Tour gastronômico pelo Cambuí: conheça os melhores restaurantes e bares do bairro
Centro gastronômico de Campinas, o Cambuí oferece um eclético cardápio de restaurantes, choperias, bares e pubs que atendem os moradores do bairro para agradáveis e sofisticadas refeições em família, programas entre amigos, reuniões de negócios e encontros a dois, além de atrair visitantes de toda a cidade e dos municípios vizinhos da Região Metropolitana de Campinas.
Os restaurantes de gastronomia gourmet mais concorridos do bairro figuraram na prestigiada edição do guia “Comer & Beber” da Revista Veja. No famoso Benedito Restaurante, de cozinha internacional personalizada pelo chefe Mauro Mason, a entrada de mozzarela burrata, azeitona e pesto é recomendada para anteceder as anchovas negras com aspargos e camarão, um dos pratos-chefe da casa, degustado com um seleto vinho branco italiano.
O estilizado Duke Bistrot, com o chef Erick Jacquin à frente do cardápio franco-italiano, é um mix de restaurante, lounge e bar, com decoração moderna. Dos trinta pratos oferecidos, preparados apenas com ingredientes produzidos na casa, um dos destaques é o robalo ao vapor em emulsão de champagne, acompanhado de caviar mujol e purê de abóbora.
No Olivetto Restaurante e Enoteca, com seus requisitados pratos de frutos do mar e da cozinha europeia, o design de paredes de vidro com um amplo terraço entre as áreas externa e interna tem o clima ideal para um encontro mais romântico, regado a um bom vinho. No mesmo estilo culinário, mas reinventado com ingredientes sazonais e frescos típicos da cozinha brasileira, o Chef Theo Medeiros Bistrô oferece um ambiente descolado e descontraído.
A chef mineira Carol Albuquerque assumiu, no Lume, a brasilidade contemporânea de suas criações marcadas pela originalidade, acompanhadas de cervejas artesanais, num espaço gracioso e cativante, como provam as plaquinhas nas paredes que convidam os clientes a conversarem entre si.
Uma visita ao D’autore pode ser um programa para toda a família. Filiado à cozinha contemporânea, nele imperam as combinações criativas elaboradas pelo chef Thomas Salaar. A costela assada com risoto de macadâmia e chutney de cebola roxa ou o camarão pistola com risoto de abóbora cabotian e texturas de coco agradam os adultos, mas a criançada também é contemplada com um menu kids, e o menu executivo de almoço do D’autore já foi eleito o melhor da cidade pelo guia da Revista Veja.
Para a família, há ainda ótimas opções. O Cambuí é sede da loja inaugural da rede da Confeitaria Romana, um dos principais atrativos do bairro, aberta do café da manhã ao happy hour com receitas refinadas de pães, bolos, petit four doces e salgados, especialidades da casa, e refeições completas, com pizza à noite. Com um toque mais clássico de padaria tradicional, há também o Pão do Cambuí.
No Cambuí, dar a volta ao mundo da gastronomia é uma questão de passos. A clássica cozinha italiana pode ser apreciada em cardápios refinados nos restaurantes Gallo Nero e Maialini, acompanhados de vinhos e drinks de alto padrão, e numa versão mais familiar, com um exclusivo toque mediterrâneo, no Bellini Ristorante. Não poderia faltar a pizza, e a da Pizzaria Bráz, feita com molho de tomates importados da Itália e massa grossa, é uma das preferidas da cidade. No Dom Manoel, o menu recria receitas de bacalhau e peixes acompanhados de batata-doce e inventivos complementos, mas mantém o inconfundível pastel de Belém como sobremesa, e oferece uma excelente carta de vinhos.
A culinária oriental também está representada nas quadras do bairro pelo IKI Japanese Cuisine com seus primorosos sushis, sashimis e temakis e receitas da alta cozinha nipônica internacional, e pelo Tomyan Ladungri, que oferece autênticos sabores do sudeste asiático, com predominância da cozinha tailandesa.
Com a mesma qualidade e mais descontração, aperitivos apetitosos e pratos variados, drinks autorais, cervejas artesanais e amplos ambientes modernos, os bares e pubs do Cambuí são o destino perfeito para uma balada com amigos. No clima de crush do Banana Café, no estilo punk do Red Lion Pub, no irlandês Grainne’s Pub, no alemão Fritz Bar e no brasileiríssimo Brejas Bar, a música e a diversão não param.
Bares-restaurantes como o Seo Rosa e o Boteco São Bento, possuem agradáveis ambientes decorados com bom gosto, ótima comida e boa música. Para começar o dia – ou a noite, nos aconchegantes Anauê Café & Gourmet, o Café Container e o Julie Bakery Café um papo leve e uma boa sobremesa nunca faltam. E para todas as horas, o Giovanetti, a choperia símbolo de Campinas, que nasceu no Cambuí e já se espalhou em várias unidades pela cidade, tem sempre um chopp bem tirado, geladinho, petiscos e pratos caprichados para os moradores de apartamentos em Cambuí e visitantes.