Alto da Boa Vista e as escolas bilíngues que atraem famílias imigrantes
O mercado de ensino bilíngue vem crescendo em ritmo acelerado em São Paulo e no Brasil, como um todo. Um levantamento da Associação Brasileira de Ensino Bilíngue (Abebi) mostrou que, no País todo, essas escolas movimentam cerca de R$ 250 milhões por ano. Em São Paulo, segundo a entidade, existem 71 escolas bilíngues e outras 8 internacionais, com 4.600 alunos.
Uma das regiões que mais concentram esse tipo de estabelecimento de ensino é o Alto da Boa Vista, bairro historicamente marcado pela colonização de diversos grupos de imigrantes, sobretudo alemães e americanos.
Diversidade de metodologias: de tradicionais a montessorianas
Entre as escolas com tradição em ensino alemão, uma das principais é a Suíço Brasileira. Com mais de 50 anos, foi a 17ª mais bem colocada no ENEM entre as escolas de São Paulo em 2018. A instituição oferece, além de ensino bilingue em português e alemão, um currículo que inclui francês, inglês e espanhol.
Outra escola bilíngue com ensino alemão é a Kindergarten Hänsel und Gretel. Criada em 1988, tem como foco as crianças mais novas e possui um corpo docente com professoras nativas nessa língua. Um pouco mais antiga, a TeddyHaus também trabalha com educação infantil e foi fundada em 1984. Oferece, além do ensino bilíngue, diversas atividades voltadas à cultura alemã, como música e culinária.
Com uma enorme tradição, a Chapel School possui 72 anos e foi fundada originalmente para dar educação católica às famílias de imigrantes americanos na região. A escola é hoje uma das mais internacionais instaladas no País, com alunos de mais de 30 países diferentes.
Criada pela pedagoga Monica D’Affonseca há mais de 30 anos, a Monica’s School é uma escola de educação infantil com uma proposta que une o ensino bilíngue (português-inglês) com um ensino baseado no Método Montessori (criado pela educadora italiana Maria Montessori).
Já a Tots and Teens possui mais de 30 anos e tem como principal foco preparar alunos para o ingresso em escolas americanas e britânicas, tendo, inclusive, um calendário de atividades alinhado com o desses países.
O Colégio Belo Futuro, por sua vez, oferece ensino bilíngue com material produzido em parceria com a Macmillan Education Press e Oxford University Press. Ao final do curso, os alunos são certificados por meio do Cambridge University Young Learners Exam.
O Alto da Boa Vista
Com um ambiente ainda tranquilo e pouco verticalizado para os padrões de São Paulo, os apartamentos à venda no Alto da Boa Vista oferecem, para as famílias em busca de boas opções de ensino excelentes escolas internacionais bilíngues para os filhos.
O Klasse Alto da Boa Vista, da Setin, é uma ótima opção de empreendimento para aqueles que querem viver na região, em apartamentos à venda de até 213m² e três suítes.