Na hora de escolher
8 de Abril de 2018.

Como escolher um imóvel rentável?

O mercado imobiliário de São Paulo deve ter aumento de vendas nos próximos meses. Isso é o que diz Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP (Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo), que aponta como expectativa um aumento de 10% em 2018. Isso é bom e se deve principalmente ao fato das taxas de juros da maioria dos créditos imobiliários terem sofrido redução ao longo do último ano. Assim como à queda da Selic (taxa básica de juros da economia), que fechou 2017 em um valor de 7%.

Para quem está se preparando para ir trabalhar ou enviar os filhos para estudar na capital paulista, ou já os tem por lá, pode ser um ótimo momento para a compra de um imóvel. Investir no mercado imobiliário é considerado por muitos como um 3dos tipos de investimento mais seguros. Mas, para fazer um bom negócio, é preciso lembrar que existem fatores que podem causar a tal depreciação do imóvel ao longo do tempo e comprometer seu patrimônio futuramente.

Mas, para fazer um bom negócio, é preciso lembrar que existem fatores que podem causar a tal depreciação do imóvel ao longo do tempo e comprometer seu patrimônio futuramente.


Por isso, vamos listar aqui características que você precisa avaliar no momento da escolha do imóvel e fazer o cálculo da depreciação, para evitar problemas futuros. Ah, também trazemos uma sugestão de imóvel para você. Confira.

Fatores que mais contribuem para a depreciação de imóvel

Basicamente, quem determina o valor dos imóveis é a famosa Lei da Oferta e Procura. Quanto mais interessados em morar em determinada região, maior será o valor dos imóveis por lá. No entanto, existe uma série de fatores internos e externos que influenciam na depreciação do imóvel, ocasionam perda de interesse, de procura e, portanto, de valor.

  • Barulho: Se por um lado, estar próximo de avenidas pode ser um fator positivo, por outro lado, o barulho de vias de grande fluxo é um fator que pode influenciar na depreciação do imóvel caso ele não tenha soluções estruturais que contornem o problema. Por isso, apartamentos com atenuação acústica nas janelas, portas das varandas e carpetes nos corredores, que ajudam a reduzir o barulho, têm pontos a favor.
  • Distância dos centros e mobilidade: Por conta do trânsito caótico das grandes cidades, morar a grandes distâncias dos principais centros e com pouco acesso a itens de mobilidade urbana, como metrôs, pode ser um grande pesadelo. Em razão do tempo e dinheiro gastos, é inegável que isso impacta diretamente no valor do imóvel.
  • Infraestrutura urbana: Ausência de serviços públicos, como hospitais, delegacias e coleta de lixo, impacta negativamente no valor da propriedade. Ruas sem calçamento e iluminação precária prejudicam a vida de qualquer um. Mais uma vez, localização é tudo.
  • Segurança: Chegar em casa deve ser sinônimo de segurança. Portanto, fique atento a itens, como a presença de comércio, iluminação pública e segurança urbana no entorno. Mas, mais do que tudo, busque opções de imóveis que tratam o item segurança como prioridade. Fechadura biométrica e condomínio com portaria blindada, câmeras e segurança 24 horas contribuem e muito neste quesito.

    A infraestrutura de serviços do condomínio também vai contribuir para a segurança. Condomínios que apresentam academia, espaço pet (animais de estimação), lavanderia, salão gourmet, entre outros serviços, trazem mais comodidade aos seus moradores, que vão menos para rua, e consequentemente estão mais seguros.  
  • Padrão de acabamento: Entrar em um imóvel com alto padrão de acabamento faz muita diferença, já na primeira impressão. E ela é a que fica, não é mesmo? Então valorizar opções que tenham estes detalhes de acabamento bem pensados e que utilize material de primeira linha é essencial na escolha de imóvel.

Escolha de imóvel: uma opção para você

São Paulo é um “mar de prédios”, e o mercado imobiliário “ferve” em algumas épocas do ano, quando muitos estão preocupados em mudar para estudar. Neste sentido, a escolha do imóvel é avaliada tendo em consideração aspectos fundamentais como: segurança e mobilidade urbana.

Se você ou seu filho, por exemplo, vão se mudar para uma cidade que não conhecem muito bem, especialmente se for uma cidade grande como São Paulo, certamente estes requisitos são importantíssimos Os imóveis da linha Downtown da Setin. São oportunidades imperdíveis e com ótimo potencial de valorização. O quesito localização tem sido tratado como primordial neste tipo de empreendimento, além da segurança e modernidade. 

Nova call to action

Estes empreendimentos levam em conta a infraestrutura da região, mobilidade urbana, vias de acesso, tendência de ocupação das áreas vizinhas, segurança e possibilidades de futuras reformas ou ampliações.

E por isso, os studios da linha Downtown oferecem as principais características que valorizam um imóvel e que levam as pessoas a morar no centro da cidade. Não deixe de comparar e faça o cálculo de depreciação.

Confira o vídeo de um desses empreendimentos, a ficha técnica e veja como os studios da linha Setin Downtown são uma excelente opção para você.