Cores mais escuras estão sendo incorporadas à decoração com refinamento e requinte.
Preto, grafite, chumbo e outros podem compor ambientes modernos, dialogando com tons mais claros
Longe de criar um ambiente “sombrio” e “depressivo” ao qual, a princípio, poderia ser associado, o preto e as tonalidades mais escuras (como o chumbo e o grafite) vêm ganhando cada vez mais espaço nos projetos de decoração, trazendo, consigo, uma conotação de elegância e sofisticação – atributos que já possui, por exemplo, no universo da moda.
Afinal, se o “pretinho básico” já cai muito bem na hora de se vestir, por que não adotá-lo também em móveis, objetos decorativos ou mesmo nas paredes?
Essa é a proposta que alguns especialistas vêm aderindo com sucesso, desde que combinando as tonalidades escuras com outras mais claras, como o palha, o bege e, mesmo, o branco. A linguagem a ser construída depende, em síntese, de quais itens com essa cor serão adotados (uma parede, um vaso ou um quadro) e, claro, do ambiente a ser “trabalhado”.
Como escolher tonalidades escuras para a sala de estar?
Esse é um dos espaços com mais movimento na maioria das casas e, portanto, é importante que transmita a sensação de amplitude tanto quanto possível. E, como as tonalidades escuras tendem a “diminuir” a sensação de espaço, é aconselhável que, por exemplo, apenas uma parede seja pintada com o tom escuro, e não o ambiente como um todo.
Outra proposta é a de pintar as paredes em tonalidades mais claras, mas apostar no negro/chumbo/grafite em móveis e peças de decoração. Rack de TV, vasos, quadros ou mesmo a estrutura de uma mesa estão entre as opções desse “cardápio”. Uma sala com toques de preto transmite a ideia de sofisticação e aconchego.
Tons escuros nos quartos
Uma ótima aposta para o uso do preto, já que esses tons tendem a criar um ambiente mais escuro favorável ao descanso. Mais uma vez, no entanto, a dica é não abusar. Pode ser (assim como no caso da sala) uma parede negra ou itens como a colcha, almofadas ou mesmo a guarda da cama. Tudo com parcimônia.
Importante destacar, ainda, que, sendo uma cor neutra, o preto dialoga super bem com tons de amarelo, laranja e verde, criando, por exemplo, um tom futurista para um quarto infantil. Que mais sobriedade e sofisticação? A sugestão, nesse caso, é combinar com itens brancos.
Cozinhas em tonalidades escuras
Esse é o ambiente em que o uso das tonalidades de preto requer mais cuidado, justamente pelo fato mencionado anteriormente de que os tons escuros tendem a diminuir o ambiente e a cozinha, em geral, já é um espaço mais reduzido.
Isto posto, é possível, sim, "brincar" com o preto e suas derivações, em cadeiras ou mesas, por exemplo, juntamente com tons mais amadeirados. O resultado é um visual elegante e moderno.