A região dos Jardins, localizada na zona oeste de São Paulo, é um dos locais mais agradáveis da cidade. Além de ruas arborizadas e casas de altíssimo padrão, ela conta com um cenário gastronômico marcante, com opções realmente diferenciadas.
Muitas pessoas visitam os Jardins atraídos pela oferta de galerias, museus, espaços culturais e lojas de grife, mas acabam se surpreendendo ao conhecer os restaurantes da região, que oferecem menus requintados e uma comida de alta qualidade.
Neste artigo vamos apresentar alguns dos melhores lugares para desfrutar de uma experiência diferenciada e sofisticada, além de dicas para aproveitar ao máximo a experiência gastronômica nos Jardins e escolher o restaurante mais adequado para você.
Restaurantes imperdíveis em Jardins
Agora chegamos na parte mais saborosa deste texto, vamos apresentar algumas das casas mais renomadas e procuradas da região, com suas principais características:
A Bela Sintra
Com mais de 20 anos de história e um serviço impecável, A Bela Sintra oferece receitas clássicas de Portugal. As delícias começam com o couvert bem farto e os deliciosos bolinhos de bacalhau, que podem ser degustados na casa de ambiente moderno, ou na varanda, que serve como área de espera.
Tanto o dono, Carlos Bettencourt, quanto a chef Patrícia Bettencourt se esmeram em servir sempre pratos bem executados, como a sopa de frutos do mar ou a centolla chilena. Há opções vegetarianas no cardápio, como a moqueca de legumes e o bobó de palmito com cuscuz marroquino.
O restaurante está sempre movimentado, e os valores cobrados são compatíveis com a qualidade oferecida. Destaque para a perna de cordeiro com feijão branco, o bacalhau à gosto da Mia e o polvo à lagareiro. Nas sobremesas, os ovos moles com canela e o toucinho do céu são uma explosão de sabor.
Bistrot de Paris
Localizado na Villa San Pietro, o Bistrot de Paris é um restaurante francês comandado pelo chef Alain Poletto. Ele oferece pratos tradicionais da culinária francesa, como o magret de pato aux fruits rouges, o boeuf bourguignon e o confit de pato.
Com sua decoração de estofados vermelhos e gravuras da década de 30, o ambiente remete à França e é perfeito para um encontro romântico ou para quem deseja provar um dos melhores steak tartares da cidade. O restaurante também conta com uma rica carta de vinhos e atendimento atencioso.
Chef Rouge
Em funcionamento desde 1995, o Chef Rouge foi premiado por três anos como o melhor restaurante francês da capital paulista. Ele faz parte do renomado grupo do chef Alain Ducasse.
O local oferece um refúgio romântico, com um jardim na entrada que proporciona uma sensação de paz. O cardápio apresenta pratos franceses com influência brasileira, como o confit de pato com pimenta rosa e o foie gras grelhado, servido com chocolate amargo e figos. Para sobremesa, o Éclair XXL é uma excelente opção.
Dalva e Dito
Uma das casas mais conhecidas do chef Alex Atala, Dalva e Dito apresenta um ambiente fresco e informal, com uma seleção de pratos da cozinha brasileira que encantam pela qualidade e sabor. A moqueca baiana com frutos do mar, pirão e arroz, e o linguado com farofa de maracujá são pedidas certeiras.
Além disso, os pastéis de vatapá fazem sucesso como entrada. O restaurante já foi premiado pela excelência de sua cozinha e, para quem gosta dos pratos, é possível comprar ingredientes para preparar em casa no mercadinho da casa.
Skye
Localizado no topo do Hotel Unique, o Skye é um dos restaurantes mais icônicos de São Paulo, combinando alta gastronomia, vista panorâmica da cidade e um ambiente sofisticado. No cardápio, pratos contemporâneos assinados pelo chef Emmanuel Bassoleil, como o risoto trufado com cogumelos selvagens e o sashimi de salmão com molho de maracujá e pimenta-rosa.
A piscina de borda vermelha e o rooftop com lounges ao ar livre fazem do Skye um destino perfeito tanto para um jantar especial quanto para drinks ao pôr do sol.
Capim Santo
O tradicional Capim Santo, fundado em Trancoso pela chef Morena Leite, ganhou destaque por sua gastronomia brasileira com técnicas francesas.
