Na hora de escolher
10 de Abril de 2018.

Alugar ou comprar imóvel? Descubra o que mais vale a pena

Alugar ou comprar imóvel? Esta dúvida é muito comum quando nos mudamos de cidade. Sabemos que nem tudo em nossa vida deve ser decidido apenas pelo lado financeiro e que existem grandes sonhos que queremos alcançar ou mesmo fatores pessoais que não podem ser calculados. 


Mas certamente, conciliar sonhos com um investimento imobiliário financeiramente vantajoso é uma boa pedida!

Neste processo você, assim como muitos pais, se questiona qual a melhor opção de imóvel para o filho. Para começar, existem fatores importantes a serem considerados:

Cenário econômico: temos previsão de alta para o PIB, e a consecutivas quedas na taxa básica de juros (Selic);

Sua disponibilidade financeira: você obterá mais vantagem com o dinheiro aplicado e pagando aluguel, ou investindo na aquisição do imóvel?

Existe um excelente oferta para aquisição, sem necessariamente mexer nos seus investimentos?


Alugar ou comprar imóvel: o que é melhor pra você?

À primeira vista, pode ser que você pense que, como você está em busca de um imóvel para acomodar seu filho, que vai estudar fora, é melhor alugar um imóvel. No entanto, este mesmo processo pode ser encarado como uma oportunidade de investimento imobiliário.

Dessa forma, o valor que seria gasto com o aluguel, seja revertido para a aquisição de um bem com potencial de valorização futura. Além de ter a liberdade de usar o imóvel com autonomia, sem necessariamente passar por aprovação do dono. Claro que, respeitando as regras do condomínio.

O aluguel também tem suas vantagens. Você tem um contrato de prazo determinado com facilidade de entrar ou sair. E não exige um investimento mais alto logo “na largada”. Ah, vale salientar que nos últimos anos a oferta de imóveis para locação aumentou muito acima da demanda e tornou o aluguel uma boa opção.

Mas a expectativa dos especialistas coloca esta realidade em xeque, ao passo em que acreditam que os aluguéis vão aumentar mais do que os preços de venda.

E como saber se para você é melhor alugar ou comprar um imóvel?
Comece pelos cálculos. Uma forma de dar base a sua decisão é:

  • Dividir o valor da parcela do aluguel pelo preço do imóvel;
  • Multiplique o resultado  por 100;
  • Você vai encontrar uma taxa de aluguel mensal;

Se você tem dinheiro para comprar à vista, é só comparar a taxa encontrada com as principais alternativas conservadoras de investimento, como poupança, fundos de renda fixa, CDB, entre outros. Se a taxa de aluguel mensal for maior que o rendimento das aplicações, é melhor comprar o imóvel. 

Nova call to action


Se você não tem o dinheiro disponível para comprar o imóvel, então compare a taxa de aluguel com o Custo Efetivo Total do Financiamento. O banco deve dar esta informação para você. Se a taxa de aluguel for maior, também compensa fazer a compra do imóvel.


# Investimento imobiliário: que tal este imóvel?

O cenário está favorável para quem precisa de um imóvel. As expectativas dos economistas são boas e a Setin também tem uma opção que vai cair como uma luva para você.

São os imóveis da linha Setin Downtown, com apartamentos que têm entre 20 e 55m2, onde você ganha mobilidade e qualidade de vida, sem abrir mão do conforto. Os studios estão cada vez mais presentes nas cidades brasileiras e a Setin é pioneira no desenvolvimento dessa ideia no mercado paulista. Estes compactos apartamentos ficam em condomínios modernos e seguros, em localizações estratégicas da cidade de São Paulo.

Certamente um deles será a melhor escolha para você ou o seu filho(a) morarem. 

Com apenas 10% do valor do imóvel como entrada e financiamento do restante diretamente com a incorporadora em até 180 meses, você já pode mudar para o seu novo imóvel. Todos prontos para morar. Ah, você pode escolher por uma das muitas opções de apartamentos já decorados.

O lançamento de studios compactos teve início há alguns anos, e segue forte no mercado imobiliário brasileiro. Estes imóveis são muito procurados para morar em São Paulo. Atraídos pela praticidade na limpeza e organização, são muito apropriados para jovens trabalhadores ou estudantes, em comparação com apartamentos maiores.

Além disso, estes imóveis têm outra particularidade interessante: ficam localizados em regiões cobiçadas e estratégicas da cidade, onde existem maior oferta de serviços e do acesso aos transportes públicos. 

Avalie o mercado não deixe de fazer um tour virtual pela linha Downtown da Setin e tome a melhor decisão!