mais diversas regiões da cidade,  com o uso de dados que impactem diretamente os valores dos imóveis e o crescimento da  demanda por eles.

Para que você fique por dentro do que o mercado imobiliário oferece de melhor e conheça os bairros em alta em São Paulo, montamos um guia prático. Aqui vamos mostrar quais fatores influenciam no crescimento de determinadas regiões e ainda dar algumas dicas para identificar as regiões mais promissoras para investir.

O que caracteriza um bairro em alta?

Para conseguir identificar quais são os bairros em alta em São Paulo, apresentamos alguns fatores que são indícios claros disso:

Sinais de valorização urbana

Projetos de reformas ou criação de novos espaços destinados à população sempre representam um sinal de que a região está se desenvolvendo, criando novas oportunidades de negócios, o que impacta diretamente no aumento no custo de imóveis e maior demanda por empreendimentos.

Impacto da mobilidade e infraestrutura

A mobilidade urbana é fator primordial para quem busca um novo local para viver, e os bairros que oferecem esse serviço costumam estar sempre em alta, pela facilidade que proporcionam aos seus moradores, trabalhadores e visitantes.

Investimentos públicos e privados na região

Os investimentos no bairro podem representar maior demanda pelos seus imóveis. Melhorias em transportes públicos, segurança, áreas de lazer, redes de comércio e serviço e o surgimento de novos empreendimentos denotam claramente o desenvolvimento da região.

 

Principais bairros em alta em São Paulo

Vamos apresentar neste tópico alguns dos bairros em alta em São Paulo, e suas principais características:

Vila Mariana – Equilíbrio entre vida urbana e tranquilidade

Um dos bairros mais conhecidos da capital paulista, a Vila Mariana sempre está em alta. Fica muito bem localizada na Zona Sul da cidade, a Vila, como é carinhosamente chamada, possui um estilo próprio, e unifica em um só bairro pessoas de diversas idades e perfis. 

Sua diversidade cultural e as muitas opções de lazer combinam perfeitamente com as inúmeras opções gastronômicas, tudo muito facilmente acessado pela farta rede de transporte público.

Além da grande quantidade de bares e restaurantes, o bairro conta com uma rede completa de serviços de saúde, muitas opções de comércio, serviços variados, e diversas instituições de ensino nos seus arredores.

Paraíso – Mobilidade privilegiada e valorização constante

Uma das características mais importantes do Paraíso é a forte mobilidade urbana, já que a região conta, localizada na Zona Sul da cidade, conta com eficientes meios de transporte, é cortada por importantes vias e fica próxima a bairros muito tão valorizados quanto.

Apesar de ser majoritariamente residencial, o bairro conta com infraestrutura completa em matéria de comércio e serviços, espalhados por ruas arborizadas onde o ritmo de vida é um pouco menos acelerado, atraindo muitas pessoas que buscam uma região mais tranquila para viver.

Brooklin – Polo empresarial e desenvolvimento vertical

O Brooklin é um dos bairros mais ecléticos de São Paulo, apesar de ser uma região nobre, ele tanto é residencial, como sede de diversas empresas nacionais e multinacionais, um grande polo econômico da capital. 

Cortado por importantes vias como a Avenidas Luís Carlos Berrini e a Marginal Pinheiros, bem atendido pelo transporte público, com metrô e ônibus abundantes, o Brooklin ainda fica próximo ao Aeroporto de Congonhas, e abriga hotéis e shoppings.

Além de tudo que mencionamos acima, o bairro tem uma ampla oferta de bares e restaurantes, para todos os bolsos e paladares. E conta com infraestrutura completa e comércio e serviços. Quem não quer morar em um lugar assim?

Pinheiros – Efervescência cultural e expansão imobiliária

Outro bairro em alta em São Paulo é Pinheiros, com suas ruas arborizadas e imóveis de alto padrão, a região é bem atendida pelo transporte público, conta com estações de metrô e trem, várias linhas de ônibus, ciclovias e ciclofaixas.

Além de diversas opções gastronômicas no Baixo Pinheiros e arredores, o local oferece ótimas opções culturais e de lazer, muitas opções de comércio e ampla rede de serviços e fica bem próximo a importantes pólos comerciais.

Localizado na Zona Oeste da cidade, o bairro abriga todos os tipos de moradores, desde jovens profissionais que preferem viver em regiões efervescentes, a famílias que optaram por usufruir das comodidades que Pinheiros e seus condomínios com infraestrutura completa oferecem.

