Conheça as vantagens e curiosidades de viver na Vila Leopoldina
Localizada na Zona Oeste de São Paulo, a Vila Leopoldina tem diversos benefícios que a tornam ótima opção para quem deseja morar na região. E nos últimos anos, o processo de valorização tem sido muito efetivo, tornando o local uma ótima opção para famílias e casais.
Leia o artigo completo, e conheça todos os detalhes da região!
História da Vila Leopoldina
A Vila Leopoldina, ou como costumam chamar, a Hollywood paulistana, é um bairro situado na zona oeste da cidade e é relativamente recente. Fica localizado numa área que anteriormente era um sítio chamado Emboçoava.
Uma empresa da época contratou barcos para que futuros investidores pudessem chegar ao local, de difícil acesso por ser pantanoso, e então começaram a lotear o espaço. Para homenagear uma das sócias dessa empresa, chamada Leopoldina Kleeberg, foi criada e batizada a Vila Leopoldina.
O bairro não tinha perspectivas de crescimento até o surgimento de diversas fábricas e indústrias, alavancando o desenvolvimento do ramo imobiliário no local.
Somente lá pelos anos de 1950 finalmente chegou a água potável e os telefones públicos, e no mesmo ano teve início a construção do Centro Industrial Miguel Mofarrej, iniciando de vez a industrialização da área.
Em 1969 começaram a construir a CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo) que merece ser mencionada pois foi de grande ajuda no desenvolvimento do bairro. O local é centro de armazenagem e distribuição de produtos vindos do campo, e sua contribuição para a economia e a geração de empregos da cidade é fundamental até hoje. A CEAGESP tomou tamanha proporção que acabou se tornando o terceiro maior entreposto de alimentos do mundo.
Quanto custa morar na Vila Leopoldina?
Com a expansão do mercado imobiliário na área, a Vila Leopoldina se tornou alvo de intensa busca de imóveis, tanto residenciais como comerciais.
Suas principais avenidas são a Imperatriz Leopoldina e a Dr. Gastão Vidigal. Já a grande concentração de bares, restaurantes e baladas fica nas imediações da Rua Carlos Weber.
O bairro concentra quatro estações que são de duas linhas de trens da CTPM - a Imperatriz Leopoldina, Ceasa, Domingos de Moraes e Villa Lobos - Jaguaré, além de ficar próximo às Marginais Tietê e Pinheiros. Com tantas vantagens, a Vila Leopoldina ainda fica bem próxima a USP - Universidade de São Paulo, e ao Parque Villa-Lobos com seus mais de setecentos mil metros. O parque é muito popular pois disponibiliza ciclovia, quadras polivalentes, o Instituto de Botânica de São Paulo e o Orquidário Ruth Cardoso, atrativos em abundância.
E a Setin, está presente na região com seu empreendimento residencial chamado Insight Vila Leopoldina. Conheça!
Lazer na Vila Leopoldina: principais dicas
Se você não tem idéia do que pode fazer para se divertir no bairro, aqui vamos dar dicas imperdíveis para ocupar seu tempo livre das mais diferentes formas!
CEAGESP
A CEAGESP tem múltiplas funções na vida do paulistano. Serve para fazer compras de produtos frescos, como frutas, legumes e pescados. E ainda oferece lojinhas de artesanato e várias opções para refeições - Avenida Dr. Gastão Vidigal, 1946 - mas preste atenção na dica, o local fecha às 12h30 aos sábados e 13h30 aos domingos, então chegue cedo.
Teatro UMC
O Teatro UMC, conta com trezentos lugares e tem programação variada, de shows e tributos a stand up comedy. Fica localizado na Avenida Imperatriz Leopoldina, 550.
Complexo do SESI
No Complexo do SESI - Vila Leopoldina - Rua Carlos Weber, 835 - os associados podem desfrutar de piscinas, quadras, academia, consultas médicas entre outras atividades. Mas quem não é sócio pode usufruir das instalações em leituras coletivas, partidas esportivas, e espetáculos variados do Centro Cultural. A programação completa se encontra no site.
Shopping Villa Lobos
O Shopping Villa Lobos se localiza na Avenida das Nações, 4777, e tem grande variedade de lojas, atendendo todas as necessidades dos moradores do bairro.
Opções de gastronomia no bairro
E mais uma vez temos de mencionar a CEAGESP por aqui! Lá ocorrem festivais de comidas durante o ano. O de sopas pega a época mais fria, e vai de maio a agosto, e é lá que servem a sopa de cebola mais famosa da capital. O de Frutos do mar e peixes dura mais, janeiro e fevereiro e depois de setembro a dezembro. O de camarão e massas em março e abril. São festivais para agradar a todos os tipos de paladares.
Há também o Mamaggiore - Rua Carlos Weber, 594 - que oferece comida italiana contemporânea, no esquema slow food, e sua proposta é devolver o prazer de comer bem num ambiente bem estruturado e com decoração marcante.
Já o Mangiare - Avenida Imperatriz Leopoldina, 681 - mistura os sabores das gastronomias italiana e mediterrânea, com refeições saborosas, muitas vezes preparadas no forno a lenha da casa acompanhadas dos vinhos que fazem parte da sua conhecida adega.
O Criminal Burguer é bem conhecido na vizinhança - Rua Nanuque, 595 - e serve chopp gelado para acompanhar os burguers artesanais.
No Manai - Rua Hayden, 220 - o buffet apresenta grande variedade, e é uma das melhores pedidas de quilo para o almoço na região.
Na Rua Passo da Pátria, 1685 fica a Brascatta, pizzaria com mais de quarenta sabores no cardápio. Seu espaço é grande e comporta aproximadamente trezentas pessoas, sendo também utilizado para eventos.E lá ainda é possível escolher o tipo de massa e a espessura!
Na Rua Passo da Pátria, 1673 tem o Imperatriz Villa Bar, um bar de comida tipicamente brasileira, e música ao vivo no happy hour, e aos sábados, ao som de um sambinha, você aproveita a feijoada da casa.
Para quem não conhecia nada da história da Vila Leopoldina, chegou a hora de desbravar o bairro e seus muitos atrativos. Tenho certeza que em breve sua mudança para o bairro estará programada!