Como a sustentabilidade tem influenciado os projetos de arquitetura
Um assunto que vem tomando vulto em todos os tipos de empresas e negócios é a sustentabilidade. Um tema que se torna cada vez mais prioritário, visto os dados alarmantes sobre questões ambientais que se apresentam pelo mundo afora e o fato da indústria da construção civil ser responsável por parte desse problema.
No caso de construções não poderia ser diferente, já que graças à arquitetura sustentável muitas melhorias podem e estão sendo feitas com projetos pensados a partir da utilização de recursos naturais da própria região e de reaproveitamento de materiais.
O tema é complexo, e por isso vamos debater os reais benefícios de aplicar a sustentabilidade na arquitetura, levando em conta os benefícios que são decorrentes desse tipo de prática, já que nem só o planeta se beneficia disso. Explicar que tipo de mudanças estão sendo feitas visando diminuir os impactos que uma construção causa.
A Influência da Sustentabilidade na Arquitetura Moderna
A preocupação e o cuidado com a sustentabilidade é uma crescente, e no caso da arquitetura, as possibilidades são combinadas com intuito de diminuir os impactos, como veremos abaixo:
Qual o conceito de arquitetura sustentável?
A sustentabilidade na arquitetura tem como preceitos principais a utilização dos recursos naturais da região e a diminuição ao máximo da extração de recursos ambientais. É um braço da arquitetura que busca trabalhar com reaproveitamento de material e reduzir a produção de resíduos, buscando atender as demandas da população de forma a causar o menor impacto ambiental possível.
Quais são os princípios da arquitetura sustentável?
Os princípios que regem a arquitetura sustentável são bastante parecidos com os da arquitetura regular, eles envolvem uma detalhada análise do espaço e do seu entorno, para atender de forma minuciosa as necessidades do cliente causando o menor impacto ambiental possível e trabalhando para difundir essa cultura de consciência ambiental em quem compra os projetos, demonstrando o quanto os investimentos possuem um retorno rápido. O lema é atender as necessidades presentes sem, no entanto comprometer as gerações futuras em sua capacidade de geração de recursos.
Inovações no Design de Arquitetura Sustentável
Muitos materiais são aproveitados em novas obras, desde a parte estrutural até a de acabamentos. O uso de tijolos ecológicos, tintas com menor impacto ambiental e laváveis, madeira de demolição, bambu, vidro e metais reaproveitados e reciclados são parte do novo tipo de design sustentável no mundo da arquitetura.
O Brasil já alcançou a quarta posição no ranking mundial da LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um selo que é dado a empreendimentos que têm sua orientação ambiental de acordo com as normas estabelecidas pelos responsáveis pela distribuição da certificação. É preciso verificar em que tipo de clima a construção será feita para atestar sua sustentabilidade. Na Europa, por exemplo, um design sustentável é baseado na resolução de problemas climáticos, que diminuam o emprego desenfreado de substâncias que promovam aquecimento, como energia que não é limpa ou mesmo gás.
São Paulo conta com algumas centenas de construções sustentáveis, onde o design arquitetônico, a redução de custos, diminuição da produção de resíduos e aproveitamento das características ambientais são uma regra. A depender do empreendimento podemos encontrar o telhado verde que diminui o desconforto térmico, o reaproveitamento de água e a coleta seletiva em cada unidade individual e em âmbito condominial.
Decoração Eco-friendly
Mais do que apenas o uso de materiais ambientalmente certificados, a decoração eco-friendly ou sustentável chegou com o propósito de conscientizar a todos sobre o que realmente precisamos ter para viver. Ela é livre de excessos, prima pela multifuncionalidade e pelo conforto e bem-estar.
Móveis multitarefas são uma prática comum, bem como madeiras de demolição, vidros, metais, bambu, tecidos de origem natural, a menor quantidade possível de apetrechos e objetos sintéticos, mesmo que somente decorativos. Aproveitar o que a natureza nos oferta sem agredir, sem extrair além do necessário, e utilizar com sabedoria seus recursos são o mote do design e decoração sustentáveis.
Comodidades Sustentáveis em Condomínios
Existem muitas expectativas com relação ao que pode ser feito junto à arquitetura sustentável, e ela não decepciona. Muitos condomínios são projetados com sua estrutura voltada para melhor aproveitamento das características eólicas, após estudo de correntes de vento do local onde será a construção.
O aproveitamento de água da chuva já é uma realidade em muitos prédios, que contam com reuso para tarefas de limpeza e descargas. As novas construções também costumam aproveitar ao máximo a luz natural para reduzir o uso de iluminação artificial e uso de aparelhos de refrigeração. Além do uso da energia solar para redução de consumo de energia elétrica e consequente redução no valor das contas.
As construções da Setin Incorporadora são voltadas para o que há de mais moderno no quesito redução de resíduos e para os outros conceitos da arquitetura sustentável. Está pronto para conhecer os nossos empreendimentos que tratam as medidas ambientais com seriedade? A Setin leva a sustentabilidade a sério, empregando esse conceito nos seus imóveis e condomínio, então clique aqui para conhecer o que temos a oferecer a você.