Sabe quando você se deslumbra com aqueles lindos apartamentos prontos para morar? Então, ali houve um complexo processo de construção. Ficamos tão fascinados com as possibilidades de decoração e personalização dos ambientes, que sequer lembramos das etapas que antecedem esse momento.
Desde o projeto do apartamento na planta até a entrega das chaves, inúmeros acontecimentos ocorrem envolvendo a obra. Vamos conhecê-los?
Veja também:
Os benefícios de comprar um imóvel na planta
Dicas para comprar apartamento em construção com segurança
Projeto de arquitetura: o apartamento na planta
O projeto arquitetônico, desenvolvido por arquitetos e engenheiros civis, dá o pontapé inicial para que você possa comprar um apartamento em SP. Ele consiste na planta baixa do imóvel, abrangendo seus cortes, cobertura, fachadas e especificações de janelas e portas. Aspectos como circulação do ar, conforto térmico, entre outros, também são pensados nesse período, com a finalidade de garantir o bem-estar dos moradores.
Tudo está dentro dos conformes? Então, a prefeitura aprova o projeto, permite a emissão da matrícula do imóvel e emite o alvará de construção.
Planejamento e orçamento
Antes de pôr a mão na massa, um orçamento é feito, para que a construtora tenha uma estimativa de custos. São considerados materiais básicos, equipamentos e serviços prestados. O custo Unitário Básico de Construção (CUB/m²) é bastante empregado para tanto, mas varia de acordo com a localidade do empreendimento.
Já em relação ao planejamento, é comum a aplicação de tecnologias, como softwares e aplicativos, para mensurar os gastos em cada etapa de construção. Elas já são abundantemente empregadas em construções de apartamentos em São Paulo.
Terraplanagem e fundação
Após a conclusão da terraplanagem e limpeza completa do terreno, está na hora da fundação, imprescindível para sustentar a obra. Comumente produzida de aço e concreto, essa etapa demanda da construtora os melhores materiais, da melhor qualidade. Para finalizar, é preciso aguardar a secagem do concreto, o que também chamamos de cura.
Estrutura e alvenaria
A estrutura é, basicamente, a elaboração de colunas e vigas de sustentação, na qual se usa predominantemente o concreto armado convencional, que previne fissuras e deformidades. Já a alvenaria convencional se dá através da combinação de tijolo, cimento e areia, que preenchem os vazios das vigas. Desse modo, as lajes e paredes são erguidas, dividindo os cômodos e ambientes.
Mas há, também, a alvenaria estrutural, na qual os blocos já possuem a função de sustentação e dispensam a construção das vigas e colunas citadas. Você já deve imaginar que, quando se trata de apartamento studio, essa etapa é mais prática, pois o tipo de moradia não exige tantas divisões.