Itaim – Negócios e gastronomia

Outro bairro que está em alta em São Paulo é o Itaim, situado na fronteira das zonas Sul e Oeste da capital. Com sua modernização impulsionada nas últimas décadas, a região viu sua principal avenida, a Faria Lima, se tornar o centro de negócios da capital, atraindo grandes empresas dos mercados de tecnologia e financeiro. 

Esse movimento, aliado ao fato do bairro estar posicionado entre dois parques importantes (Parque do Povo e Parque Ibirapuera) e ao lado dos Jardins, transformou o Itaim em um dos bairros mais disputados e de maior valorização de São Paulo.

Fatores que impulsionam a valorização dos bairros

Para que um bairro ou região seja considerada bem valorizada, alguns fatores são imprescindíveis, como veremos a seguir:

Proximidade de metrô e transporte público

Para um bairro estar em alta, ser valorizado no mercado imobiliário e apresentar grande demanda por imóveis é preciso que ele conte com uma eficiente rede de transporte público, pois o deslocamento da população é um dos itens que aparece como prioridade em quase todas as listas de quem está em busca de um local para empreender ou viver.

Áreas verdes e parques urbanos

As áreas verdes, parques e praças também são bastante relacionadas à valorização de uma região, pois além de contribuírem para melhorar a qualidade do ar, proporcionam momentos de lazer e espaço para a prática de atividades físicas ao ar livre, o que representa um diferencial em grandes metrópoles.

Acesso a serviços premium (escolas, hospitais, comércio)

Outros fatores que as pessoas em busca de um lugar para viver procuram é a oferta de comércio e serviços, de forma a conseguir resolver toda a vida familiar dentro do próprio bairro. Instituições de ensino, estabelecimentos da área de saúde, lojas, shoppings, academias, mercados, farmácias, e todo o tipo de empreendimento que facilite a rotina são sempre muito bem-vindos e valorizados.

Novos empreendimentos e retrofit de imóveis antigos

E por último, mas não menos importante, podemos mencionar a revitalização de determinadas regiões da cidade como um impulso para o aumento da demanda por imóveis, o chamado retrofit, que são as reformas em construções antigas, priorizando suas características originais, mas com a modernidade necessária para o conforto dos seus usuários.

O surgimento de novos empreendimentos imobiliários também atrai um grande número de interessados, pois a compra de imóveis na planta costuma ser mais fácil e apresentar valores mais atrativos, despertando o interesse de novos moradores e empreendedores para a região.

Como avaliar se um bairro continuará valorizando?

Agora que mostramos alguns dos fatores que contribuem para a valorização de uma região, vamos dar dicas do que procurar para saber se o bairro está em alta em São Paulo:

Observando tendências urbanísticas

Para quem pretende se inteirar mais sobre o mercado imobiliário, estar a par das tendências urbanísticas é obter maior informações sobre as novas oportunidades de investimento em locais que oferecem melhor qualidade de vida e se destacam na questão da sustentabilidade.

O planejamento urbano é uma ferramenta que estuda como otimizar o uso do espaço, implementar melhorias na mobilidade, garantir que sejam utilizadas técnicas sustentáveis de construção, promover a eficiência energética e criar ambientes inclusivos e plurais.

Consultando dados de mercado imobiliário

Outra boa forma de analisar as possibilidades futuras de um bairro é através do mercado imobiliário, que normalmente está mais aquecido em regiões que possuem um potencial de desenvolvimento maior em um futuro próximo.

Consultar as informações do mercado imobiliário pode proporcionar a chance de investir em novas oportunidades rentáveis, como a compra de imóveis na planta por um valor mais baixo e condições de pagamento facilitadas.

Analisando planos diretores e obras públicas previstas

A análise de planos diretores é um recurso muito utilizado por quem está em busca de áreas promissoras para investir, pois é ele quem define as diretrizes para o planejamento urbano, além do crescimento e desenvolvimento de determinadas regiões.

Já as obras públicas são a realização dos planos diretores, onde é posto em prática o que foi planejado. Através da análise combinada destes dois fatores é possível perceber as regiões da cidade que receberão maior investimento público e privado e sofrerão uma demanda crescente por novos empreendimentos e imóveis residenciais de forma a atender o aumento de pessoas circulando pelo local.

escrito por
Nicole Máximo
Formada em Comunicação, com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo. Especialista no mercado imobiliário, é apaixonada por decoração, estilo de vida e tendências, compartilhando dicas para quem quer conhecer mais desse mercado.
Você pode gostar também
Sobre a SETIN