Rua Pamplona: O caminho que marca a evolução e transformação de São Paulo
Na incrível história de São Paulo, nunca poderíamos deixar de fazer uma menção honrosa a essa rua, que tem tanta relevância para a cidade: Rua Pamplona.
Conhecida pelos eventos que lá ocorreram, por ter seu nome em homenagem a um personagem importante no desenvolvimento da cidade, e pelas inúmeras mudanças sofridas no decorrer de tantos anos, a Rua Pamplona tem sua bossa, seu charme, e abaixo listamos importantes passagens que te farão conhecer mais um pouco sobre ela. Vamos lá!
Origens da Rua Pamplona
A Rua Pamplona recebeu esse nome em homenagem ao empresário e filantropo José Coelho Pamplona, português de origem, mas brasileiro de alma e coração.
José começou sua vida no país na cidade do Rio de Janeiro, mas logo que se casou, mudou-se para São Paulo e de lá nunca mais saiu. Apesar de ter recebido honrarias do Rei Carlos de Portugal, já tinha se apaixonado por São Paulo e não quis saber de retornar a sua terra natal por nada.
José fez muito pela cidade, foi benemérito e diretor por muitos anos do Hospital Beneficência Portuguesa, e com isso pode ajudar muitas pessoas em condições financeiras precárias a terem um tratamento digno de saúde. Teve ainda participação na constituição inicial da Avenida Paulista, inclusive a antiga Mansão da família Matarazzo ficava na Paulista, esquina com a Pamplona. Sua imponência era tamanha que atraía multidões que queriam ver a construção projetada por arquitetos italianos e, quem sabe, avistar de longe seus moradores. Palco de muitas festas, e visitas ilustres de dentro e fora do país, a Mansão Matarazzo foi um símbolo de riqueza e poder da Pamplona até a sua demolição. Mas isso já é uma outra parte da nova história da rua.
A Rua ao longo dos anos
A Pamplona é uma rua comprida, de mão única, começa com uma subida suave na esquina com a Rua Bela Vista. Arborizada, tem um importante e imponente casarão que foi tombado pelo patrimônio histórico, onde antes era o Instituto de Física Teórica, e que virou um moderno café, cujo dono, o Comendador Laurinho, é responsável pelo produção da bebida servida por lá, já que o café é cultivado e seco na sua fazenda, a Talismã. Além da parte gastronômica, o cardápio é comandado por um renomado chef da Nova Zelândia com deliciosas opções de comidinhas, lá também tem uma livraria. Um ambiente super calmo, muito verde e com cantos de pássaros. É bem possível que você se sinta fora da cidade.
Mais um importante detalhe é que a Pamplona fica próxima aos restaurantes italianos do bairro do Bixiga, as famosas cantinas das mammas e nonnas. As mesas sempre são muito disputadas aos finais de semana.
Há ainda uma curiosidade, pois na esquina com a Pamplona, fica um dos únicos prédios residenciais da Avenida Paulista, que é basicamente tomada por edifícios comerciais. O centro financeiro da Cidade.
A Pamplona fica bem movimentada no horário do rush, e termina na Rua Estados Unidos.
Há muitas edificações novas, condomínios cheios de recursos que vem atraindo moradores de outros bairros de São Paulo pela grande oferta de serviços e comércio próximos à região, e também pelo Shopping Cidade São Paulo, que foi construído no terreno que abrigava a Mansão da família Matarazzo e pelo Shopping Jardim Pamplona, construído no terreno do antigo Supermercado Eldorado.
Papel cultural e social da Rua Pamplona
A Rua Pamplona é um patrimônio da capital paulista, tendo recebido homenagens na Itália, graças a influência do Conde Matarazzo e suas benfeitorias realizadas na época, tanto aqui, quanto na Itália. Afinal ele foi, ao mesmo tempo, o homem mais rico em ambos os países.
Na rua também se localiza o Edifício da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.
Se existe algum paulistano que nunca visitou a rua, pode ter certeza que ao menos um pouco da sua famosa história deve conhecer, já que foi durante muitas décadas o local da mais imponente construção da capital, com seus frequentadores ricos e elegantes, fazendo história e deixando marcas por toda a cidade com seus investimentos e aquisições.
Cidade Matarazzo - Um legado para toda a cidade
Dizem que São Paulo é meio cinzenta, cheia de concreto por todos os lados. Mas só quem não conhece toda a capacidade do complexo Cidade Matarazzo é quem assim considera a cidade.
A vista de cima é impactante, já que são algo em torno de quinze mil metros quadrados de construções, lazer, serviços, verde e tranquilidade, um oásis no meio do caos urbano.
Seus edifícios e fachadas, inclusive da antiga Maternidade Matarazzo, todo projetado de acordo com a arquitetura vinda da Itália nos idos de mil e novecentos, foram restaurados e sua construção incluiu no local uma torre projetada pelo arquiteto premiado francês Jean Nouvel, e, ainda conta com a assinatura de Philippe Starck, também renomado e francês, para o seu design interior, misturando o ar histórico das antigas construções com toques contemporâneos.
Nada ficou de fora do Complexo, já que áreas verdes são abundantes, artes de variados estilos têm espaço garantido, assim como a certeza de encontrar por lá, de lojas de renome internacional. O local também conta com forte participação de famosos grupos gastronômicos e um hotel seis estrelas.
O Complexo Matarazzo chegou para impactar moradores e turistas, com seu estilo histórico - contemporâneo, que permite receber tanto os moradores da capital quanto os hóspedes com incrível conforto. Ainda conta com espaços para realização de festas e eventos, e tudo com uma incrível oferta de serviços de alto padrão e promessa de atendimento personalíssimo. Tudo isso pertinho do maior centro financeiro da cidade, a Avenida Paulista.
Essa é a São Paulo que conhecemos, sempre criando oportunidades para gerar empregos e conforto aos seus moradores e visitantes.
Mudanças recentes e futuro promissor
Atualmente a Pamplona é uma rua bem valorizada, por ser majoritariamente residencial, mas sem deixar que faltem em seus arredores o essencial aos moradores e frequentadores.
Muitas incorporadoras disponibilizaram várias unidades residenciais em condomínios de alto padrão, com diferentes estilos e metragens. Atendendo todos os tipos de estilos, de solteiros a famílias.
Morar na Rua Pamplona é fazer parte de uma nova história que vem sendo construída com muito sucesso e cuidado, e com a parceria de investimento público e privado, mas, sem que se perca o charme de outrora.
No site da Setin você pode encontrar imóveis extremamente interessantes que vão fazer você querer conhecer ou retornar à Rua Pamplona.