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Onde morar
3 de Maio de 2023.

Quais são as linhas de metrô de SP e os bairros mais bem servidos por elas?

O primeiro metrô a ser construído no Brasil foi na cidade de São Paulo, e provavelmente por isso, tem a maior malha metroviária do país. Em setembro de 1974 o início das operações  foi com seis mil e quatrocentos metros e se deu entre Jabaquara e Vila Mariana.

Com o passar dos anos as linhas e estações foram sendo ampliadas, e novas tecnologias e a preocupação com sustentabilidade chegaram para melhorar a qualidade do serviço para seus usuários, e, ainda contribuir para manutenção do meio ambiente.

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Já em 2013 houve um grande aumento na malha viária para setenta e quatro quilômetros, com sessenta e quatro estações.

De acordo com informações retiradas do site do Metrô de São Paulo, sessenta e cinco quilômetros são operados pelo próprio Metrô, e os outros nove quilômetros são operados pela Via Quatro.

E para compor o visual das estações, promovem exposições de arte, pocket shows de música e apresentações  teatrais, ou seja, os usuários do Metrô São Paulo entre uma viagem e outra podem aproveitar os eventos culturais de cada estação.

Como funciona o metrô de SP?

A malha viária é dividida em ramais e cada linha é definida por cores.

Linhas 1 azul, 2 verde, 3 vermelha, 4 amarela, 5 lilás. As da CTPM ( Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) são a 7 rubi, 8 diamante, 9 esmeralda, 10 turquesa, 11 coral, 12 safira, 13 jade e 15 prata. Além das linhas operadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) que são Diadema, Ferrazópolis, Jabaquara, Morumbi, Piraporinha, Santo André, São Bernardo, São Mateus e Sônia Maria.

São cento e um quilômetros e oitenta e nove estações, cobrindo boa parte da cidade de São Paulo.

Além dessas linhas que compreendem cento e um quilômetros, estão em andamento obras para ampliação da malha viária do Metrô de São Paulo que podem chegar a beneficiar até um milhão de novos usuários.

Quais são as linhas do metrô de SP e quais bairros são englobados por elas?

Conheça agora um pouco mais sobre cada uma das linhas do metrô (que não são poucas!).

Linha azul

Foi a primeira a ser construída, tem vinte e três estações e tem como extremidades Tucuruvi e Jabaquara, atendendo as zonas sul e norte nos seus vinte quilômetros de extensão.

Linha verde

Seus quinze quilômetros possuem quatorze estações, sendo que em quatro delas é possível fazer mudança de linhas, conhecidas popularmente como baldeações. Vai da Vila Madalena à Vila Prudente, ligando as zonas oeste e leste.

Linha vermelha

É considerada a linha de maior movimento do Metrô de São Paulo. Conta com dezoito estações, tem vinte e dois quilômetros e liga a Barra Funda à Itaquera, nas zonas oeste e leste da cidade.

Linha amarela

É a linha mais recente e considerada a mais moderna. Está sob concessão da CCR, seus trens são de última geração e considerados muito seguros, funcionam no sistema driverles, sem condutor. Cobre treze quilômetros com onze estações, e vai da Estação da Luz ao Morumbi.

Linha lilás 

Também está sob concessão do Grupo CCR, e assim como a linha amarela, está modernizando sua operação e trens. Conta com dezessete estações nos seus vinte quilômetros.  Liga o Capão Redondo à Chácara Kablin, do sudoente ao centro sul de São Paulo.

Monotrilho

O monotrilho, para quem ainda não conhece, são trilhos suspensos, e conta com duas linhas:

  • 15 Linha Prata - tem onze estações funcionando e sete em finalização, liga Vila Prudente e Hospital Cidade Tiradentes, todas na zona leste.
  • 17 Linha Ouro - essa linha fará a ligação do Aeroporto de Congonhas a zona sul.

Linhas em construção

São quatro novas frentes de trabalho para ampliação da malha do Metrô de São Paulo e um enorme benefício a muitos moradores da cidade.

A linha 6 será a laranja, que ligará a estação São Joaquim à região de Brasilândia, com quinze quilômetros de extensão e quinze novas estações.

Outra linha em construção é a 17, ouro, que vai ligar o Aeroporto de Congonhas às linhas 5 (lilás) e 9 (esmeralda) da CTPM. 

A linha 19, celeste, ainda em fase de levantamentos, ligará a Zona Sul a Guarulhos.

E finalmente a linha rosa, a 20, vai ligar São Bernardo do Campo à Lapa, que se localiza na zona oeste de São Paulo.

São aproximadamente quarenta estações novas que vão ajudar muito a vida dos cidadãos que utilizam o transporte público.

Horário de funcionamento e valor do metrô de SP

O metrô tem diferentes horários padronizados para todos os dias da semana.. 

As linhas azul, verde, vermelha, amarela e lilás funcionam de 04h40 à 00h.

De acordo com as informações obtidas no próprio site do Metrô São Paulo 

Para fazer as baldeações nas estações da Sé, Paraíso e Ana Rosa é necessário embarcar nas linhas azul, verde e vermelha até no máximo 00h.

Já para fazer baldeação entre as linhas verde e prata na Estação Vila Prudente no metrô ou monotrilho, o horário máximo é o mesmo, até 00h.

Como cada estação possui um horário diferenciado, o embarque até 00h garante que se siga viagem apenas na mesma linha.

O metrô de São Paulo possui variados tipos de trufas, tem desde a madrugadora, que vai de 04h40 às 06h15 e custa R$ 3,85, e um passe que te dá dez viagens por dia durante um mês entre metrô, trens e ônibus municipais pela bagatela de R$ 338,00.

Mas, o bilhete simples, que dá direito apenas a uma viagem custa R$ 4,40.

Quais as vantagens de morar perto do metrô?

Morar num bairro bem servido de transporte público é pura qualidade de vida. Poder chegar ao seu emprego ou sua empresa sem pegar muito trânsito ou gastar muito tempo é o sonho dos paulistanos. 

Morar perto de estações de metrô te permite utilizar um serviço público de maior qualidade que as linhas de ônibus, sem enfrentar engarrafamento, sem preocupação com estacionamentos e com custo relativamente baixo se comparado ao uso de automóvel particular para chegar ao trabalho. Você pode ler um livro, ouvir podcasts, ou simplesmente ligar na sua música preferida e relaxar no trajeto.

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Vale a pena investir em imóveis para alugar perto do metrô?

Investir em imóveis é por si só um negócio seguro, que apesar de não ter rápido giro, é tradicionalmente uma forma de aplicação com muitos benefícios.

Agora, quando o entorno do imóvel oferece uma série de benefícios, a valorização pode ser ainda maior e mais interessante.

Quem busca um imóvel para comprar pesquisa sempre o seu entorno, e ter estações de metrô próximas ao empreendimento é um atrativo enorme. Além de poder utilizar o metrô, caso seu imóvel seja para investimento e pretenda alugá-lo, o fato de ter a opção do metrô por perto é um diferencial e tanto.

E aos que já possuem imóveis em áreas onde estão sendo construídas as ampliações do metrô, provavelmente seu empreendimento será valorizado com estações sendo abertas no seu entorno.