Como verificar se uma incorporadora é confiável
A compra de um apartamento na planta pode trazer diversas vantagens, como melhores condições de pagamento e preços mais acessíveis. Porém, para ter a certeza de que fará um bom negócio e de que não terá nenhum problema, é preciso adquirir o bem de uma incorporadora/construtora de confiança.
Lembre-se de que incorporadora e construtora são empresas distintas, por mais que, em muitos casos, sejam empresas do mesmo grupo e até tenham o mesmo nome. Na maioria dos casos a responsável pelos projetos é a incorporadora e é com ela que você tratará ao longo de todo o período após a escolha do seu apartamento à venda.
Você irá desembolsar um valor alto no investimento da aquisição do novo bem. Certamente não irá querer ter atrasos na entrega, receber um apartamento não acabado ou feito com materiais inferiores ao que foi contratado, não é mesmo? Para evitar esse tipo de transtorno, é necessário pesquisar a empresa e procurar pelas melhores incorporadoras/construtoras da região. Veja algumas dicas do que pesquisar e evite problemas com seu novo apartamento em SP!
#1 Para encontrar uma construtora de confiança, conheça o histórico
Saber como foi o atendimento e a entrega das obras anteriores é uma boa forma de verificar a incorporadora. Caso conheça alguém que já tenha feito negócio com ela, converse com a pessoa. Pergunte sobre a qualidade do serviço prestado, se foi entregue como combinado, se aconteceu algum contratempo e como foi resolvido.
Você também pode entrar em contato com o Procon e ver se há muitas queixas em aberto. No Procon de São Paulo, por exemplo, é possível fazer essa verificação pelo site ou pelo telefone 151.
Lembre-se de que imprevistos podem acontecer, mesmo com as melhores incorporadoras/construtoras de São Paulo. Sendo assim, caso haja queixa, veja como a empresa lidou com ela e como resolveu o problema do consumidor. Boas empresas conseguem resolver e entregar o imóvel da forma que foi acordado. Pesquise antes de fechar negócio.
#2 Visite empreendimentos já lançados
Além de saber o histórico, para ter a certeza de que irá realizar um bom negócio, visite imóveis que a mesma incorporadora tenha feito e estejam prontos.
Essa é uma boa forma de avaliar se a área comum foi entregue corretamente e se os imóveis são bem acabados. Se for possível, aproveite para conversar com algum morador, para saber se ele está satisfeito com a aquisição. Uma dica é procurar pelo síndico. Ele tem contato com os demais condôminos e conhece bem as áreas em comum. Explique o motivo da sua pergunta e veja se ele tem alguma queixa.
#3 Vá aos canteiros de obras
Depois de visitar imóveis prontos, não deixe de ir até o canteiro de obra para ver como está o andamento da construção. Durante a visita, avalie tudo e fique atento à forma de trabalho empregada.
Veja a organização, a distribuição de tarefas como é feita e até se os colaboradores usam equipamentos de proteção individual. Qual a imagem que é transmitida? Empresas que não se preocupam com o processo de construção e com os seus colaboradores, dificilmente terão o cuidado de entregar um imóvel perfeito em suas mãos. Fique atento.
#4 Certificações podem indicar construtoras confiáveis
No geral, as melhores construtoras de São Paulo têm uma ou mais certificações. Pesquise desde a certificação ambiental, o ISO 14001, que mostra que a empresa adota práticas sustentáveis, até o certificado de PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat). Observe também a ISO 9001, que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade.
#5 Veja como está a condição financeira da incorporadora
Outro ponto importante é pesquisar sobre a situação financeira da incorporadora com a qual pretende fazer negócio. Ela teve muitos problemas financeiros recentemente? Como está agora?
Pesquise por balanços anuais e verifique a situação fiscal. Quando a incorporadora está endividada o risco de ela não entregar a obra ou atrasar a entrega é maior.
#6 Confira se a obra está regularizada
Construtoras confiáveis se preocupam com a regularização da obra. Por isso, verifique se o local que você pretende adquirir está com a documentação municipal em ordem. Ele tem autorização do município? Para saber isso, entre em contato com a prefeitura da cidade.
Confira também se o empreendimento está devidamente registrado no Cartório de Registro de Imóveis. Esse é o próximo passo que deve ser dado, após a aprovação municipal.
Caso os documentos não estejam em dia, é melhor procurar outro local para comprar o seu apartamento.
Se estiver tudo correto, não se esqueça de ler também o memorial descritivo. Nele, é colocado tudo o que será construído e como será feito o acabamento.
Verifique se o que é prometido verbalmente consta no documento. Caso não esteja presente, desconfie. Só feche negócio quando esse documento estiver completo, com tudo o que foi acordado.
A aquisição de um imóvel é algo que precisa ser feito com bastante cautela. Além de tomar cuidado para não ter prejuízo, é preciso ter a certeza de que irá levar a sua família para um local seguro. Isso só será possível se a construtora for de confiança. Por isso, não poupe esforços para verificar a incorporadora e ter a certeza de que está escolhendo a melhor.
Quer saber mais dicas de como escolher o apartamento correto? No blog da Setin você vai encontrar muita informação. Confira.