Saiba porque é importante conhecer o perfil dos moradores do seu futuro condomínio
Para encontrar o imóvel ideal, é importante lembrar que as incorporadoras criam empreendimentos pensados para determinados tipo de moradores. Assim, um conjunto residencial com playgrounds e brinquedotecas, por exemplo, tem como principal público famílias com crianças, que dependem desses ambientes para ter uma vida mais agradável.
Já o perfil de um condomínio de apartamentos studio, é o de pessoas que moram sozinhas, gostam de praticidade e de viver em áreas bem localizadas na cidade. Por isso, eles tendem a ser construídos em pontos estratégicos, perto de metrô e ônibus, oferecendo serviços que facilitem as atividades cotidianas de seus moradores, como lavanderia, escritórios compartilhados e academia, por exemplo.
Para entender melhor sobre como as construções procuram respeitar as características e necessidades de cada perfil comprador. Veja o que pessoas que moram sozinhas, famílias com e sem crianças e idosos precisam para ficarem satisfeitos com os apartamentos em SP.
Idosos como público comprador
Em cada fase da vida há uma necessidade diferente. Isso vale também na hora de escolher a moradia. Assim, quando o perfil das pessoas que moram no condomínio é de idosos, é preciso ter atenção não apenas ao tamanho do apartamento, mas também aos benefícios e segurança que ele oferece.
O ideal é que não seja grande demais, já que fazer faxina e limpezas em espaços maiores pode se tornar um problema na rotina. Por isso, os de cômodos integrados, como apartamento studio, simplificam ainda mais o dia a dia, na hora de higienizar e organizar os objetos.
Dentro de casa, barras de apoio em banheiros, por exemplo, ajudam na locomoção. O piso não pode ser escorregadio, para evitar acidentes e até fraturas.
Vale lembrar que, a diminuição dos reflexos motores leva muitos a deixarem de dirigir. Assim, é importante que os idosos vivam em imóveis que ofereçam fácil acesso ao transporte público, como metrô, trem e ônibus.
Isso facilitará o deslocamento para o atendimento médico, comprar algo ou visitar um familiar. Por falar nas compras, o ideal é que a pessoa resida perto de lojas e supermercados, para facilitar a rotina diária.
Como os exercícios físicos não podem ser esquecidos, a possibilidade de ir a uma academia ou usar a piscina, sem sair do condomínio, também deve ser levada em conta. Por fim, prefira o local com elevador, já que subir escadas nem sempre é possível. Com a idade, grandes lances de escada são arriscados e cansativos.
Apartamentos para famílias com crianças
Crianças precisam de liberdade para brincar e correr. Assim, é necessário ficar atento tanto ao espaço interno do apartamento na planta quanto ao externo. Com empreendimentos pensados para cada tipo de comprador, os que são voltados para famílias com crianças devem considerar a necessidade de oferecer apartamentos com vários quartos: um para os responsáveis e outros para cada um dos pequenos. Famílias que pretendem ter mais filhos já podem optar logo por um imóvel com quartos a mais.
Nas janelas e sacadas, redes de segurança são essenciais. Afinal, as crianças não têm noção de perigo e cabe a quem planejou o local fazer o possível para que acidentes sejam evitados.
Cozinhas e salas conjugadas podem até oferecer um espaço maior para a brincadeira, mas também, significam perigo. Afinal, quando muito novinhos, os pequenos mexem em tudo e podem se queimar com panelas quentes, por exemplo. Se a família tem crianças muito novas ou pretender tê-las, é melhor optar por espaços divididos.
No condomínio, é indicado que tenha piscina infantil, brinquedoteca, quadras, salão de festas, playground e área de leitura. Tudo isso para encantar os pequenos. Já para os pais, academia e área de churrasqueira podem ser opções interessantes.
Assim como no item anterior, a facilidade de locomoção e o acesso a escolas, supermercados, farmácias e outros estabelecimentos devem ser observados. Afinal, é preciso ter tudo perto, quando se tem crianças em casa.
Famílias sem crianças
Quando os moradores não têm crianças, mas são vários adultos, é preciso que os apartamentos à venda tenham quartos para todos. Além disso, é indicado verificar o número de vagas na garagem, caso mais de um a pessoa da família tenha carro. Confira também as facilidades oferecidas pelos condomínios, como:
- Salões de festas;
- Piscinas
- Terraço com churrasqueira;
- Academias;
- Espaço gourmet;
- Spa com sauna
- Home office
- Quadras esportivas;
- Beauty Care
- Bicicletário;
- Salão de jogos
Pessoas que moram sozinhas
No geral, quando a pessoa não divide o imóvel com ninguém, ela procura algo menor. Apartamento studio em SP são fáceis de serem limpos e requerem menor gasto com manutenção.
Para os que gostam de pedalar e querem aproveitar as ciclovias da capital paulista, ter um bicicletário no prédio ajuda muito. O fácil acesso ao metrô e aos ônibus, ajuda na hora de se locomover até a faculdade ou trabalho. Sendo assim, não é preciso se preocupar com garagem, já que se torna mais simples usar o transporte público.
Como o espaço é menor, se torna interessante que o condomínio seja bem estruturado, com ambientes compartilhados como:
- Academias;
- Espaço gourmet
- Salões de festas;
- Piscinas
- Bicicletário;
- Spa com sauna
- Quadras esportivas;
- Forno de pizza
- Churrasqueira
- Salão de jogos
Para atender às características e necessidades de cada perfil comprador, esse tipo de empreendimento também precisa ter itens de segurança. Assim, quando você entrar em férias e for viajar, poderá voltar tranquilo, sabendo que tudo estará como deixou.
Nesses casos, é bom poder contar com a segurança que o condomínio oferece com itens como guarita blindada, portaria com segurança 24 horas e câmeras de segurança, além de soluções para cada apartamento como fechaduras biométricas.
Como você pôde notar, as necessidades e o perfil das pessoas que moram em condomínios variam muito. É por isso que é importante ficar atento e preferir comprar apartamentos à venda sp de incorporadoras que pensam as características do empreendimento de acordo com os moradores. Assim, garantirá mais conforto e facilitará a adaptação da nova rotina de vida em São Paulo.
Ainda tem dúvidas quanto a escolha do apartamento? Confira mais dicas no blog da Setin.