A casa trabalha com ingredientes sazonais, oferecendo pratos deliciosos e algumas opções veganas. O local também conta com uma estação de tapiocas e um jardim aberto, que recebe várias espécies de pássaros.
D.O.M.
Outro restaurante do chef Alex Atala, o D.O.M. é premiado com duas estrelas Michelin e está localizado na Oscar Freire.
O cardápio foca em ingredientes tipicamente brasileiros, como açaí, jambu e tucupi, apresentados de maneira contemporânea e sofisticada. O restaurante só abre para o jantar e oferece um menu degustação criativo.
Emiliano
Localizado no hotel Emiliano, o restaurante é aberto também para não hóspedes e é comandado pelo chef Breno Berdu, que exalta os ingredientes brasileiros e a riqueza de sabores da nossa terra.
Receitas contemporâneas como a gema curada com cará e bottarga ou o polvo tostado com arroz negro e salsa de pimentão vermelho fazem sucesso, Bem como o brunch caprichado que é servido por lá.
Terraços Jardins
Localizado dentro do Renaissance São Paulo Hotel, o restaurante valoriza ingredientes brasileiros e produtores locais.
Seu menu destaca sabores autênticos em pratos bem elaborados, e o ambiente sofisticado proporciona uma experiência gastronômica diferenciada.
Picchi
O Picchi é um restaurante italiano que fica no anexo do hotel Regente Park, e possui uma estrela Michelin.
O chef Pier Paolo Picchi apresenta pratos tradicionais e releituras de receitas familiares, sempre com base nos melhores ingredientes da temporada.
Tanit
Nem só de culinária italiana vivem os restaurantes dos Jardins, o Tanit é um exemplo disso, trazendo a gastronomia espanhola para região. O restaurante leva o nome de uma deusa fenícia cultuada em Formentera e Ibiza e tem como carro-chefe as tapas, especialidade do chef Oscar Bosch.
Com um ambiente agradável e uma charmosa varanda externa, o Tanit oferece pratos como gazpacho de jalapeños com tapioca suflada, além de clássicos como lulas fritas e croquetas, sempre com um toque refinado.
JAM Jardins
Diferente da maioria dos restaurantes de culinária japonesa, o JAM Jardins oferece um ambiente aconchegante, com espaços que lembram pequenos bangalôs orientais, iluminação intimista e música ao vivo de alta qualidade.
A Jam Selection funciona como um menu degustação, mas em vez de pratos, são servidas peças especiais, como o usuzukuri spicy – finas fatias de atum banhadas em molho ácido e levemente picante, finalizadas com fios crocantes de alho-poró frito.
Entre as sugestões do cardápio, destacam-se o enrolado de haddock defumado com camarão e cream cheese, envolto em molho agridoce de pimenta e mostarda, e o temaki de atum picado com alga crocante – perfeitos para quem busca uma experiência única de sabores.
Como escolher o restaurante ideal em Jardins
Após conhecer tantas opções incríveis, o ideal é montar um roteiro gastronômico para aproveitar ao máximo. Alguns fatores a considerar na escolha do restaurante incluem:
Restaurantes para diferentes ocasiões
Antes de escolher, defina o objetivo da refeição. Para um jantar romântico, por exemplo, é ideal optar por um ambiente intimista. Já para comemorações, um local mais descontraído pode ser mais adequado.
Custo vs. qualidade
Verifique o cardápio e os valores antes de fazer sua escolha. Muitos restaurantes dos Jardins são de alto padrão, mas a experiência gastronômica justifica o investimento.
Dicas para aproveitar ao máximo a experiência gastronômica no Jardins
Reservas e horários
Pesquise sobre o restaurante antes de ir, especialmente se ele exigir reserva ou tiver horários específicos de funcionamento. Verifique sempre a disponibilidade para não perder a viagem.
O que fazer na região após a refeição
Após a refeição, você pode aproveitar para caminhar pelas ruas do bairro, admirando a arquitetura das casas de alto padrão e fazendo compras nas lojas da Oscar Freire. O bairro também oferece opções culturais como o Museu da Imagem e do Som, a Paróquia Nossa Senhora do Brasil e o Shopping Iguatemi, que conta com lojas e cinema.