Bairro Paraíso: O que fazer, como chegar e onde morar
Quem é que não gostaria de viver no Paraíso? Para quem não conhece, há em São Paulo, capital, uma região que se chama bairro Paraíso. Como seu nome sugere, o local possui vários encantos que atraem muitos candidatos a moradores e empreendedores da região.
O bairro da Zona Sul é considerado por moradores e trabalhadores um local tranquilo, majoritariamente residencial, com ruas agradáveis e arborizadas, mas que também oferece uma rede de serviços bastante completa e vasto comércio, trazendo comodidade aos seus moradores.
Agora vamos conhecer um pouco mais sobre o Paraíso. Nesse texto você vai saber como se deu sua criação, descobrir como é a vida de quem mora no bairro, o que há para fazer de interessante na região e também se inteirar sobre a infraestrutura de comércio, serviços e acessibilidade, e então entender o motivo de tanta gente buscar imóveis no bairro.
Como é morar no bairro Paraíso?
O Paraíso, em São Paulo, é famoso por suas ruas tranquilas, limpas e arborizadas, proporcionando um ambiente residencial sereno. Este bairro oferece o equilíbrio perfeito entre a tranquilidade residencial e a conveniência de ter diversos estabelecimentos comerciais, serviços, além de opções de gastronomia e entretenimento ao seu alcance.
Este bairro vibrante e diversificado é um ímã para moradores, investidores e expatriados, graças à sua gama variada de opções de entretenimento, compras e proximidade a centros de negócios. Além disso, o bairro Paraíso é um caldeirão cultural, com muitos negócios de comunidades asiáticas, incluindo chineses e japoneses, bem como a comunidade síria, com o Club Homs. A Avenida Paulista, inclusive, abriga as sedes de dois grandes bancos japoneses: o Sumitomo Mitsui e o Mitsubishi Financial Group.
Com mais de 20 consulados situados na região da Paulista, a diversidade cultural é um marco do bairro. A localização estratégica, a excelente infraestrutura, os serviços abundantes e as opções de lazer são alguns dos atrativos que tornam a vida no Paraíso desejável para aqueles que buscam conforto, praticidade e qualidade de vida.
Uma pesquisa da consultoria JLL indica que o bairro Paraíso é uma das áreas com maior taxa de ocupação e tendência de aumento nos preços dos aluguéis de escritórios de alto padrão. Isso reforça a atratividade do bairro para empresas e profissionais.
Portanto, se o seu objetivo é viver próximo ao trabalho, cercado por instituições de ensino, em um bairro com fácil mobilidade urbana, ou simplesmente desfrutar de uma região residencial que atenda às suas necessidades sem a necessidade de deslocamento, o bairro Paraíso é a escolha ideal.
Onde fica o bairro Paraíso?
O bairro do Paraíso se localiza na Zona Sul da capital paulista. Além disso, algumas das suas mais importantes avenidas são a Paulista, Brigadeiro Luis Antônio e a 23 de Maio, que dão acesso a diversos pontos importantes da cidade. O bairro nobre fica próximo a outros bairros bastante movimentados, como a Vila Mariana, Bela Vista e Jardim Paulista.
Continue explorando:
Roteiros culturais obrigatórios do eixo Vila Mariana-Paraíso
Conheça a origem do bairro Paraíso
Fundado no final do século XIX a partir de uma propriedade rural depois loteada (a chácara do Sertório), o bairro do Paraíso surgiu como uma espécie de ligação entre algumas das principais regiões de São Paulo, a Avenida Paulista e os bairros da Bela Vista e da Vila Mariana.
O nome “Paraíso”, tem origem no principal centro da região que naquela época chamava-se o “Largo do Paraíso” e atualmente, Praça Osvaldo Cruz. O bairro é plural, conta com moradores, trabalhadores e visitantes de diferentes faixas etárias, gostos e hábitos, mas que conseguem conviver de forma tranquila, de maneira a usufruir o que de melhor o Paraíso tem a oferecer.
O que fazer no bairro paraíso: Guia para turistas e moradores
No Paraíso, as opções de entretenimento são bem variadas, o que contribui para atrair todo o tipo de público, de gostos e faixas etárias diferentes. Diversidade em opções de lazer é o ponto forte do bairro, como veremos abaixo:
Opções de lazer e diversão na região
Para quem busca cultura, é possível frequentar exposições e eventos no MASP (Museus de Arte de São Paulo), no Centro Cultural São Paulo, no Itaú Cultural e na Casa das Rosas, e na região também se encontram os teatros Gazeta e Eva Herz. Mas se preferir atividades ao ar livre, é possível passear pela Avenida Paulista fechada, aos domingos e feriados, ou curtir uma das áreas verdes mais conhecidas do país, que é o Parque do Ibirapuera, a apenas alguns minutos de distância.
Para caminhadas a Praça Carlos Gardel é uma das mais procuradas, pois além de ser possível aproveitá-la durante o dia, possui ótima iluminação e durante a parte da noite também costuma ser bastante frequentada, ou a Praça Ayrton Senna do Brasil, muito popular entre os tutores e seus pets.
O que fazer no bairro Paraíso a noite: Vida noturna
Para quem quer aproveitar a noite no bairro, as ofertas são bastante variadas. O Restaurante Bucatini, com culinária que reúne frutos do mar e italiana, é uma das opções tradicionais da área. No Clube do Minhoca é possível ver shows de humor, o espaço recebe de peças a pocket shows de stand up comedy.
A casa de carnes Rubaiyat é outra conhecida dos moradores e visitantes do bairro. Já no Bar dos Cravos é possível experimentar diversos drinques e aproveitar o happy hour e se deliciar com comidinhas contemporâneas.
Como é a infraestrutura e saúde no bairro Paraíso?
Um dos fatores que mais influenciam a busca por moradias em uma região é a disponibilidade de transporte público. A região conta uma ampla e variada rede de transportes, que inclui duas estações de metrô, Paraíso e a Brigadeiro, ambas da linha verde, e você conta também com muitas linhas de ônibus.
O acesso a outras áreas da cidade também pode ser feito através das avenidas Paulista, 23 de Maio e a rua Vergueiro, além da ciclovia que liga a Avenida Paulista à Zona Sul. Todas essas são possibilidades que contribuem para maior facilidade de deslocamento.
Já na área de saúde, o bairro Paraíso conta com importantes centros de especialidades, que vão da cardiologia, com o HCor, aos serviços de maternidade – caso da Pro Matre, passando pelo Hospital Santa Catarina, um dos mais importantes da cidade. Isso torna o lugar um dos mais procurados por profissionais da saúde na cidade. Além de grande variedade de consultórios, laboratórios de análise e imagem, clínicas, redes de farmácias e drogarias.
A região possui ainda uma enorme e diversificada oferta de serviços de educação, desde cursinhos pré-vestibular (Etapa) até universidades reconhecidas em todo o País. O bairro é próximo de instituições como a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Fundação Getulio Vargas (FGV), Fundação Cásper Líbero e dos colégios Maria Imaculada e o Colégio Marista Arquidiocesano.
Onde se hospedar no bairro paraíso?
Para quem pretende se hospedar no bairro, existem opções de hotéis, apart hotéis, flats e pequenas pousadas. Mas para quem pretende passar um tempo na região em um local mais confortável e intimista, é possível encontrar muitas opções de imóveis disponíveis para aluguel por temporada.
Com espaços mobiliados, bastante procurados por profissionais que se aproveitam da proximidade com a Avenida Paulista e centros financeiros, estas opções também costumam estar perto da vasta oferta de transportes públicos. E também por estudantes que fazem seus cursos nas várias instituições localizadas na região.