5 lugares (quase) secretos em Pinheiros que valem a pena conhecer
Pinheiros é um bairro multifacetado. Poucas regiões de São Paulo podem ser consideradas, ao mesmo tempo, polos culturais, gastronômicos e ainda assim contar com diferenciais em relação à localização, comércio, serviços e infraestrutura. Nos posts Pinheiros e sua relação histórica com a arte e O que faz de Pinheiros unanimidade entre os paulistanos destacamos os motivos que fazem de Pinheiros um dos melhores bairros da cidade.
Mas será que mesmo com toda essa efervescência da região ainda é possível encontrar locais que não estão no radar dos moradores de apartamentos em Pinheiros e do público em geral? Abaixo, listamos alguns lugares pouco badalados mas que valem a pena conhecer.
1 - Museu da Pessoa
Como o próprio museu define, a missão do espaço é transformar a história de toda e qualquer pessoa em patrimônio da humanidade. O acervo é composto por milhares de histórias, como a do nadador brasileiro Gustavo Borges e a da dona Maria Gercina. As histórias também podem ser lidas, ouvidas e assistidas no site do museu e todas são contadas com riqueza de detalhes. Além de conhecer histórias de pessoas, você pode registrar sua história ou a de alguém que você conheça. O museu fica na Rua Natingui, 1100.
2 - Eric Discos
O ressurgimento do interesse pelos discos de vinil, também conhecidos como LPs ou “bolachões”, fizeram com que lojas especializadas nesses artigos ganhassem destaque em um mercado que parecia até então que seria engolido pela onda digital e de serviços de streaming de música. A Eric Discos há mais de 40 anos é redutos dos que costumam garimpar relíquias como LPs de João Bosco, Noel Rosa, The Beatles e Roberto Carlos, por exemplo. Rua Artur de Azevedo, 1874.
3 - Sebo Desculpe a Poeira
Dificilmente você irá passar em frente ao sebo Desculpe a Poeira e não vai encontrar algum aficionado por livros. O jornalista Ricardo Lombardi é o idealizador do sebo e decidiu montar o negócio para passar para a frente a paixão pelos livros. Com mais de 4 mil livros no acervo, o sebo fica em uma pequena garagem na rua Sebastião Velho, 28.
4 - Prédio Santo Antônio
O prédio localizado na Rua João Moura, 1156 já faz parte do cenário de Pinheiros. Construído nas primeiras décadas do século 20 o imóvel, que estava bastante degradado, foi totalmente restaurado, recuperando sua harmonia e elegância. Para os amantes de arquitetura e história, certamente é uma visita que vale a pena!
5 - Plantarium Green Shop & Café
Esse jardim secreto e cafeteria fica praticamente camuflado por plantas, flores, e jardins verticais. É difícil encontrar a entrada em meio a tanto verde, suculentas, bromélias, cactos, vasos e cachepôs. Se você aprecia mesmo uma plantinha, aqui é o lugar certo! R. Fradique Coutinho, 995.